Redes Sociais
Redes Sociais

Economia

Maior empresa do agro do Brasil inicia processo de modernização

Novas práticas de gestão transformam administração tradicional e preparam empresa para competitividade internacional

Maior empresa do agro do Brasil inicia processo de modernização
Foto: Ilustrativo

Com o mercado de atuação estimado em 6 milhões e 800 mil hectares de um total de 10 milhões, a Agro Baggio – concessionária John Deere – já é considerada a maior empresa do segmento de maquinários agrícolas em âmbito nacional, além de já demonstrar grande relevância internacional.

Visando ainda mais crescimento e uma maior expansão dos negócios, a empresa de 37 anos aposta na renovação interna da diretoria, trazendo um conselho administrativo e a figura de um CEO para as decisões mais estratégicas de atuação no mercado.

Ao todo, a Agro Baggio conta com 606 colaboradores, com uma abrangência de atendimento de 33 municípios na região norte, noroeste, médio-norte de Mato Grosso. Os produtos comercializados pela Agro Baggio também estão presentes na maior produção de gado de corte do país, com mais de seis milhões e 500 mil cabeças de gado.

A renovação na estrutura administrativa está ligada também a um ano absolutamente desafiador para a economia brasileira, que agora conta com novos players no mercado internacional.


“O agronegócio ainda é o setor mais preparado para ajudar o Brasil na retomada da economia pós-pandemia. Mas para isso é preciso trabalhar no fortalecimento do mercado e inovações de dentro para fora” disse José da Silva, diretor-executivo da Agro Baggio.

Outro ponto importante é o posicionamento estratégico da agricultura do Brasil no mercado internacional. “Já somos uma grande potência agrícola e temos que nos posicionar no mercado internacional. É bom destacar que, mesmo com todas as dificuldades e desafios impostos pela pandemia, mantivemos a consistência, o volume e a qualidade das nossas entregas. O mercado internacional sabe que pode contar com os produtos brasileiros”, lembrou ainda José da Silva.

História e renovação

A Agro Baggio anunciou ao seu quadro de colaboradores, na manhã desta sexta-feira (19), que Alencar José Lanzana assume como novo Gerente Geral de Negócios (GGN) da empresa, função exercida até então por Nelson Queiroz, que passa a fazer parte do Conselho de Administração.

Tal movimentação, que faz parte do planejamento sucessório da empresa, representa a primeira alteração na função considerada de maior importância e o principal elo de ligação entre o concessionário e o fabricante da marca John Deere.

Paranaense, natural de Londrina, com passagem por concessionários de outras marcas e também pela própria SLC (atualmente John Deere), Nelson chegou na cidade de Sorriso, no final do ano de 1998, assumindo com José Baggio – Diretor Geral e Responsável pela Concessão (RC), o compromisso com a reestruturação da empresa para suportar o desenvolvimento crescente na região.

Seguindo o princípio defendido por José Baggio, priorizando o Suporte de Pós-Vendas como principal ferramenta e o investimento no desenvolvimento de seus colaboradores, tornando a Agro Baggio um dos principais revendedores John Deere no Brasil, hoje atuando com mais de seiscentos colaboradores distribuídos em suas dez filais e recebendo deste fornecedor a condecoração máxima de “Classe Mundial” desde 1995.

A trajetória de Alencar Lanzana teve início no grupo em 1989, na função de office boy. Ao longo destes 32 anos, além desta primeira atividade, teve significativas passagens pela área financeira, gerência de loja, gerência geral de vendas e nos últimos três anos, ocupando o cargo de Diretor Comercial.

Com esta efetivação, o Sr. Alexandre Nonato dos Reis, até então Gerente de Vendas Corporativo, assume a Diretoria Comercial da Agro Baggio, representada pelas áreas de Vendas, Peças, Serviços, Marketing e Soluções Integradas.

José Baggio destaca a gratidão da família ao trabalho e a dedicação de Nelson na condução da empresa até aqui, e por sua participação no Conselho Administrativo a partir de agora. Também enfatiza que valorizar uma “prata da casa” para seguir conduzindo a empresa é motivo de orgulho, que reforça a continuidade do desenvolvimento e prestígio dos colaboradores, além da confirmação de nosso principal slogan: “A equipe é o diferencial do nosso sucesso”.

A Agro Baggio atua no ramo de revenda de equipamentos, peças de reposição e manutenção em máquinas agrícolas há 37 anos, oferecendo soluções seguras e diferenciadas para o agronegócio, buscando a satisfação dos seus clientes, contribuindo para o crescimento das regiões norte e médio norte do estado do Mato Grosso.

Com sede em Sorriso, possui unidades em Nova Mutum, Luca do Rio Verde, Tapurah, Distrito de Boa Esperança do Norte, Feliz Natal, Sinop, Tabaporã, Matupá e Alta Floresta.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Gestores de Áreas de Mineração participam de reunião da Coogavepe

O encontro teve como objetivo alinhar informações estratégicas, promover a organização do setor e fortalecer o cooperativismo mineral na região.

Gestores de Áreas de Mineração participam de reunião da Coogavepe
Foto: Auditório da Igreja Católica

A Coogavepe realizou, nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da Igreja Católica de Peixoto de Azevedo, uma reunião expositiva de trabalho com a participação dos gestores das áreas de mineração do Vale do Peixoto.

O encontro teve como objetivo alinhar informações estratégicas, promover a organização do setor e fortalecer o cooperativismo mineral na região.

Durante a programação, foram abordados temas fundamentais para a cadeia produtiva mineral, como a rastreabilidade do ouro, títulos minerários, a Ação Mercúrio Zero, cartilha de operacionalidade e trabalhista, visita técnica da Casa da Moeda do Brasil, atuação institucional do Conselho Mundial do Ouro, além de mecanismos e ferramentas de extração sem a utilização de produtos contaminantes.

Também foram apresentados o portfólio de serviços da cooperativa, orientações sobre a emissão de nota fiscal na comercialização do ouro, a importância de observar as atualizações e exigências legais do setor e o convite para a Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 28 de fevereiro de 2026.

Em sua fala, o presidente da Coogavepe destacou que o cooperativismo mineral é essencial para garantir planejamento e organização das frentes de lavra, reforçando o respeito e o compromisso com a legislação ambiental. Segundo ele, a união da classe garimpeira e o fortalecimento das parcerias institucionais são caminhos fundamentais para assegurar produtividade, aliada à inovação tecnológica e à sustentabilidade, promovendo um futuro mais responsável e competitivo para a mineração regional.

Ver Mais

Saúde

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue

A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue
Foto: Voluntária

Meta alcançada na campanha de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

Com a participação dos voluntários, o estoque do banco de sangue será elevado a níveis compatíveis para atender às necessidades emergenciais. Nosso agradecimento especial aos profissionais envolvidos na triagem, entrevistas, avaliações, alimentação e coleta sanguínea e, sobretudo, aos doadores, que estenderam a mão por amor ao próximo.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Força-Tarefa de recuperação de estradas em Guarantã do Norte

As Linhas 38, Páscoa, Cachoeirinha e entrada do Travessão 45 foram atendidas.

Força-Tarefa de recuperação de estradas em Guarantã do Norte
Foto: Construção de Pontes

A Secretaria de Infraestrutura segue em força-tarefa com suas equipes de máquinas rodoviárias atuando nas estradas rurais do município, executando ações emergenciais para enfrentar os problemas provocados pelas fortes chuvas. Entre as situações atendidas estão erosões, cortes de estradas, estouro de bueiros, atoleiros, pontes danificadas e outros transtornos decorrentes do período chuvoso.

A Prefeitura Guarantaense tem recebido demandas de agropecuaristas e agricultores familiares de diversas regiões e, de forma estratégica, vem priorizando e planejando a recuperação da malha viária rural, que sofreu grande destruição em razão da intensidade das chuvas torrenciais.

Os trabalhos em andamento incluem construção e recuperação de pontes e bueiros, abertura de drenos e desaguadouros, patrolamento e cascalhamento de pontos críticos, além da elevação de aterros e compactação do solo, garantindo melhores condições de trafegabilidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, “o prefeito Marcio Gonçalves está acompanhando, tanto pela central de monitoramento quanto a campo, a execução das ações emergenciais, além de articular apoio junto às esferas de governo para minimizar os impactos causados nas estradas rurais durante o período chuvoso. Ele nos determinou total assistência e apoio para que os produtores não deixem de escoar sua produção.”

As ações seguem avançando conforme o planejamento técnico e a urgência das demandas, assegurando suporte ao setor produtivo e à população rural.

As Linhas 38, Páscoa, Cachoeirinha e entrada do Travessão 45 foram atendidas.

Ver Mais

Mais Vistas