Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

217 o número de casos suspeitos de microcefalia em MT

Ao todo, 15 casos já foram confirmados no estado, segundo o governo.

microcefalia
Foto: Divulgação

Mais um caso de microcefalia foi notificado em Mato Grosso, segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (24). Ao todo, 217 casos já foram notificados no estado, dos quais 93 foram descartados após reavaliação em consulta médica do perímetro encefálico, de acordo com a curva de desenvolvimento infantil estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A microcefalia faz com que bebês tenham cérebro menor do que o tamanho normal. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados casos de microcefalia os bebês que apresentam medida do perímetro cefálico de 31,9 cm em meninos e 31,5 cm para meninas.

O novo caso foi notificado em Rondonópolis, município a 218 km de Cuiabá, que também é o que mais concentra casos no estado, totalizando 83 notificações. O segundo município que apresenta um grande número de notificações é Cáceres (50). Ao todo, 38 municípios mato-grossenses notificaram casos de microcefalia até o dia 21 de maio.

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, 93 casos foram descartados e 109 permanecem em investigação. Além disso, 15 casos foram confirmados em Cuiabá (1), Primavera do Leste (1), Rondonópolis (10), Sorriso (2) e Tapurah (1).

Nesse mesmo período, foram notificados 12 óbitos por microcefalia no estado, nos municípios de Cuiabá (5), Canarana (1), Guarantã do Norte (1), Mirassol D'Oeste (2), Paranatinga, (1) Primavera do Leste (1) e Sinop (1). No entanto, apenas o caso registrado em Primavera foi confirmado. Três casos foram descartados, em Guarantã do Norte e Mirassol, e oito óbitos seguem sob investigação.

Vírus da zika

Estudos ligam os casos de bebês que nascem com microcefalia com a infecção das gestantes pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Em Mato Grosso, a situação em relação ao vírus da zika é alarmante, de acordo com o governo do estado, uma vez que mais de 21 mil casos foram registrados em todo o estado. Ao todo, 79 municípios estão classificados com alto risco da doença, o que representa 56,1% dos registros.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas