Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Maurício Ferreira faz pronunciamento sobre a Greve da Saúde em Peixoto

Prefeito diz que manterá o diálogo e que reconhece o direito dos servidores, porém a recomposição salarial de 21,36% está impossibilitada por questões econômico-financeira e índice de gastos com pessoal da LRF.

Maurício do Posto
Foto: Divulgação

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, concedeu entrevista coletiva a imprensa para falar sobre a Greve dos Servidores da Saúde que adentra ao 12º dia. O gestor declarou que o diálogo está sendo mantido com respeito e equilíbrio através de reuniões e audiências com a comissão representativa da classe.

Maurício Ferreira disse que é a favor da recomposição das perdas salariais acumuladas de 2013-2016, e que reconhece o Direito adquirido do funcionalismo. Lembrou que cumpriu o pagamento da Progressão e o Reajuste Geral Anual (RGA) nos anos de 2017 e 2018.

Com relação ao pleito da categoria de pagamento de 21,36% de perdas inflacionárias das gestões anteriores, a Prefeitura além de não dispor de recursos financeiros, esbarra-se no Limite Prudencial de Despesa com Pessoal que é de 51,3% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, cujo descumprimento pode acarretar inclusive no bloqueio das contas públicas e até mesmo em perda do mandato do Prefeito.

O Prefeito Peixotense por meio da Procuradoria Geral Municipal busca uma solução para o impasse e mais uma vez evidenciou que é solidário a causa dos profissionais da saúde, prova disso foi a proposta apresentada de 8% em percentuais no período de 2018-2020, dentro de uma ação de corte de gastos, enxugamentos e reforma administrativa, o indicativo do Poder Executivo que por sua vez não foi aceita e o movimento grevista mantido, causando transtornos a municipalidade que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde nos Postos de Saúde e Hospital Regional.

Para dar celeridade e garantir o máximo de transparência nas discussões e debates relacionados a recomposição salarial solicitada e a suspensão imediata da Greve da Saúde, que está sendo feita de forma pacífica e ordeira, uma audiência foi agendada para esta quarta-feira (26) com a participação da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Comissão de Funcionários da Saúde e o Ministério Público Estadual, afim de que haja uma medida consensual.

Por fim, o Prefeito Maurício Ferreira de Souza, explicou que a Folha Salarial da Saúde ultrapassa atualmente os R$ 1,1 milhão e que a aplicação dos 21,36% impactaria em um montante superior a R$ 200 mil, fator que pode comprometer os investimentos e a prestação de serviços nos demais setores públicos de Peixoto de Azevedo.

Atualmente a Pasta da Saúde é composta por cerca de 272 profissionais entre enfermeiros, técnicos, odontólogos, médicos, auxiliares, motoristas, vigias, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros.

“Quero dizer a todos os funcionários que sei do merecimento, reconheço o direito, como cidadão e Prefeito Municipal teria o maior prazer e satisfação de atender a pauta na sua integralidade, independente se é da atual ou de gestões anteriores. O povo precisa desses profissionais nas unidades básicas, postos de saúde, hospital e a frente desta tão nobre missão de salvar vidas. Apenas quero que entendam que a Prefeitura neste exato momento não tem a mínima possibilidade econômico-financeira para garantir os 21,36%, reafirmo meu compromisso de encontrarmos um caminho dentro do que preceitua a LRF e das condições orçamentárias do Poder Executivo. Peço aos servidores, por quem tenho profundo respeito, que retornem aos seus postos de trabalho e que mantenhamos as discussões dentro da realidade que vivenciamos em todos os municípios brasileiros, que é exatamente a escassez de recursos públicos, queda de arrecadação e crise econômica. Repito, se houvesse lastro financeiro e no índice de gastos com pessoal, já teria determinado a recomposição solicitada, mas infelizmente, se eu o fizesse abriria espaço para o caos administrativo com perdas irreparáveis a toda municipalidade, além das penalizações previstas pelo Tribunal de Contas do Estado e demais órgãos fiscalizadores”, comentou o Prefeito Maurício Ferreira de Souza.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas