Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

Prefeito Sinvaldo apresenta proposta ao SINTEP

Comissão Especial deverá ser criada para estabelecer ferramentas que viabilizem o pagamento do Piso Nacional aos profissionais do Apoio Educacional.

Acidente kelvin
Foto: Divulgação

A convite do Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, participaram de uma importante reunião de trabalho na tarde desta terça-feira (24), os representantes do SINTEP – professores e profissionais do apoio educacional.

Esteve em pauta a criação de uma ‘Comissão Técnica Especial’ envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, Câmara de Vereadores, Funcionários do Apoio Educacional, Recursos Humanos e Secretaria Municipal de Educação.

A missão e finalidade desta comissão mista será o desenvolvimento no prazo de 30 dias de um Relatório Sistemático de Pessoal, ou seja, irá realizar uma minuciosa vistoria com relação ao quadro de servidores efetivos e contratados em toda rede municipal de ensino Peixotense.

O intuído será diagnosticar distorções relativas ao número excessivo de contratados, melhorar a dinâmica de serviços do funcionalismo e promover um enxugamento imediato, visando diminuir os impactos no índice de gastos com pessoal, viabilizar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e possibilitar a recomposição de perdas salariais e até mesmo o pagamento do Piso Nacional aos trabalhadores do apoio educacional – vigias, merendeiras, secretários administrativos, bibliotecários, entre outros.

“A administração tem até o dia 31 de maio (Data Base) para buscar ferramentas e mecanismos legais no sentido de possibilitar, não só a recomposição salarial, mas se houver viabilidade jurídica e financeira, a efetiva ampliação do pagamento do Piso Nacional dos Professores aos servidores do Apoio Educacional. Existe com absoluta certeza, vontade política deste Governo Municipal. Para tanto convidei a categoria para que unidos façamos acontecer esta proposta, desenvolvendo um relatório situacional do quadro de funcionários da rede municipal e promovendo os enxugamentos necessários e possíveis, sem agravados aos direitos dos trabalhadores e a legislação vigente. Não tenho dúvidas de que esse diagnóstico feito de forma participativa, coletiva, transparente e coerente pelos entes envolvidos poderá contribuir relevantemente com a viabilidade deste propósito comum, que é justamente a equiparação salarial”, destacou o Prefeito Sinvaldo Santos Brito.  

O Presidente do SINTEP, Fernando Alves, disse que a reunião de trabalho foi muito produtiva e serviu para nortear os caminhos que a categoria deverá tomar em relação a greve deflagrada no último dia 13 de fevereiro. Um dos tópicos da pauta reivindicatória foi acolhida, a que diz respeito a atualização dos subsídios dos profissionais do magistério em 13,01% e consequentemente o cumprimento da Lei do Piso Nacional dos Professores, estabelecido pelo Ministério da Educação. 

O item concernente a ampliação do pagamento do piso nacional aos demais profissionais do apoio educacional está se esbarrando nas exigências da Lei Complementar Nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente no que tange a limitação de gastos públicos com pessoal e que implique no aumento de despesa. 

“A criação desta Comissão Especial é bem vinda e salutar para sanarmos situações distorcidas no contexto de excesso de servidores contratados na rede municipal de educação. Temos urgentemente que encontrar o equilíbrio e aprimorar todas as ações que viabilizem a manutenção dos índices de gastos com pessoal em condições favoráveis a aplicação do piso nacional aos demais servidores da educação. Mas, a administração publica também deverá cortar na carne e conter os gastos nas demais pastas para que os resultados sejam satisfatórios e positivos”, argumentos o Presidente do SINTEP, Fernando Alves.

Dentre os assuntos abordados na reunião de trabalho estão:

- Adequações ao PCCS
- Nivelamento do Número de Alunos Município e Estado
- Aperfeiçoamento das Gestões Escolares
- Melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB)
- Plano Municipal de Educação

A proposta apresentada pelo Prefeito Sinvaldo Santos Brito deverá ser levada ao conhecimento da categoria em Assembleia Geral a ser realizada na manhã desta quarta-feira (25) nas dependências da Escola Municipal Jardim das Flores, localizada no Bairro Liberdade. Oportunidade em que decidirão pela continuação ou paralização da greve. 

Estiveram presentes na audiência o Secretário de Educação, Arlindo Neris Alves, Secretário de Administração, Charles Fumieri, Técnicos do Setor de Contabilidade, Controlador Geral e a Assessoria Jurídica Pública Municipal. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas