Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Reunião preparatória Conferência Municipal de Saúde de Peixoto

Conselho Estadual de Saúde orienta e atualiza conselheiros sobre o papel do colegiado no fortalecimento das políticas públicas de saúde.

acusados
Foto: Divulgação

Os membros do Conselho Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo estiveram reunidos para o processo de fortalecimento e atualização de informações inerentes a importância da atuação do colegiado de caráter deliberativo e permanente, composto por diversos segmentos da sociedade, tais como: Associações de Moradores, Igrejas, Clubes de Serviços, Pastoral da Criança, Câmara de Vereadores, SINTEP, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social.

A Lei Federal 8.142/90 definiu que o Conselho Municipal de Saúde é o instrumento de participação dos segmentos da comunidade na gerência do Sistema Único de Saúde, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Na oportunidade esteve presente no Tele Centro Comunitário, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Edvande Pinto de França. No uso da palavra ele explanou sobre o papel preponderante do Conselho Municipal de Saúde para o exercício da cidadania. 

“Trata-se da garantia de participação popular propositiva nas ações e projetos que promovam a qualidade dos serviços prestados na área de saúde pública. Os conselheiros não atuam única e exclusivamente no processo de fiscalização da aplicação dos recursos, mas também na discussão, formulação, deliberação e aprovação de propostas inerentes ao controle social e político do SUS, com foco no cumprimento dos direitos constitucionais dos cidadãos”, enfatizou o Conselheiro Edvande Pinto de França. 

A capacitação e troca de experiências servirão de forma essencial para nortear o Conselho Municipal de Saúde na realização da Conferencia Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo/MT agendada e programada para os dias 21 e 22 de maio no Centro Cultural Luiz Gonzaga.

A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes, metas e prioridades para a formulação da política pública de saúde. 

“Portanto será o momento decisivo para que a comunidade se manifeste de forma democrática, dando a sua opinião, sugestão, ideia construtiva e a sua parcela de contribuição nas decisões dos rumos da saúde na nossa cidade de Peixoto de Azevedo”, comentou o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alfredo Sell.  

Papel do Conselho Municipal de Saúde

- Controla o dinheiro da saúde.
- Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais.
- Participa da elaboração das metas para a saúde.
- Controla a execução das ações na saúde.
- Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas