Redes Sociais
Redes Sociais

Política

José Riva é preso pelo GAECO em Cuiabá

O ex-deputado comandou AL por 20 anos e acumulou vários processos.

Incêndio
Foto: Divulgação

Entre méritos políticos, avanços administrativos e uma enxurrada de processos no Poder Judiciário, a trajetória do ex-deputado José Geraldo Riva (PSD), seis vezes presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, se confunde com o exercício do poder e não possui parâmetros no Estado. A sua prisão na tarde deste sábado (21) era esperada, principalmente por adversários, desde o dia 1 fevereiro, quando perdeu a imunidade parlamentar, enquanto aliados consideram-na perseguição ou abuso de poder, por avaliarem que não existe motivação específica.

Nas últimas duas décadas, ele acumulou poder, fama e aliados com a mesma rapidez que colecionava desafetos e, principalmente, investigações do Ministério Público e processos judiciais. No ano passado, entrou na disputa para o governo de Mato Grosso pelo PSD, mas foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa.  

Radicado ha quase quatro décadas  em Mato Grosso, ele é natural de Guaçuí (ES), sendo o segundo filho da prole de seis do casal Dauri Riva (in memorian) e Maria Piovani. Ele é casado com Janete Gomes Riva, com quem  tem três filhos: José Geraldo Riva Junior, Janaína e Jéssica. E possui três netos: Sophia, Ana Maria e José Riva Neto.

A rede de influência construída pelo deputado ao longo dos anos já o torna o político mais habilidoso de Mato Grosso. Quando comandava o Edifício Dante Martins de Oliveira, sede do Poder Legislativo, Riva era unanimidade entre os parlamentares, que o apoiavam em quase tudo.
 
José Geraldo Riva conquistou seu primeiro mandato, pelo voto, em 1983, quando se elegeu prefeito de Juara. Depois, em 1990, se candidatou a deputado e ficou como suplente. Em 1994, enfim, chegou à Assembleia Legislativa e, em fevereiro de 1995, se elegeu para a Primeira Secretaria. A partir de então, nunca mais deixou de se eleger, sucessivamente, para os principais cargos da Mesa Diretora: Presidência e Primeira Secretaria.
 
Na sua última eleição em que pôde disputar, em 2010, conquistou quase 94 mil votos ou 6,8% dos válidos – um recorde que dificilmente será quebrado tão cedo, Mato Grosso.
 
Eterna batalha

Riva possui diversos processos tramitação no Poder Judiciário, em diferentes esferas e instâncias, nas áreas criminal e cível. A maioria por supostos crimes contra a administração pública, peculato, captação ilícita de sufrágio, falsidade na prestação de contas, formação de quadrilhas e outros.
 
Desde o final da década de 1990, ele trava uma eterna batalha com   Ministério Público Estadual, principalmente enfrentando o Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o MP, ele chefiava um esquema de desvio de verba dos cofres do Poder Legislativo.
 
O ex-presidente da Assembleia é réu em mais de uma centena de processos. No ano passado, foi preso e acusou o MP de arbitrariedade. “Tenho convicção de que minha prisão foi arbitrária. Infelizmente, as informações prestadas pelo Ministério Público, fizeram com que o ministro [Dias Tóffolli, do STF] fosse induzido ao erro de que eu não tinha mais mandato”, disse Riva, para a reportagem do Olhar Direto, após ser solto.
 
E anunciou que ficaria fora da vida pública. “Meu projeto de vida é diferente. Fora da política, vou trabalhar menos e ser menos perseguido. Não preciso da Assembleia para viver. Aliás, eu pago para ser deputado”, resumiu ele, antes de encerrar o seu último mandato como presidente do Poder Legislativo. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas