Redes Sociais
Redes Sociais

Policial

Brasil aciona República Dominicana para retorno de menina sequestrada

A criança foi sequestrada em Mato Grosso em 2013.

Neguin Mondrian
Foto: Divulgação

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) solicitou ao governo da República Dominicana o retorno da menina Ida Verônica Feliz, de 10 anos, ao Brasil.

A criança foi sequestrada em Cuiabá em abril de 2013 e, no mês passado, a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) divulgou que ela havia sido localizada na região de Cassola na Itália. No entanto, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, ocorreu um equívoco por parte da Interpol e, na verdade, Ida encontra-se na República Dominicana, país de origem da mãe dela.

A SDH informou ter encaminhado ofício ao governo dominicano para que o previsto na Convenção de Haia, de 1980, relativo ao sequestro internacional de crianças, seja cumprido. Desde então, os dois países têm mantido contato na tentativa de trazer a menina de volta, segundo a assessoria do órgão. Contudo, ainda não se sabe a localidade exata em que ela se encontra. Esse trabalho deve ficar a cargo do governo daquele país.

"A SDH atuará para que o cumprimento da decisão ocorra da forma mais segura possível para a criança. Como os casos de subtração internacional de crianças são protegidos por sigilo legal, a SDH aguardará a decisão das autoridades italianas quanto ao caso", diz trecho da nota emitida pelo órgão federal. O caso de Ida Verônica, que vivia com a família adotiva em Cuiabá desde que era bebê, está sendo acompanhado pelo governo federal desde 2014, conforme a assessoria.

Enquanto o governo federal busca o retorno da menina por meio de acordo com as autoridades da República Dominicana, a família adotiva também aguarda decisão judicial sobre a guarda definitiva da criança. A mãe adotiva tinha somente a guarda provisória de Ida Verônica. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o fato de a mãe ainda não ter a guarda definitiva deve ser avaliada pela Justiça dominicana.

No início, quando a criança tinha sido sequestrada, o processo tramitava na esfera estadual. No entanto, como a mãe também tinha solicitado no mesmo processo que a Justiça determinasse medidas para trazer Ida Verônica de volta, o processo foi remetido para a Justiça Federal.

Após análise, a 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso extinguiu o pedido de repatriação e devolveu o processo para a Justiça estadual, a quem caberá decidir sobre a guarda definitiva.
A secretaria disse não ter confirmação de que a menina estaria com os pais biológicos, principais suspeitos do sequestro. O pai de Ida é italiano.

O sequestro
Ida Verônica Feliz foi levada à força por um homem armado de dentro da residência onde morava com a família adotiva, no Bairro Goiabeiras, em Cuiabá, no dia 26 de abril de 2013. No momento, só havia ela e a irmã adotiva no local. Quando o sequestrador viu a menina, ele a arrastou pelos cabelos e a levou até o carro, onde estava um comparsa dele.

Após levar a menina, os sequestradores entraram em contato com a família adotiva por meio de mensagem SMS e ameaçaram matá-la caso a polícia continuasse investigando o caso. Depois de encerrar as buscas sem sucesso em Mato Grosso, a Polícia Civil do estado repassou as investigações para a Interpol, que emitiu alerta com informações sobre as características da menina.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

Mais Vistas