VI Conferencia Municipal de Assistência Social de Peixoto de Azevedo

Publicado dia 11/07/2015 às 09h17min | Atualizado dia 11/07/2015 às 09h21min

Palestrantes da Associação das Primeiras Damas de MT e do Conselho Estadual de Assistência Social participaram do evento.

Foi realizada com absoluto sucesso a VI Conferencia Municipal de Assistência Social de Peixoto de Azevedo. O evento aconteceu no dia 09 de julho na sede do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, e envolveu presidentes de bairros, clubes de serviços, entidades filantrópicas, melhor idade, usuários e profissionais do SUAS, igrejas, Conselhos Municipais, CONSEG, entre outros órgãos governamentais e não governamentais.

Com o tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, as palestrantes Letícia Albuquerque – Assistente Social da Associação de Primeiras Damas dos Municípios de Mato Grosso – APDM e Sônia Maria Bispo – Conselheira Estadual de Assistência Social, abordaram os três eixos.

- O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, benefícios, programas e projetos nos territórios;

- O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS;

- Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática;

“Trata-se de um momento primordial e de extrema importância para a avaliação do SUAS e o planejamento da política de assistência social para os próximos 10 anos. Todas as ideias, sugestões, propostas, observações e apontamentos foram debatidos democraticamente para que as proposições elencadas como prioridades sejam encaminhadas às Conferencias Estadual e Nacional”, comentou Letícia Albuquerque.

Além de palestras, circuito de debates, elaboração de propostas e plenária deliberativa, também foram eleitos os Delegados da VI Conferencia Municipal de Assistência Social de Peixoto de Azevedo-MT.

O lema principal foi ‘Pacto republicano no SUAS rumo a 2026 – O SUAS que temos e o SUAS que queremos’. Dentre as principais propostas elencadas pelos participantes estão:

- Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS;

- Ampliação dos Recursos Estaduais e Federais com relação ao Co-Financiamento;

- Descentralização da Rede SUAS para as Comunidades Rurais;

- Maior participação do Estado e União nos benefícios eventuais;

- Aprimoramento dos Projetos, Programas e Ações, Benefícios;

- Maior Participação Popular, Poderes Constituídos e Instituições;

“Foi uma conferencia muito dinâmica e participativa. Oportunidade em que conseguimos uniformizar as propostas que poderão influenciar positivamente na consolidação do SUAS. Formatamos as metas e prioridades e estabelecemos parâmetros para o avanço e aperfeiçoamento da política de assistência social em nosso município. Agradeço a participação efetiva e direta de todos os segmentos da sociedade organizada neste ato de cidadania”, destacou a 1ª Dama, Lucy Vera Ribeiro Souza Brito.

A Conselheira Estadual de Assistência Social, Sônia Maria Bispo, enfatizou que a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SETAS - está a disposição dos municípios e articula uma maior interação do CRAS e CREAS com as áreas de saúde, educação, segurança, entre outras para que haja maior eficiência e qualidade nos serviços prestados aos usuários. Ela disse que é preponderante o diálogo social com a comunidade para construção de soluções sustentáveis para o progresso do SUAS.


Fonte Notícia Vip

Mais Fotos

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Notícia Vip, não reflete a opinião deste Portal.