Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Riva finaliza carreira política com 13 mil projetos apresentados

O deputado prometeu contar seus 20 anos de carreira política em um livro que será lançado em breve.

Encontro
Foto: Divulgação

Na última coletiva de imprensa enquanto deputado estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), apresentou o balanço da sua trajetória parlamentar, com a apresentação de 13.268 proposituras, e citou a transformação da Casa de Leis nos últimos 20 anos.

De 1995 a 2015, foram 57 emendas constitucionais apresentadas, 113 leis complementares, 1208 leis ordinárias, 470 projetos de resolução, 5 decretos legislativos, 556 requerimentos, 5.726 indicações, 5.133 moções, e um total de 13.268 proposituras sugeridas.Ao todo, são 803 leis projetos aprovados e sancionados.

Riva avaliou que mais acertou do que errou ao longo desse período, e citou projetos relevantes que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso. "De uma forma ou de outra, ajudei a melhorar a vida das pessoas. A lei do cheque-caução, que depois se tornou nacional, com a apresentação e sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), do Fethab, que partilha recursos com os municípios, em que pese à decisão judicial que suspende a distribuição, do primeiro emprego para os jovens, da garantia de bolsa de estudos para estudantes carentes em universidades estaduais (Promat), da garantia do repasse de 2,5 da receita corrente líquida de Mato Grosso para a Unemat", pontuou.

Eleito seis vezes presidente da Casa de Leis em cinco mandatos, Riva observa que uma das conquistas foi à aproximação do Poder Legislativo da sociedade. "Criamos vários instrumentos para construir essa proximidade, como a TV Assembleia, que é referencia nacional, realização de mais audiências públicas no interior, só no ano passado foram 257. O Espaço Cidadania atendeu em 2014, mais de 21 mil pessoas, todos os dias, mais de 1.500 pessoas visitam essa Casa de Leis, também temos o instituto memória, que preserva a história e nos orgulha, a Escola do Legislativo, que capacita o cidadão, a ouvidoria. É preciso entender, que a Assembleia Legislativa não é este prédio, é preciso o compromisso de manter a sintonia com a população", argumentou.

Sobre o concurso público realizado no ano passado, o presidente lembrou que os 171 aprovados já foram nomeados, além de 28 do cadastro de reserva, que também foram chamados. "Nenhuma Assembleia Legislativa avançou tanto no Brasil, como a de Mato Grosso, no sistema de Controle Interno, tanto é que ficou entre as 8 melhores segundo a revista Isto É".

Também participaram da coletiva, a sua filha e deputada estadual eleita, Janaina Riva (PSD), o deputado Airton Português (PSD), e os filhos Jéssica e Juninho Riva.

FUTURO

Riva anunciou que pretende cuidar das suas empresas, mexer com compra e venda de terra e extração de madeira. "Não pretendo mais disputar eleição. Quero também fazer um projeto social para cuidar das crianças, ajudar as pessoas, que são o futuro desse país. Mas, também não podemos deixar perder de vista os idosos, que muitas vezes são mau-tratados".

PROCESSOS

Sobre os mais de 100 processos que responde na justiça, Riva garantiu que acredita na justiça. "Não sou desonesto, não sou ladrão, não desviei dinheiro público. Antigamente, tínhamos muitos problemas com empresas, que geraram esses processos para mim. Depois, eliminamos a emissão de cheques para inibir empresas que lavavam dinheiro. Nesses 20 anos, a única coisa que não fiz foi me acovardar, não me arrependo de nada, sempre estive no olho do furacão, mas nunca me omiti do debate". Segundo Riva, o próximo presidente da Assembleia Legislativa vai assumir um poder "redondo, que proporciona boas condições aos parlamentares para trabalharem, quando eu assumi a presidência, o poder devia dois orçamentos e hoje está totalmente equilibrado".

MUNICIPALISMO

Conhecido pelo perfil municipalista, em defesa das cidades, Riva lembrou que visitou todos os 141 municípios de Mato Grosso mais de uma vez, e que sempre esteve presente para conhecer e tentar ajudar a resolver as demandas. "Nunca deixei de atender nenhum segmento da sociedade, nunca deixei de dar resposta, seja positiva ou negativa".

GOVERNO

Riva evitou analisar o governo Pedro Taques (PDT). "Não podemos falar de um governo com menos de 30 dias. Temos que torcer para dar certo, até porque é quem está representando a sociedade e fazemos parte dessa população. O PSD será oposição coerente, não apenas de apontar falhas, e sim caminhos. Uma das minhas preocupações é quanto ao VLT, vi ele falando na campanha de que terminaria em 2015, mas as declarações de agora, adiando a entrega, preocupam".

PRINCIPAIS PROJETOS

Primeiro emprego, proibição de cobrança de pedágio em estradas-parques e turísticas; orçamento impositivo; política estadual do livro; incentivo ao biodiesel; recuperação do rio Cuiabá; bolsa de estudo para estudantes de baixa renda; Fethab; Cheque-caução; anti-tabagismo; garantia de bolsa de estudos para estudantes carentes em universidades estaduais (Promat); adote uma nascente que visava proteger as nascentes dos rios, criação de medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao bullying; destinação de madeiras apreendidas para a construção de casas para desabrigados, vítimas de desastres naturais; isenção no pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos aos doadores de sangue; criação do programa de incentivo à fruticultura em Mato Grosso; permissão do parcelamento do IPVA; garantia do repasse de 2,5 da receita corrente líquida de Mato Grosso para a Unemat; medidas educativas contra a proliferação do mosquito da dengue; regras para o emprego do fogo nas práticas agrícolas estabelecendo proibições; ICMS social que garantiu a justiça tributária na distribuição das riquezas; eleições gerais de procurador-geral do Ministério Público; eleições no Tribunal de Justiça com a participação de juízes; lei para regulamentar a profissão de moto-taxista.

CPI´S   Cooamat – Riva foi o autor das denúncias que resultaram na criação da CPI que investigou a suspeita de fraude e simulação de negócios na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), ligada ao empresário Eraí Maggi (PP). Mais de R$ 300 milhões teriam sido deixados de arrecadar pelo fisco estadual e federal. O voto em separado do peessedista foi aprovado pela maioria da comissão e se tornou o relatório final da comissão, com o encaminhamento das denúncias para a investigação da Delegacia Especializada da Fazenda Pública Estadual (Defaz), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal (PF) e Receita Federal.

Sema – Criada em 2007, a CPI da SEMA apresentou relatório final com 424 páginas, dos trabalhos realizados para apurar as denúncias de irregularidades no setor ambiental do Estado e nas ações da secretaria, na expedição de documentos necessários à exploração, manejo, licenças ambientais e outros. Foram feitas 85 recomendações para melhorar o setor foram apresentadas. Uma delas, inclusive, ajudou muito no desenvolvimento da Sema, que é o check-list.   Narcotráfico – De autoria dos deputados Riva e Serys Marly (PTB), a CPI foi instaurada em outubro de 1999, após proposta feita pelo então presidente da CPI do Narcotráfico na Câmara Federal, Magno Malta. A idéia, à época, era que as CPIs estaduais acompanhassem os trabalhos da investigação nacional para também receber e apurar as denúncias dentro dos Estados. Após o procedimento, a avaliação de Riva é que essa comissão contribuiu para o combate ao narcotráfico no Brasil.   Combustíveis – Contou com o agradecimento do então governador Dante de Oliveira (já falecido), pelo incremento da receita na época que até então tinha fraude e sonegação fiscal, dando novo rumo ao setor de combustível, na ocasião. A CPI foi criada em abril de 2001 e concluída em maio do ano seguinte.   GIAs – Criada em abril de 2005, a CPI para investigar fraudes nas Guias de Informação e Arrecadação (GIA), foi uma das mais importantes para os municípios, pois as cidades mais carentes estavam ficando mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. Posteriormente a investigação, foi aprovada uma lei complementar que disciplinou o setor de produção. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas