Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Índios protestam por atendimento de saúde em município de Mato Grosso

Governo já assegurou pagamento de dezembro até esta sexta-feira.

Índios Saúde Colíder
Foto: Divulgação

Cerca de 30 índios de diferentes etnias participaram nesta quinta-feira (4) de um protesto cobrando atenção do estado para as reivindicações dos profissionais de saúde que atuam no Hospital Regional de Colíder, município a 648 km da capital. Na unidade, profissionais de enfermagem estão em greve devido ao atraso no repasse da verba para o pagamento dos salários de dezembro e janeiro. O governo do estado já assegurou pagamento de dezembro até esta sexta-feira e a quitação do último mês na próxima semana.

De acordo com os líderes indígenas que participaram do protesto junto a funcionários do Hospital Regional, a falta de pagamento aos profissionais e a falta de estrutura da unidade têm comprometido o atendimento a índios oriundos de aldeias de ao menos nove etnias nas proximidades de Colíder. Entre as etnias representadas na manifestação estavam caiapó, caiabi, terena e apiacá.

Uma das reclamações dos indígenas é a de que muitos, após procurar os serviços de saíude no Hospital Regional de Colíder, estão tendo de ser removidos para unidades de saúde em cidades como Sinop, Peixoto de Azevedo e Alta Floresta

De acordo com o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (Sinpen), estão atrasados os salários dos meses de dezembro e janeiro dos funcionários do Hospital Regional de Colíder. Nesta sexta-feira deverá ser realizada uma assembleia na qual os trabalhadores decidirão os rumos da greve devido à sinalização do governo do estado de que o primeiro pagamento estará efetuado até a próxima sexta-feira.

De fato, em nota emitida na última quarta-feira a Secretaria estadual de Saúde (SES) assegurou que o repasse financeiro referente ao mês de dezembro já foi realizado, de forma que os funcionários deverão contar com o dinheiro depositado até esta sexta-feira. Já o pagamento que deverá cobrir o mês de janeiro deverá ser feito até a próxima semana, afirmou a secretaria.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas