Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

SME de Cáceres e CEFAPRO formalizam parceria para Formação Continuada

Esteve na pauta de discussão, a implementação de uma proposta de formação mais humana, atualizada e que atenda os anseios dos Profissionais da Educação.

SME de Cáceres e CEFAPRO formalizam parceria para Formação Continuada
Foto: Reunião de Trabalho SME e CEFAPRO

Aconteceu nesta quarta - feira (08) reunião de trabalho na sede da Secretaria Municipal de Educação - SME - Cáceres/MT. Estiveram presentes os professores membros da Comissão de Formulação da Proposta de Formação Continuada para Diretores, Coordenadores, Professores e ADIS da Rede Pública Municipal de Ensino.

Esteve na pauta de discussão, a implementação de uma proposta de formação mais humana, atualizada e que atenda os anseios dos Profissionais da Educação. A SME entende que o professor precisa ressignificar-se para proporcionar a melhor aprendizagem aos seus alunos.

As representantes do CEFAPRO/CAC-MT, Professoras Roseli Lima  e Gleice Alcântara, nortearam os debates, e de forma direta instigaram os participantes, perguntando: "Estamos satisfeitos com a forma que ensinamos?"

A Professora Roseli Lima parabeniza a Secretaria de Educação pela louvável iniciativa de trabalhar democraticamente a normatizacão desta proposta, que irá contribuir em muito ao fazer pedagógico na escola, consequentemente na sala de aula. Segundo ela, nesse processo o foco é sanar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

Cita: Francesc Imbernon - filósofo que preocupado com essa formação. "É preciso partir do fazer pedagógico  para melhorar a teoria e prática do estudante, numa dialética Ação – Reflexão, reflexão sobre a reflexão na ação.”

A menção foi feita pela Professora Gleice Alcântara, que enfatizou a necessidade premente da mudança de paradigma, comportamento e atitude dos profissionais da Educação. Principalmente o professor.

As representantes do Centro de Atualização e Formação dos Profissionais da Educação também contextualizaram as políticas públicas vigentes para o setor educacional, que irão fundamentar o trabalho da Comissão de Estudos e a efetiva implementação da proposta.

"O que  fazer diante de tantas mudanças do mundo atual?", questionou a Professora Roselí ao classificar a mudança de paradigmas como um desafio,  questão de sobrevivência do professor/educação.

A mesma finalizou apontando que a troca de ideias, experiencias, compartilhamento, sugestões, apontamentos, ações múltiplas e as parcerias entre Secretaria de Educação Cacerense e o CEFAPRO serão essenciais para consolidação das Políticas Públicas Educacionais no contexto municipal e estadual.

A Coordenadora Municipal Pedagógica, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, agradeceu as palestrantes,  e a parceria com o CEFAPRO, dizendo que essa é umas das muitas trocas de experiências que irão acontecer nesse ciclo até chegar o produto final. - Normatizacão da Formação Continuada no Município de Cáceres.

“A interação pedagógica entre docentes, a adoção de tecnologias inovadoras em sala de aula e a abertura de possibilidades para a realização de capacitações e formações de nossos professores e profissionais da rede municipal, são metas prioritárias da Secretária de Educação, Eliene Liberato frente a pasta, e visam o aprimoramento do trabalho pedagógico e garantia a todos do acesso a educação municipal pública de excelência”, comentou a coordenadora pedagógica, Luzinete.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Esportes

Reinaugurada a Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo

Espaço que volta a ocupar posição de destaque como uma das principais referências em infraestrutura esportiva da região e de Mato Grosso.

Reinaugurada a Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo
Foto: Filhos do Saudoso Assis Tenório

A noite desta sexta-feira (02) entrou para a história do esporte de Peixoto de Azevedo com a reinauguração da Vila Olímpica, espaço que volta a ocupar posição de destaque como uma das principais referências em infraestrutura esportiva da região e de Mato Grosso.

A solenidade contou com a presença do ex-deputado federal Rogério Silva, autor da emenda parlamentar que viabilizou a construção do complexo esportivo em 1999. Mais de duas décadas depois, ele retornou ao local para prestigiar a entrega de uma estrutura completamente reformada, ampliada e modernizada.

A programação teve início com a chegada das autoridades ao complexo a bordo do ônibus executivo da SEMELPA, seguida pelo descerramento da placa inaugural no hall de entrada e pela apresentação oficial das melhorias realizadas no ginásio de esportes.

A celebração também marcou a abertura oficial da Copa Comércio 2026, competição que reúne mais de 80 equipes e aproximadamente 1.200 atletas nas categorias fraldinha, sub-13, sub-15, livre feminino, livre masculino e servidor público. A noite contou ainda com a participação especial do ex-jogador Nélio, camisa 10 do Flamengo na histórica geração pentacampeã brasileira.

O ginásio passou a contar com piso emborrachado, novas cabines de imprensa, climatização, área de alimentação, acessibilidade, banheiros e vestiários climatizados, amplo setor administrativo, espaço destinado às artes marciais e oficinas esportivas, moderna fachada e estacionamento pavimentado.

“Estamos devolvendo à população uma Vila Olímpica à altura da história de Peixoto de Azevedo. Resgatamos o valor deste espaço, que sempre foi um dos grandes palcos esportivos de Mato Grosso, e agora oferecemos uma estrutura moderna, preparada para fortalecer nossas modalidades, ampliar os projetos esportivos e contribuir para a formação de novos atletas e campeões. É um investimento que transforma a vida dos nossos jovens, das famílias e de toda a comunidade peixotense”, destacou o prefeito Paulistinha.

Ver Mais

Política

Gleison Noleto eleito Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo

A nova Mesa Diretora assumirá a responsabilidade de conduzir administrativa, política e institucionalmente o Poder Legislativo durante o biênio 2027-2028

Gleison Noleto eleito Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo
Foto: Mesa Diretora e Vereadores Apoiadores

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira, 29 de setembro, a Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo elegeu o vereador Gleison Noleto para a Presidência do Poder Legislativo no biênio 2027-2028.

A votação contou com a presença dos 13 vereadores, além de lideranças comunitárias, representantes de segmentos da sociedade organizada, servidores públicos, imprensa e membros da comunidade que acompanharam a definição da nova Mesa Diretora.

Parlamentar em seu segundo mandato eletivo, Gleison Noleto encabeçou a Chapa 01, que recebeu sete votos, alcançando a maioria necessária para conduzir o Parlamento Peixotense nos próximos dois anos. A disputa ocorreu com a Chapa 02, liderada pela vereadora Margarete Cavallini, seguindo os procedimentos previstos no Regimento Interno da Casa de Leis.

Além de Gleison Noleto, manifestaram voto favorável à Chapa 01 os vereadores Evandro Kommers, Rosângela Matos Dias, Eliege Krul, Daniel Bom Ami Rozanti, Warley Siqueira e Thawê Dorta.

Nova Mesa Diretora – Biênio 2027-2028

Presidente: Gleison Noleto
Vice-Presidente: Daniel da Master
2º Vice-Presidente: Evandro Kommers
1º Secretário: Thawê Dorta
2ª Secretária: Eliege Krul

A nova Mesa Diretora assumirá a responsabilidade de conduzir administrativa, política e institucionalmente o Poder Legislativo durante o biênio 2027-2028, período em que estarão entre os desafios o fortalecimento da atividade parlamentar, a participação da sociedade nas discussões de interesse coletivo, a transparência dos atos legislativos e o diálogo institucional entre os poderes e a comunidade.

Após a votação, Gleison Noleto agradeceu aos vereadores que confiaram à Chapa 01 a condução da Câmara Municipal e destacou o compromisso de exercer a Presidência com responsabilidade, independência, respeito ao Regimento Interno e às diferentes posições políticas representadas no Parlamento.

Ver Mais

Matupá

AMEC recebe curso de produção de ração para aves

Para as pequenas propriedades rurais, a criação de aves pode representar uma alternativa para o autoconsumo, comercialização de ovos e carne e geração complementar de renda.

AMEC recebe curso de produção de ração para aves
Foto: Divulgação

Mulheres da agricultura familiar participaram de mais uma importante ação de capacitação profissional voltada à diversificação da produção e geração de renda no campo. Associadas da AMEC – Associação das Mulheres em Campo participaram do Curso de Produção de Ração para Aves, oferecido pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural.

A capacitação reuniu atividades teóricas e práticas, proporcionando às agricultoras conhecimentos sobre seleção e utilização de matérias-primas, formulação e balanceamento nutricional das rações, pesagem dos ingredientes, moagem, mistura, armazenamento e fornecimento adequado da alimentação, considerando as diferentes fases de desenvolvimento das aves.

Para as pequenas propriedades rurais, a criação de aves pode representar uma alternativa para o autoconsumo, comercialização de ovos e carne e geração complementar de renda.

Nas Glebas União e Padovani, onde as associadas da AMEC desenvolvem diferentes atividades ligadas à agricultura familiar, o conhecimento adquirido poderá contribuir para fortalecer e diversificar ainda mais a produção. A fabricação da própria ração permite maior controle sobre a alimentação das aves e pode ajudar na redução dos custos de criação quando realizada com planejamento e orientação técnica.

Ver Mais

Mais Vistas