Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Consórcio Vale do Peixoto irá gerenciar Hospital Regional

Termo de Cooperação Técnica de Co-Gestão deverá ser assinado com os prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto.

Homem Alvejado a Bala
Foto: Divulgação

Os prefeitos da região norte Mato-grossense que compõe o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto, estiveram reunidos na noite desta quinta-feira (19) em Cuiabá/MT, com o Secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio. Esteve em pauta mais uma vez, a proposta governamental para que o colegiado de gestores municipais faça o gerenciamento administrativo e financeiro do então Hospital Municipal de Peixoto de Azevedo, Estadualizado desde Agosto/2014, e que continua sendo custeado com grandes dificuldades pela administração Peixotense.

Durante o encontro, os Prefeitos Sinvaldo Santos Brito (Peixoto de Azevedo), Sandra Martins (Guarantã do Norte), Milton Toniazzo (Terra Nova do Norte), José Hélio (Novo Mundo) e Valter Miotto (Matupá), elencaram as dificuldades econômicas enfrentadas pelos municípios para garantir o atendimento de média e alta complexidade a uma população regional estimada em 150.000 habitantes.

“A nossa administração estava direcionando mais de 40% da arrecadação do município para saúde pública, algo entorno de R$ 14 milhões foram gastos de Janeiro a Setembro de 2014. Todas as possibilidades orçamentárias estavam exauridas e não tínhamos mais condições econômicas para continuar custeando as despesas de custeio e manutenção do hospital estadual, construído há mais de 18 anos, e que conta com 74 leitos e encontra-se com parte de sua estrutura física, equipamentos e aparelhos deteriorados pela ação do tempo”, comentou o Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito.

Uma das maiores preocupações dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde dizia respeito à possibilidade de suspensão dos repasses financeiros do Estado para os Municípios, especificamente para o atendimento de pacientes da média e alta complexidade.

“Houve um entendimento e sensibilização por parte do Secretário Marco Bertúlio e endossado pelo próprio Governador do Estado Pedro Taques. Os recursos estaduais do MAC – Média e Alta Complexidade, continuarão sendo repassados aos municípios até o final deste ano de 2015. Tempo e prazo estabelecidos para que o Governo de Mato Grosso avalie o modelo de gerenciamento hospitalar pioneiro que está sendo encabeçado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde”, destacou o Prefeito Peixotense.

O Secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio, informou aos prefeitos e a diretora do Hospital Regional, Veroní Pansera, que o gerenciamento será pactuado através de Co-Gestão, ou seja, o Termo de Cooperação Técnica a ser firmado envolverá nos ordenamentos administrativos, jurídicos e financeiros a SES/MT e o Consórcio Intermunicipal de Saúde. A partir do mês de março será feito o repasse financeiro no valor de R$ 1 milhão/mês para custeio e manutenção da unidade hospitalar considerada polo e referencia no extremo norte de Mato Grosso.

“Com esse comprometimento político demonstrado pelo Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde, vislumbramos um novo horizonte para a saúde pública na região. Pois, se bem aplicado os recursos, poderemos melhorar a estrutura física do hospital, ampliar o quadro de especialidades médicas, implantar leitos de UTI e promover continuamente a humanização do atendimento aos cidadãos”, comemorou o Prefeito Sinvaldo Brito.

Através dos municípios consorciados já são ofertados atendimentos nas especialidades de cardiologia, pediatria, ortopedia, neurologia, anestesiologia e clínica geral.

O Termo de Cooperação através da Co-Gestão deverá ser assinado urgentemente pelos entes envolvidos para validar o acordo formalizado durante a audiência entre o Secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio, Prefeitos Municipais e a Diretora do Hospital Regional, Veroní Pansera.

“Quero parabenizar a atitude de coragem, desprendimento, responsabilidade política e administrativa por parte dos prefeitos do Vale do Peixoto, no sentido de consolidar essa parceria e modelo de gestão hospitalar estadual. No final deste ano iremos avaliar qual foi o melhor gerenciamento, e que cumpriu de fato as metas preconizadas pelo Governador Pedro Taques, que é justamente cuidar de pessoas. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. Está na Constituição Federal, e que juntos, Governo e Prefeituras faremos valer em todo estado de Mato Grosso”, disse o Secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio.

A partir da assinatura da Co-Gestão, a Secretaria de Estado de Saúde irá por meio do Polo Regional de Saúde cobrar das Prefeituras e Secretarias Municipais a otimização dos serviços de atendimento da Atenção Básica. Trabalhando para que a atenção básica responda em pelo menos 80% das necessidades de saúde, com agilidade e qualidade e de modo acolhedor e humanizado. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Mais Vistas