Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Campanha de vacinação continua em Mato Grosso

Mais de 50 mil animais já foram vacinados na Campanha Estadual de Vacinação Contra a Raiva para cães e gatos deste ano em Mato Grosso.

Catex
Foto: Divulgação

Mais de 50 mil animais já foram vacinados na Campanha Estadual de Vacinação Contra a Raiva para cães e gatos deste ano em Mato Grosso. Alguns municípios iniciaram a campanha no dia 1º de setembro, porém outras cidades começaram no dia 15 do mesmo mês e seguem até 30 de novembro.  Cada município define sua estratégia, que pode ser com postos fixos, volante e de casa em casa, dependendo das condições locais e áreas de risco.

No estado,a meta é vacinar 664.733 animais, sendo 548.121 cães e 116.612 gatos. O Ministério da Saúde disponibilizou 530 mil doses da vacina antirrábica, sendo 450 mil já distribuídas aos Escritórios Regionais de Saúde.

Dos 141 municípios mato-grossenses, 51 iniciaram a vacinação. Na Capital, por exemplo, a campanha tem início neste fim de semana, na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em 40 postos fixos nas Regionais Sul e Leste. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município estará vacinando cães e gatos das Regionais Norte e Oeste no dia 07 de novembro.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Ludmila Sophia de Souza, explica que a adesão da população à campanha de vacinação é de suma importância para manter os municípios livres de casos de raiva em cães e gatos desde 2007. “Mesmo que a raiva esteja controlada em cães e gatos não isenta a vacinação anual e, com isso, garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus da raiva”.

Orientações

Para ser vacinado, o cão precisa estar com coleira e guia, já os gatos em sacolas de pano ou gaiolas apropriadas. Além disso, animais agressivos devem usar focinheira. A vacinação contra a raiva é importante, pois a doença afeta o sistema nervoso do homem e é incurável. Após a vacina, o animal pode ficar com dores no local vacinado e febre.

Recomenda-se que cães e gatos sejam vacinados a partir de três meses de idade, revacinando anualmente. Não há contraindicação da vacina, entretanto é importante antes de vacinar, observar as condições de saúde do animal. Tomar cuidados habituais no manejo da fêmea em gestação e na ocorrência de eventos adversos a vacina é importante procurar o Serviço de Saúde Municipal para realização da investigação pós-vacinal.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas