Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Casos de hanseníase crescem 20,82% em Mato Grosso

Atualmente, 5.942 pessoas estão em tratamento para a cura da hanseníase, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT).

Hanseníase
Foto: Divulgação

Em apenas um ano, o número de casos de hanseníase cresceu 20,82% em Mato Grosso, que é considerado há anos o Estado com o maior índice da doença. A taxa de descoberta, em 2017, foi de 105,2 casos por 100 mil habitantes com registros de 3.477 casos novos da doença. Já em 2018, foram registrados 4.201 novos casos, com 125,6 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, 5.942 pessoas estão em tratamento para a cura da hanseníase, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT).

Doença silenciosa, crônica e que causa incapacitação, a hanseníase é infectocontagiosa sendo transmitida pelo ar, geralmente em ambientes fechados e pela proximidade e contato prolongado. Mesmo sendo uma doença típica de local tropical, o médico dermatologista Igor Bottura acredita que a hiperendemia se alastra devido a deficiência da saúde pública, uma vez que o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "A endemia está fora de controle por falta da atenção e negligência do poder público", afirma. 

Se detectado precocemente, em 6 meses o paciente pode ser totalmente curado. Porém a doença pode levar até 7 anos para se manifestar. Bottura afirma que são raros os casos em que a hanseníase leva a morte, mas que o principal problema é a incapacidade física que ela causa. "As pessoas perdem a sensibilidade da mão, força muscular das pernas, podem ficar cegas ou até mesmo adquirir deformidade nas extremidades do corpo, deixando as pessoas limitadas", explica. 

Os sinais típicos da doença são manchas claras ou avermelhadas, falta de sensibilidade pontual ao quente ou gelado, dormência nas mãos, braços e pés e a perca da força nas pernas. 

Todo o último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, marcado também por ações de enfrentamento e conscientização do tratamento da doença através da campanha Janeiro Roxo. Para o médico, a ação vem de encontro a desconstrução do preconceito tido com a enfermidade mais antiga da humanidade, que era conhecida como lepra.

"Esta campanha é muito importante para a conscientização da população a buscar a prevenção e tratamento, para que futuramente não só o nosso estado, mas o país possa sair dessa lista negra da hanseníase. Há que se fazer esclarecer sobre a doença para acabar com o preconceito e isolamento dessas pessoas. A transmissão da hanseníase não ocorre pelo contato físico, não é pelo beijo ou abraço", explica ao frisar o sofrimento causado pelo preconceito às pessoas com a doença. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá

Mais de R$ 1 milhão investido na edificação do complexo de segurança no município.

Inaugurado novo prédio da Delegacia de Polícia de Matupá
Foto: Descerramento da Placa
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) a solenidade de inauguração da nova Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Matupá-MT.
 
O prédio foi construído em um terreno localizado no Bairro ZC1 e conta com mais de 500 m² de área construída com investimento superior a R$ 1 milhão de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
 
Participaram do evento o Prefeito Bruno Santos Mena, Delegado de Polícia Dr. Geraldo Gezoni Filho, o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, Delegada Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, Deputados Estaduais Dilmar DalBosco e Diego Guimarães e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Comando Regional de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Judiciária Civil e demais autoridades civis, militares, políticas, comunitárias e eclesiásticas da região.
 
Na ocasião foram entregues medalhas de Mérito Policial a servidores que há décadas se empenham na prestação de serviço público de segurança com hombridade, honradez, coragem, bravura e desprendimento, cumprindo a nobre missão de fazer prosperar a paz, tranquilidade, ordem, preservação do patrimônio e o combate a criminalidade.
 
Na programação execução do hino nacional, palavra das autoridades, oração do policial, entrega de placa de Mérito Profissional ao Ex-Escrivão da PJC João Ivar Silvestrin, anúncio da SESP-MT da ampliação do Sistema de Monitoramento Vigia Mais MT e o descerramento da placa inaugural do novo prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil Matupaense.
 
As autoridades e o público presente visitaram as dependências compostas por: Recepção, Gabinete do Delegado, Cartórios, Sala Cofre, Setor Administrativo, Sala de Investigadores, Sala da Mulher, Arquivo, Salas Multiuso e de Custódia, Dormitório, Sala da Polícia Militar, Celas Masculinas e Femininas, Copa, Almoxarifado, Sanitários e amplo Estacionamento.
 
Novo Prédio
Ver Mais

Mais Vistas