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Ao custo de R$ 15 bilhões, Ferrogrão será licitada em outubro

A ferrovia será construída paralela à BR-163, ligando Sinop e Matupá ao porto de Miritituba, no Pará.

Ao custo de R$ 15 bilhões, Ferrogrão será licitada em outubro
Foto: Divulgação

Após o tão esperado término do asfaltamento da BR-163, outro sonho do produtor mato-grossense volta à tona: a estrada de ferro EF-170, mais conhecida como Ferrogrão. Ao custo de R$ 15 bilhões – para os 65 anos de operação – a licitação da ferrovia deve ser realizada em outubro, depois de muitos atrasos.

A previsão para a licitação (do Governo Bolsonaro) era o início deste ano, mas, segundo o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, a burocracia acabou atrasando novamente o andamento do projeto.

“O Governo resolveu que vai fazer a concessão até março, depois segue para o TCU e só lá pelo mês de outubro teremos finalmente a licitação”, explicou.

A ferrovia será construída paralela à BR-163, ligando Sinop ao porto de Miritituba, no Pará. O principal empecilho para a obra era a aprovação da MP758/2016, que alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim para que a estrada possa passar pela reserva.

A aprovação no Senado se deu em maio de 2017, e a sanção do presidente em junho daquele ano e, desde então, o setor produtivo aguarda os próximos desdobramos.

Redução  drástica nos custos do frete

Se hoje o produtor comemora o asfaltamento da BR-163 e a queda de 26% do valor do frete de Sinop até Miritituba em relação à safra passada, com a chegada da ferrovia esse custo tende a cair pela metade.

“A nossa grande esperança é que a Ferrogrão seja a balizadora dos fretes em Mato Grosso”, comentou Edeon.

Mas, após a conclusão da parte burocrática, ainda levará anos para a Ferrogrão entrar em operação. A previsão, segundo o estudioso, é que por ano sejam construídos 200 quilômetros, ou seja, ao menos cinco anos de obras, na melhor das hipóteses.

O Escoamento 

A ferrovia terá capacidade para escoar, em média, 35 milhões de toneladas de grãos por ano. O projeto prevê o transporte das cargas de grãos de Sinop a Miritituba, distrito de Itaituba (PA), de onde serão levadas pela hidrovia do rio Tapajós até os portos de Santarém, Barcarena, Itacoatiara e Santana do Amapá.

Até chegar a Miritituba, a ferrovia deverá “subir” pela área de influência da BR-163. O traçado inicial prevê a saída do município de Sinop, mas existe a possibilidade de ampliação até Lucas do Rio Verde, o que aumentaria o traçado em 140 km.

O governo estima ainda que a Ferrogrão pode chegar a 2050 transportando um volume superior a 42 milhões de toneladas. A ferrovia seria uma alternativa para o escoamento da produção de grãos do norte de Mato Grosso para os terminais paraenses, hoje bastante dependente da rodovia BR-163.

Investimento

Nas contas do governo federal, o investimento inicial era de R$ 12,6 bilhões em uma concessão válida por 65 anos. Mas, com a atualização dos custos, esse montante pode chegar a R$ 15 bilhões.

As principais interessadas são as maiores tradings que operam no Brasil; ADM, Bunge, Cargill, LDC (Louis Dreyfus) e AMaggi. As cinco se uniriam à Estação da Luz Participações (EDLP), especializada em logística. Mas, como se trata de uma concessão, outras empresas podem manifestar interesse em participar da concorrência pública.

 
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Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução.

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais
Foto: Tubos sendo montados

O Prefeito Paulistinha viabilizou junto à Sinfra-MT a liberação de tubos de aço corrugado de alto impacto, que já começaram a ser montados pela Secretaria Municipal de Obras. As estruturas, com 3 metros de diâmetro, serão implantadas nos antigos pontilhões de madeira das estradas rurais do distrito de União do Norte.

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução. A iniciativa vai eliminar um dos maiores problemas enfrentados durante o período chuvoso: o transbordamento da água, que frequentemente deixa pontes submersas e comunidades isoladas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 6 redes de tubulação de aço, com vida útil superior a 50 anos. Após a conclusão deste estágio inicial de infraestrutura, o Governo de Mato Grosso já se comprometeu em continuar fornecendo os materiais à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, até que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeira sejam totalmente substituídos.

O prefeito destacou a relevância estratégica da ação:
“Este investimento garante estradas seguras o ano inteiro, fortalecendo o setor agropecuário, mineral, madeireiro, a agricultura familiar e todas as cadeias produtivas que geram empregos, renda e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

A obra representa um avanço histórico em infraestrutura rural para Peixoto de Azevedo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração das comunidades do campo.

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Política

Senador Jayme Campos garante mais recursos para Peixoto de Azevedo

Foi protocolado o pedido de destinação de recursos da União para a construção de um ginásio de esportes no Bairro Mãe de Deus.

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O prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, esteve em Brasília reunido com o senador Jayme Campos para agradecer as emendas parlamentares já oficializadas, cadastradas e outras já liberadas em favor do município.

Entre os investimentos assegurados estão recursos para a revitalização e urbanização do Córrego das Lavadeiras, fortalecimento da saúde de média e alta complexidade, aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários, micropavimentação asfáltica, compra de tratores agrícolas e a para construção da feira de agricultura familiar, impulsionando o desenvolvimento urbano e rural.

Durante o encontro, também foi protocolado o pedido de destinação de recursos da União para a construção de um ginásio de esportes no Bairro Mãe de Deus. O senador Jayme Campos garantiu que, em 2026, destinará emenda parlamentar de sua autoria para viabilizar a obra, que beneficiará uma das maiores comunidades peixotenses com infraestrutura esportiva, recreativa e de lazer.

O prefeito Paulistinha destacou a importância da parceria com o senador Jayme Campos e ressaltou que os investimentos representam mais qualidade de vida, mobilidade, fortalecimento da produção agrícola e novas oportunidades para a juventude e as famílias do município.

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Projeto chega a R$ 1,2 milhão para construção do espaço público de esporte, cultura, lazer e meio ambiente

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A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo está trabalhando contra o tempo para agilizar a preparação da terraplenagem da área onde será construído o Complexo Esportivo do Bairro Bela Vista.

Motoniveladoras, caminhões basculantes e rolos compactadores estão sendo utilizados na limpeza, nivelamento e compactação do aterro que vai receber um projeto moderno e completo, com campo sintético, quadra de streetball (basquete), playground infantil, pista de caminhada, área de contemplação com pergolados, iluminação em LED, além de proposta de jardinagem e paisagismo.

O prefeito Prefeito Paulistinha determinou que a secretaria dê todas as condições necessárias para que a empresa vencedora do processo licitatório inicie os trabalhos e entregue a obra dentro do prazo preconizado.

O complexo orçado em mais de R$ 1,2 milhão será um marco histórico para o lazer, a recreação, o esporte, a cultura, o turismo e o meio ambiente da região, que, na gestão Paulistinha e Dr. José Agnaldo, também vem recebendo importantes investimentos em drenagem e pavimentação asfáltica.

O novo espaço está estrategicamente localizado nas imediações de conjuntos habitacionais e da sede da APAE Peixotense, ampliando o acesso da comunidade a um ambiente de esporte, convivência e qualidade de vida.

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