Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Peixoto de Azevedo Contra a Hanseníase

Secretaria de Saúde otimiza mobilização através de treinamento, capacitação e busca ativa de casos no município.

Cássio
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde está otimizando as ações, projetos, campanhas e mobilizações entorno do diagnóstico precoce da hanseníase em Peixoto de Azevedo.

Inicialmente em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Escritório Regional de Saúde está sendo desenvolvido um ciclo de treinamento e capacitação de médicos, enfermeiros padrões, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde para a investigação epidemiológica que tem por finalidade a descoberta de casos entre aqueles que convivem ou conviveram com o doente e suas possíveis fontes de infecção.

As pessoas que vivem com o doente de hanseníase correm maior risco de serem contami­nadas do que a população em geral. A entrada do caso suspeito de hanseníase deve se dar pela unidade básica de saúde, porta de entrada ao Sistema Único de Saúde.

“Além do trabalho desenvolvido nas escolas e postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo mutirões e busca ativa inclusive na zona rural. Os casos suspeitos de hanseníase são encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento. Outro fator positivo diz respeito ao apoio que temos recebido da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos – DHAW, que tem nos ajudado na divulgação junto a comunidade dos sinais e sintomas da doença, o que favorece o diagnóstico precoce, tratamento e a consequente eliminação da doença como problema de saúde pública em Peixoto de Azevedo”, comentou a Secretária de Saúde, Clarice Cenci Bee.

É importante que os cidadãos fiquem atentos com relação aos sintomas da hanseníase: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos), entre outras situações.

“A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas sete unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia. Precisamos quebrar esse preconceito e fazer com que as pessoas busquem o atendimento médico antes que a doença propague e deixe graves sequelas”, lembrou o Médico Dr. Otaviano Fontes.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas