Notícia Vip

Semana Antimanicomial em Peixoto de Azevedo

Publicado dia 26/05/2015 às 08h38min | Atualizado dia 26/05/2015 às 08h44min

Palestras, Oficinas Ocupacionais, Capacitação Profissional, Atividades Culturais e Dinâmicas foram desenvolvidas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está desenvolvendo no período de 18 a 22 de maio as atividades e ações da 'Semana Antimanicomial.

Palestras, Oficinas Ocupacionais, Capacitação Profissional, Atividades Culturais e Dinâmicas estão sendo realizadas ao longo desta semana.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Em Peixoto de Azevedo o CAPS atende mais de 100 pacientes/mês pela equipe multiprofissional - composta por psicólogos, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educador físico, técnicos administrativos, entre outros.

"O nosso foco de atendimento são os usuários adultos com transtornos mentais graves e persistentes, transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Nossos serviços públicos de saúde mental oferecem atendimento diário individualizado e acompanhamento clínico visando a re-inserção de pessoas portadoras de transtornos mentais ao convívio social. Para tanto não basta apenas a assistência profissional, se faz necessário o envolvimento da família agregado a vontade do paciente", destacou a Enfermeira Elizabeth Santos Costa.

Nesta sexta-feira (22) aconteceu às 11:00 horas nas dependências do CAPS o almoço de confraternização com os pacientes, familiares, profissionais e funcionários da instituição de saúde pública.

 


Fonte Notícia Vip

Mais Fotos

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.