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Bandeiras Tarifárias da Conta de Energia são reajustadas

Bandeiras tarifárias são cobradas na conta de luz e sinalizam o aumento do custo da energia gerada

Bandeiras Tarifárias da Conta de Energia são reajustadas
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (21) um reajuste nos valores da bandeira tarifária amarela e da bandeira vermelha, nos patamares 1 e 2.

O maior reajuste ocorreu na bandeira amarela, que passou de R$ 1 a R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) – uma alta de 50%. O patamar da bandeira vermelha 1 passou de R$ 3 para R$ 4 a cada 100 kWh, alta de 33,3%, e o patamar 2 da bandeira vermelha passou de R$ 5 para R$ 6 por 100 kWh consumidos, alta de 20%.

Novos valores (por 100 kWh):

 Bandeira amarela: R$ 1,50

Bandeira vermelha 1: R$ 4,00

Bandeira vermelha 2: R$ 6,00

O reajuste servirá para adequar o valor do custo extra a ser cobrado dos consumidores em períodos em que a produção de energia ficar mais cara. O objetivo é que a arrecadação com as bandeiras fique o mais próximo possível do valor extra gasto com a geração de energia.

Segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, o reajuste evitará que a conta da bandeira tarifária fique deficitária em 2019. Em 2017, a conta da bandeira fechou com um déficit de R$ 4,4 bilhões e em 2018 o déficit foi de cerca de R$ 500 milhões. Esses déficits foram incluídos nos reajustes tarifários.

“A revisão é necessária para que não haja um déficit ainda maior em 2019, que terá que ser pago nas tarifas de energia em 2020”, afirmou. Segundo ele, os novos valores são mais adequados ao real custo de geração deste ano.

Sistema de bandeiras

Em vigor desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, possibilitando aos consumidores reduzir o consumo quando a energia está mais cara.

De acordo com o funcionamento das bandeiras tarifárias, as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

A bandeira verde significa que o custo está baixo e é coberto pela tarifa regular das distribuidoras, então não há cobrança extra na conta de luz. O acionamento das bandeiras amarela e vermelha representam um aumento do custo de produção de energia e, por isso, há cobrança na conta de luz. O aumento do custo de geração está ligado principalmente ao volume de chuvas e ao nível dos reservatórios.

O acionamento da bandeira implica em uma cobrança extra na conta de luz, valor que é usado para pagar pela geração de energia mais cara.

Antes do sistema de bandeiras, o custo da geração de energia mais cara já era cobrado do consumidor, mas com um ano de atraso. O sistema permitiu a cobrança mensal do valor e a possibilidade de avisar os consumidores que o custo da energia está mais caro, permitindo que eles reduzam o consumo.

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Matupá

Prefeito Valtinho assume Comissão Pró Duplicação da Rodovia BR-163

Prefeitos de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã se únem pela duplicação da rodovia federal.

Prefeito Valtinho assume Comissão Pró Duplicação da Rodovia BR-163
Foto: Reunião realizada na sede da Bom Futuro

O Prefeito Valtinho Miotto e o Empresário do Agronegócio do Grupo Bom Futuro, Eraí Maggi, receberam o Superintendente Regional do DNIT-MT, Orlando Fanaia e toda comitiva técnica de engenheiros do órgão federal ligado ao Ministério da Infraestrutura.

Na oportunidade passava pela cidade de Matupá a excursão Estradeiro da APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, que faz parte do Movimento Pró-Logística que está percorrendo as BRs 158, 230 e 163 --- as principais rotas de escoamento dos grãos de Mato Grosso até Santarém no Pará.

Durante o encontro realizado na sede da Empresa Bom Futuro, as margens da MT-322 (Antiga BR-080), que contou com a participação dos Prefeitos de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, de Guarantã do Norte Érico Stevan, Vereadores, Empresários, Associações de Produtores, Cooperativas e demais segmentos organizados do extremo Norte Mato-grossense, o Superintendente do DNIT-MT, Orlando Fanaia, anunciou a conclusão do trecho de 51 km da rodovia BR-163 até Miritituba-PA.

Foram 10 presidentes da república e praticamente 43 anos de espera desde a inauguração da estrada em 1976.

No período de 2008 a 2019 foram gastos mais de R$ 3,6 bilhões para a execução integral da obra de infraestrutura estratégica para o agronegócio brasileiro. Isso foi possível graças a vontade política do Presidente Jair Bolsonaro e a grande força tarefa que envolveu o DNIT e o Exército Brasileiro através do 8º Batalhão de Engenharia de Construção.

“Com isso encerra-se o pesadelo de atoleiros e filas quilométricas ao longo da Cuiabá-Santarém, possibilitando uma maior logística de transporte de grãos para os Portos e Estações de Transbordos de Rondônia, Amazônas, Pará, Amapá e o Maranhão. A rodovia federal deverá ser inaugurada pelo Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro de Infraestrutura Tarcisio Gomes. Esta é a certeza de que os grãos produzidos no nortão de Mato Grosso poderão ser exportados para a Ásia e a Europa”, comentou o Superintendente do DNIT, Orlando Fanaia.

Prefeitos, Vereadores, Empresários do Agronegócio, Base Florestal e Mineração, bem como os representantes do Movimento Pró Logística, Cooperativas, Associações, Clubes de Serviços e demais participantes do evento, aclamaram pelo nome do Prefeito Valtinho Miotto para estar a frente da Comissão Pró Duplicação do Trecho da BR-163 entre Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte, que este ano foi o que mais registrou acidentes com vítimas fatais por três meses consecutivos.

Ficou decidido que será agendada uma audiência com o Diretor Geral do DNIT para discutir a elaboração conjunta de um projeto de engenharia mais arrojado, visando atender a demanda e o fluxo de caminhões no período de safra que poderá chegar a 13 milhões de toneladas em 2020 com a conclusão da pavimentação asfáltica da BR-163, fator este positivo para a economia estadual, mas que irá agravar os registros e aumentar os índices de acidentes com vítimas fatais na referida autoestrada.

“Agradeço a confiança dos prefeitos, câmaras de vereadores, setores empresarial, industrial, comercial, empreendedores do agronegócio, base florestal, e todas as instituições públicas e privadas por acreditar e reconhecer a experiência de 20 anos de vida pública em benefício do desenvolvimento regional. Esta Comissão Pró Duplicação terá a responsabilidade de fazer gestões com a Bancada Federal de Deputados e Senadores de Mato Grosso, afim de garantir recursos financeiros no Orçamento Geral da União para 2020, tanto para o projeto de engenharia de transporte rodoviário e a duplicação propriamente dita, que dará maior fluidez e segurança para os que utilizam a rodovia BR-163 neste seguimento, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte”, declarou o Prefeito Matupaense, Valtinho Miotto.

O Empresário, Eraí Maggi, solicitou ao Superintendente e Engenheiros do DNIT-MT que já façam os levantamentos técnicos necessários vislumbrando a futura implantação do modal ferroviário (Ferrogrão) e a própria conclusão da Cuiabá-Santarém ocorrida neste mês de dezembro, ou seja, os referidos investimentos estruturantes deverão acontecer com a duplicação da BR-163 e a construção de viadutos, novos trevos, contornos rodoviários, passarelas aéreas e demais intervenções que possibilitem o desafogamento do trânsito e a minimização dos riscos de acidentes.

Os prefeitos Valtinho Miotto, Maurício Ferreira de Souza e Erico Stevan esperam que caso haja a privatização ou concessão deste trecho da BR-163, que o Ministério dos Transportes/Governo Federal através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes assuma a responsabilidade e o compromisso de executar as obras de duplicação, pois as empresas vencedoras (Concessionárias) e que contam com Praças de Pedágio ainda não duplicaram se quer 1 km da referida rodovia de Cuiabá a cidade de Sinop.

“Não podemos mais esperar. As Prefeituras já manifestaram interesse na formalização de parcerias com os Governos Estadual e Federal. Infelizmente as empresas concessionárias cobram pedágios e deixam de cumprir suas obrigações, quer seja de manutenção e conservação, mas também no contexto de duplicação das rodovias federais em Mato Grosso. É inadmissível termos que conviver com a insegurança no trânsito da BR-163 e que a cada dia continua levando pessoas a morte. A execução desta obra deve ser encarada como prioridade absoluta”, salientou o Prefeito Miotto.

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Matupá

Mais de 100 atendimentos na Saúde do Garimpeiro Matupaense

Três garimpos receberam as equipes da Secretaria de Saúde e COOGAVEPE

Mais de 100 atendimentos na Saúde do Garimpeiro Matupaense
Foto: Saúde do Garimpeiro

Depois de desenvolver o Projeto 'Saúde do Garimpeiro' nos municípios de Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Guarantã do Norte, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu mais uma ação em campo, na região da Gleba Liberdade nos Garimpos do Anacleto, Gaúcho Manco e São Matheus, na cidade de Matupá-MT.

Foram levados serviços de atualização da carteira de vacinação, teste rápido de hepatites, sífilis e HIV, aferição da pressão arterial, tratamento anti-parasitário, avaliações de enfermagem, distribuição de preservativos e serviços de vigilância sanitária.

Nas três frentes de garimpagem, cerca de 100 trabalhadores foram atendidos com as atividades de saúde preventiva. "Esse trabalho é muito gratificante para quem desenvolve e essencial para o público alvo, ou seja, os garimpeiros. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, e o foco principal é justamente a antecipação das doenças ou o diagnóstico precoce das enfermidades, proporcionando a agilidade no encaminhamento para o devido tratamento nas Unidades Básicas de Saúde. Só temos que agradecer a aceitação e acolhimento por parte da classe garimpeira", comentou a enfermeira Claudia Amanda Gudeiky Carvalho.

O técnico da Coogavepe, Elcio Pereira, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde Matupaense, pois atuou com extrema competência e acima de tudo de forma humanizada no desenvolver da missão de descentralizar os serviços públicos de saúde.

"A exemplo do que ocorreu nos demais municípios, aqui houve toda uma mobilização de veículos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes de saúde, além de toda a logística de materiais e equipamentos, que seguramente assegurou o resultado positivo do Projeto Saúde do Garimpeiro", enfatizou Elcio.

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Matupá

Ponte do Rio Braço Norte na MT-322 deverá estar concluída em fevereiro

Prefeito Valtinho Miotto anuncia verba da Bancada Federal de MT de contrapartida para asfaltamento de 31 Km da rodovia estadual

Ponte do Rio Braço Norte na MT-322 deverá estar concluída em fevereiro
Foto: Prefeito vistoria obras

O Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto e o Vereador Marcos Icassati esteveram vistoriando as obras de construção da Ponte do Rio Braço Norte na estrada MT-322 na região da Gleba Liberdade. A Empresa Engeponte continua desenvolvendo os trabalhos de lançamento das mais de 25 vigas de concreto.

A infraestrutura é importante para ligação da BR-163 (Matupá) a rodovia MT-419 em Novo Mundo. Uma estratégia na logística de transporte agropecuário com os municípios da grande Alta Floresta.

A Prefeitura de Matupá através da Secretaria de Obras construiu o aterro provisório para que as carretas pesando mais de 100 toneladas pudessem acessar a estrutura da ponte para o lançamento das vigas de concreto através do sistema de treliças.

Todos os pilares e cabeceiras da ponte de 150 metros de extensão e via de mão-dupla já foram construídos formando um total de cinco vãos. Estão sendo investidos mais de R$ 7,7 milhões nas obras de infraestrutura.

Nos próximos dias serão executados os serviços complementares de aparelhos de apoio, blocos, lajes e proteções laterais. O projeto segue os padrões de engenharia do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Depois de viabilizar a Estadualização da Estrada Municipal W-10, transformando-a em MT-322 e custear no valor de R$ 700.000,00 a elaboração do projeto de engenharia de transportes e doar a SINFRA-MT para realização de obras pavimentação asfáltica do trecho de aproximadamente 31 Km, o Prefeito Valtinho Miotto anunciou que depois de uma forte articulação e gestão política em Brasília junto a Bancada Federal de Deputados e Senadores Mato-grossenses, foram garantidos no Orçamento Geral da União 2020, recursos da ordem de R$ 15 milhões a título de contrapartida da União para o desenvolvimento dos serviços estruturantes de asfaltamento da rodovia.

Caberá ao Governo de Mato Grosso fazer os demais investimentos financeiros, já que a obra está orçada em cerca de R$ 36 milhões.

A expectativa é de que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística oficialize, divulgue e realize o Processo de Licitação em meados de fevereiro do ano que vem.

A pavimentação asfáltica e as pontes de concreto garantirão melhorares condições de mobilidade e logística na antiga W-10, hoje MT-322, proporcionando a fomentação do setor produtivo de grãos, empreendimentos de mineração, base florestal e a pecuária de corte e de leite, barateando os custos do frete e propiciando o encurtamento da distância em até 150 Km das cidades localizadas na região da grande Alta Floresta até a Rodovia BR-163.

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