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Peixoto de Azevedo

Canalização do Córrego da Rua Paraguai será concluída nos próximos dias

A garantia foi dada pela Secretaria de Obras e Urbanismo de Peixoto de Azevedo

Canalização
Foto: Divulgação

A nossa reportagem esta no Bairro Mãe de Deus onde a Secretaria de Obras está executando a canalização da Rua Paraguai. Esta região da cidade ao longo de 30 anos vinha sofrendo devido as erosões provocadas pelo canal a céu aberto do córrego que corta a comunidade, fator que causava inundações, servia para procriação de animais peçonhentos, depósito de lixo, entulho e até mesmo animais mortos, além de prejudicar a passagem de veículos e pedestres.

Com recursos próprios a Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo abriu um canal de aproximadamente 500 metros de extensão por onde está passando o sistema tubulação de concreto, galerias de águas e poços de espera. Homens e máquinas trabalham contra o tempo para concluir os serviços antes que se intensifique o período de chuvas.

Moradores e Vereadores comemoram a realização das melhorias, já que é uma das principais vias de acesso a Creches, Igrejas, Escolas, Ginásios e as futuras instalações da Unidade Básica de Saúde que deverá ser retomada e concluída em 2019.

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza garantiu que nos próximos dias estará entregando a canalização da Rua Paraguai, que esta demandando aproximadamente a implantação de 500 manilhas de concreto, mão-de-obra e maquinários da Secretaria de Obras e Urbanismo.

“Informo a população que não haverá interrupções e a determinação é a conclusão o mais breve possível. Pois os transtornos temporários observados pelos moradores no período de realização das obras serão transformados em melhor qualidade de vida a todos do Bairro Mãe de Deus. São poucos gestores que fazem questão de promover esse tipo de investimento, já que trata-se de uma obra subterrânea, que fica enterrada, e que não tem tanta visibilidade. Mas o foco do Prefeito Maurício Ferreira não está atrelado a política e sim no cumprimento do cronograma de projetos que efetivamente afetam diretamente no bem estar e direito de ir e vir do cidadão Peixotense”, declarou o Secretário Walmir Laurentino.    

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Brasil

Terceira e última superlua de 2019 poderá ser vista nesta quarta

Ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra.

Terceira e última superlua de 2019 poderá ser vista nesta quarta
Foto: Superlua

De tempos em tempos, a Lua parece maior. Ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra. A tudo isso chamamos de "superlua". A terceira e última do ano ocorre nesta quarta-feira (20) - junto com a chegada do outono.

- A Lua estará cheia às 22h43;

- O outono começa às 18h58;

- Distância da Lua da Terra: cerca de 360 mil quilômetros.

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

Neste ano, já ocorreram duas superluas: uma em 21 de janeiro e outra em 19 de fevereiro.

Detalhes importantes:

- A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica - uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;

- O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;

- O ponto mais próximo é o perigeu;

- Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.

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BR 163

DNIT retoma obras de recuperação da BR-163 Matupá a Guarantã do Norte

Obras deverão estar concluídas em 90 dias segundo Engenheiros do DNIT.

DNIT retoma obras de recuperação da BR-163 Matupá a Guarantã do Norte
Foto: Obras na BR 163

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, retomou as obras de restauração da rodovia BR-163 no trecho Ponte do Rio Peixoto Matupá sentido a Guarantã do Norte na divisa com o estado do Pará.

A empreiteira Vilaza Construtora está responsável pelos serviços de fresagem, ou seja, a remoção e reciclagem do pavimento danificado para posterior aplicação de nova capa asfáltica em todos os pontos mais críticos da pista.

Este é um processo de reconstrução parcial da estrutura do pavimento. Pelas informações dos engenheiros da Vilaza, o trecho da BR-163 Matupá-Guarantã do Norte deverá estar revitalizado integralmente em 90 dias, onde os trabalhos executados tornarão a estrutura do pavimento mais uniforme e resistente, tendo em vista o grande fluxo de tráfego de veículos pesados que fazem o transporte de grãos do Vale do Peixoto.

Homens e máquinas trabalham para revitalizar a rodovia Cuiabá-Santarém e o DNIT já passou por Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e agora Matupá e Guarantã do Norte.

Nestes trechos são observados o aumento de buracos, ondulações, deterioração do asfalto, erosões as margens da pista, entre outros problemas que deverão ser sanados.

Os condutores de veículos que utilizam a Cuiabá-Santarém acreditam que este trabalho desenvolvido pelo DNIT seja de melhor qualidade, garantindo assim sua maior durabilidade, fator positivo para fluidez e segurança na BR-163 na ligação dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.

Aproveitando ao máximo o breve período de estiagem as obras prosseguirão e é importante que os motoristas fiquem atentos e respeitem a sinalização orientativa de trânsito que está sendo controlado pelo sistema Pare e Siga. As obras acontecem neste momento nas imediações da Ponte do Rio Peixoto e entrada do Frigorífico Frialto.

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