Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

Greve na Educação Matupaense

Sintep não aceita resposta do Prefeito Valter Miotto Ferreira e Greve dos Profissionais da Educação continua por tempo indeterminado.

Policial
Foto: Divulgação

Os profissionais da educação de Matupá decidiram em Assembleia Geral pela continuação do movimento grevista iniciado em 05 de março, até que o Prefeito Valter Miotto Ferreira (PMDB) deixe expressado de forma oficial diante da categoria e da população seu posicionamento e proposta em relação aos pleitos formulados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público – SINTEP. 

Dentre os pleitos estão: 
 
Aplicação do índice de 13,01% determinado pelo MEC para todos os Profissionais da Educação Matupaense retroativo a Janeiro/2015.

Formação de Comissão Especial para promoção de readequações no Plano de Cargos, Carreira e Salários.

Enquadramento de todos os servidores da educação no PCCS e inserção do mesmo no Plano Municipal de Educação.

Segundo a Presidente do SINTEP, Regielma Bentes Nascimento, o Prefeito Valter Miotto Ferreira, não cita no ofício encaminhado à classe nesta quarta-feira (10), os percentuais de reajuste e a formalização de garantias aos professores, técnicos administrativos e apoio educacional. “O prefeito está diferenciando os servidores que atuam na rede pública. Todos nós somos profissionais da educação e temos a obrigação de zelar pelos nossos direitos. Não vamos aceitar que o Chefe do Executivo fique se esquivando diante dos pleitos apresentados. Os recursos existem através do repasse do MEC através do FUNDEB à Prefeitura Municipal. Precisamos não apenas de respostas, mas de propostas palpáveis. Algo que ainda não aconteceu até o momento, daí a manutenção da greve”, destacou Regielma Bentes.

Informações preliminares dão conta de que denúncias estarão sendo encaminhadas ao Ministério Público Estadual sobre a precariedade do atendimento nas unidades escolares neste período de greve, pois alguns servidores não aderiram a mobilização, mas diante do número insuficiente de profissionais para atender as necessidades dos alunos, é notória a deficiência de diversos serviços, tais como: limpeza, transporte e merenda escolar.

“Respeitamos o direito daqueles que optaram por não aderir ao movimento, mas não podemos aceitar que devido a pressão do Poder Executivo Municipal nossas crianças, adolescentes e jovens sejam atendidas nas escolas de forma precária e prejudicial ao seu aprendizado”, enfatizou Regielma Bentes.

Ela lembrou que a greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição Federal Brasileira de 1988, e que hoje é realizada pelos profissionais da educação de Matupá visando especificamente a melhoria salarial, das condições de trabalho e dos direitos trabalhistas por meio do PCCS.

“É importante que a comunidade saiba que no ofício encaminhado ao SINTEP pelo Prefeito Valter Miotto Ferreira, ele determina que retornemos a sala de aula em 24 horas com a ameaça de descontar dos salários dos profissionais grevistas os dias não trabalhados. A nossa greve é pacífica, democrática e legal, e aprovada pelos meios institucionais vigentes. Não temos o porquê nos intimidar diante de nossos direitos”, enfatizou a Presidente do SINTEP, Regielma Bentes Nascimento. 

O Sindicato dará continuidade aos estudos sobre as alterações e adequações no PCCS da Educação e aguardará uma proposta mais contundente por parte do Prefeito Municipal sobre a pauta reivindicatória da categoria. Existem rumores de que caso não haja um diálogo aberto, participativo e democrático conveniente para ambas as partes, os professores poderão promover um manifesto em frente a Prefeitura de Matupá que está localizada na Avenida Hermínio Ometto.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

Ver Mais

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas