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Peixoto de Azevedo

OCB E SESCOOP realizam Diagnóstico Situacional de Atuação da COOGAVEPE

Equipe Técnica irá avaliar o desempenho da Cooperativa de Garimpeiros e irá auxiliá-la na otimização de seu desempenho organizacional, administrativo, financeiro e social.

SESCOOP
Foto: Divulgação

A Organização das Cooperativas Brasileiras selecionou seis pujantes instituições cooperativistas do estado de Mato Grosso para receberem uma Auditoria Proativa do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

"O objetivo é traçar o diagnóstico situacional das cooperativas visando auxiliá-las na otimização de seu desempenho organizacional, administrativo, financeiro e social, propondo indicativos norteadores das soluções  de diversas situações que por ventura estejam comprometendo os avanços no processo de sustentabilidade do negócio e empreendedorismo cooperativo", disse o Auditor Aluízio Silva. 

No estado apenas a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) foi selecionada no conxto do ramo mineral, as demais atuam no âmbito Trabalhista, Agropecuário e Educacional.

Uma equipe técnica composta por quatro profissionais altamente gabaritados está fazendo todo monitoramento, coleta de dados, informações e entrevistas com membros da Diretoria Executiva, Colaboradores Multiprofissionais e Cooperados para que posteriormente através da OCB Nacional possa desenvolver um conjunto de atividades integradas de diagnóstico e acompanhamento da identidade, da governança, da gestão e do desempenho para subsidiar o planejamento das ações que visem o desenvolvimento sustentável da cooperativa de garimpeiros.

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Camboim, destacou que este auxílio, assistência e consultoria da OCB e SESCOOP é de extrema importância para a otimização do desenvolvimento organizacional da cooperativa, por meio do diagnóstico, conhecimento e desenvolvimento humano, formação profissional e promoção social dos cooperados, pois a execução deste serviço irá refletir em projetos e ações em benefício da própria comunidade.

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Brasil

Terceira e última superlua de 2019 poderá ser vista nesta quarta

Ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra.

Terceira e última superlua de 2019 poderá ser vista nesta quarta
Foto: Superlua

De tempos em tempos, a Lua parece maior. Ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra. A tudo isso chamamos de "superlua". A terceira e última do ano ocorre nesta quarta-feira (20) - junto com a chegada do outono.

- A Lua estará cheia às 22h43;

- O outono começa às 18h58;

- Distância da Lua da Terra: cerca de 360 mil quilômetros.

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

Neste ano, já ocorreram duas superluas: uma em 21 de janeiro e outra em 19 de fevereiro.

Detalhes importantes:

- A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica - uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;

- O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;

- O ponto mais próximo é o perigeu;

- Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.

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BR 163

DNIT retoma obras de recuperação da BR-163 Matupá a Guarantã do Norte

Obras deverão estar concluídas em 90 dias segundo Engenheiros do DNIT.

DNIT retoma obras de recuperação da BR-163 Matupá a Guarantã do Norte
Foto: Obras na BR 163

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, retomou as obras de restauração da rodovia BR-163 no trecho Ponte do Rio Peixoto Matupá sentido a Guarantã do Norte na divisa com o estado do Pará.

A empreiteira Vilaza Construtora está responsável pelos serviços de fresagem, ou seja, a remoção e reciclagem do pavimento danificado para posterior aplicação de nova capa asfáltica em todos os pontos mais críticos da pista.

Este é um processo de reconstrução parcial da estrutura do pavimento. Pelas informações dos engenheiros da Vilaza, o trecho da BR-163 Matupá-Guarantã do Norte deverá estar revitalizado integralmente em 90 dias, onde os trabalhos executados tornarão a estrutura do pavimento mais uniforme e resistente, tendo em vista o grande fluxo de tráfego de veículos pesados que fazem o transporte de grãos do Vale do Peixoto.

Homens e máquinas trabalham para revitalizar a rodovia Cuiabá-Santarém e o DNIT já passou por Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e agora Matupá e Guarantã do Norte.

Nestes trechos são observados o aumento de buracos, ondulações, deterioração do asfalto, erosões as margens da pista, entre outros problemas que deverão ser sanados.

Os condutores de veículos que utilizam a Cuiabá-Santarém acreditam que este trabalho desenvolvido pelo DNIT seja de melhor qualidade, garantindo assim sua maior durabilidade, fator positivo para fluidez e segurança na BR-163 na ligação dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.

Aproveitando ao máximo o breve período de estiagem as obras prosseguirão e é importante que os motoristas fiquem atentos e respeitem a sinalização orientativa de trânsito que está sendo controlado pelo sistema Pare e Siga. As obras acontecem neste momento nas imediações da Ponte do Rio Peixoto e entrada do Frigorífico Frialto.

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