Com os votos favoráveis dos três senadores mato-grossenses, Jayme Campos (DEM), Wellington Fagundes (PL) e Carlos Favaro (PSD), o Senado aprovou nesta terça-feira (23), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê o adiamento das eleições municipais por causa da pandemia do novo coronavírus.
As eleições municipais estavam agendadas para o dia 4 de outubro, com a votação do segundo turno marcada para o dia 25 do mesmo mês. A PEC apreciada no Senado muda a data do primeiro turno para o dia 15 de novembro e o segundo para 29 de novembro.
A PEC foi aprovada em primeiro turno com 67 favoráveis e no segundo com 64 votos a favor. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados.
Além do adiamento da data da eleição, a PEC também modificou os prazos eleitorais para:
- A partir de 11 de agosto: vedação à transmissão de programa apresentado ou comentado por pré-candidato;
- De 31 de agosto a 16 de setembro: escolha dos candidatos e definição das coligações;
- Até 26 de setembro: registro das candidaturas no TSE;
- Após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral em rádio, TV e internet;
- Até 15 de dezembro: envio das prestações de contas;
- 18 de dezembro: Diplomação dos eleitos;
- Até 12 de fevereiro: Julgamento das contas eleitorais.

Brasil
Senado aprova PEC que adia eleições municipais
Os três senadores Mato-grossenses votaram favoravelmente

Política
Presidentes das Câmara de Novo Mundo e Peixoto estão em Chapa a UCMMAT
Os presidentes das Câmaras de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, e de Novo Mundo, vereadora Valéria de Lima Vale, confirmaram participação na Chapa 10

A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) contará em sua próxima eleição com uma chapa marcada pelo protagonismo feminino e pelo compromisso com o fortalecimento do poder legislativo municipal. Os presidentes das Câmaras de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, e de Novo Mundo, vereadora Valéria de Lima Vale, confirmaram participação na Chapa 10, encabeçada pelo vereador Edmar Fidelis.
Com a maior representatividade feminina já registrada em sua composição, a chapa reúne seis mulheres entre seus membros, reafirmando o compromisso de promover a igualdade de gênero nos parlamentos municipais e abrir mais espaço para lideranças femininas na política de Mato Grosso.
Além do protagonismo das mulheres, a proposta da Chapa 10 busca consolidar a UCMMAT como instrumento legítimo de defesa dos legislativos municipais, fortalecendo a atuação dos vereadores em todas as regiões do estado. O projeto prevê ações estratégicas como:
- Interlocução direta com as esferas estadual e federal de governo;
- Ampla defesa institucional dos interesses dos parlamentos municipais;
- Oferta de capacitação, atualização e aperfeiçoamento da atividade legislativa;
- Apoio jurídico especializado às Câmaras Municipais;
- Estímulo ao engajamento político de credibilidade e à ampliação da voz democrática.
Durante o lançamento da chapa, o presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, destacou a importância do movimento:
“A validação das demandas dos poderes legislativos do interior e o empoderamento político da mulher são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida da população. Nossa luta é pelo fortalecimento dos vereadores, pela representatividade e pela credibilidade da política municipal”, ressaltou.
A presença da presidente da Câmara de Novo Mundo, Valéria de Lima Vale, também reforça o engajamento da chapa em ampliar o espaço das mulheres na política, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas no cenário estadual.
Com esse perfil inovador e representativo, a Chapa 10 se apresenta como alternativa sólida para consolidar a UCMMAT como entidade parceira, estratégica e transformadora na defesa dos legislativos municipais e no fortalecimento da democracia em Mato Grosso.
Política
Dep. Dilmar Dalbosco busca fortalecimento da Agricultura Familiar Matupaense
Presidente Dra. Andréia e Assessora Jurídica da Câmara de Vereadores, Dra. Fabrícia Nogueira acompanham tramitar de projetos protocolados junto a AL-MT e SEAF-MT

A Vereadora Dra. Andréia está cumprindo agenda em Cuiabá, acompanhada da Assessora Jurídica Dra. Fabricia Nogueira, para acompanhar o tramitar dos projetos protocolados na SEAF-MT e junto ao Gabinete do líder do Governo na AL-MT, deputado Dilmar DalBosco.
As tratativas incluem apoio na aquisição de calcário, patrulha agrícola mecanizada, kits de irrigação para cafeicultores e a construção de entreposto para avicultores Matupaenses.
Todas as justificativas e dados que demonstram a potencialidade do município nas cadeias produtivas foram elencados nas solicitações.
A expectativa é de que as reivindicações demandadas à SEAF-MT e emendas parlamentares sejam atendidos pelo Governador Mauro Mendes e Vice-Governador Otaviano Pivetta.
A Presidente do Legislativo, Dra. Andréia, e a Dra. Fabricia Nogueira têm participação direta na elaboração de projetos, indicações, leis, requerimentos e gestionamentos políticos que contemplem o setor produtivo e, em especial, as mulheres empreendedoras do campo.
Agradecemos o empenho e acolhimento das propostas por parte do deputado municipalista Dilmar DalBosco.
UNIÃO DO NORTE
Agripac sedia projeto Visão Solidária
Consultas Oftalmológicas e Armações para Óculos de Grau gratuitos e lentes a preços e condições especiais para centenas de pessoas.

A AGRIPAC está sendo parceira do Projeto Visão Solidária, que oferece consultas oftalmológicas gratuitas e doação de armações para óculos de grau a dezenas de pessoas.
A associação cedeu espaço físico e propagou o projeto em seus canais oficiais, enquanto o instituto forneceu profissionais e equipamentos. As pessoas com problemas de visão poderão pagar apenas as lentes dos óculos de grau, reduzindo os custos com os serviços itinerantes desenvolvidos no distrito União do Norte.
A ação de saúde da visão acontecerá nos dias 08, 09, 10 e 12 de setembro.
"Agradecemos especialmente ao empresário Lucas Calinoski e à vereadora Eliege Krul por terem viabilizado o projeto Visão Solidária Agripac 2025. O projeto Visão Solidária é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferecendo acesso a cuidados oftalmológicos e reduzindo os custos com óculos de grau. Estamos abertos a novas parcerias", destacou a Presidente da Agripac, Fatima Sirlene Rasch.
- Policialatrás 2 dias
Jovem é morto a tiros durante velório da irmã em Peixoto
- Policialatrás 5 dias
22º BPM registra homicídios no Bairro Centro Antigo
- Políticaatrás 5 dias
Daniel Bon Ami Rozanti representa o Norte na chapa “Novas ideias, novos ideais” da UCMMAT 2025
- Políticaatrás 6 dias
Parceiros do Projeto Unidos pelo Rio são homenageados em Matupá