Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

SME de Cáceres e CEFAPRO formalizam parceria para Formação Continuada

Esteve na pauta de discussão, a implementação de uma proposta de formação mais humana, atualizada e que atenda os anseios dos Profissionais da Educação.

SME de Cáceres e CEFAPRO formalizam parceria para Formação Continuada
Foto: Reunião de Trabalho SME e CEFAPRO

Aconteceu nesta quarta - feira (08) reunião de trabalho na sede da Secretaria Municipal de Educação - SME - Cáceres/MT. Estiveram presentes os professores membros da Comissão de Formulação da Proposta de Formação Continuada para Diretores, Coordenadores, Professores e ADIS da Rede Pública Municipal de Ensino.

Esteve na pauta de discussão, a implementação de uma proposta de formação mais humana, atualizada e que atenda os anseios dos Profissionais da Educação. A SME entende que o professor precisa ressignificar-se para proporcionar a melhor aprendizagem aos seus alunos.

As representantes do CEFAPRO/CAC-MT, Professoras Roseli Lima  e Gleice Alcântara, nortearam os debates, e de forma direta instigaram os participantes, perguntando: "Estamos satisfeitos com a forma que ensinamos?"

A Professora Roseli Lima parabeniza a Secretaria de Educação pela louvável iniciativa de trabalhar democraticamente a normatizacão desta proposta, que irá contribuir em muito ao fazer pedagógico na escola, consequentemente na sala de aula. Segundo ela, nesse processo o foco é sanar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

Cita: Francesc Imbernon - filósofo que preocupado com essa formação. "É preciso partir do fazer pedagógico  para melhorar a teoria e prática do estudante, numa dialética Ação – Reflexão, reflexão sobre a reflexão na ação.”

A menção foi feita pela Professora Gleice Alcântara, que enfatizou a necessidade premente da mudança de paradigma, comportamento e atitude dos profissionais da Educação. Principalmente o professor.

As representantes do Centro de Atualização e Formação dos Profissionais da Educação também contextualizaram as políticas públicas vigentes para o setor educacional, que irão fundamentar o trabalho da Comissão de Estudos e a efetiva implementação da proposta.

"O que  fazer diante de tantas mudanças do mundo atual?", questionou a Professora Roselí ao classificar a mudança de paradigmas como um desafio,  questão de sobrevivência do professor/educação.

A mesma finalizou apontando que a troca de ideias, experiencias, compartilhamento, sugestões, apontamentos, ações múltiplas e as parcerias entre Secretaria de Educação Cacerense e o CEFAPRO serão essenciais para consolidação das Políticas Públicas Educacionais no contexto municipal e estadual.

A Coordenadora Municipal Pedagógica, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, agradeceu as palestrantes,  e a parceria com o CEFAPRO, dizendo que essa é umas das muitas trocas de experiências que irão acontecer nesse ciclo até chegar o produto final. - Normatizacão da Formação Continuada no Município de Cáceres.

“A interação pedagógica entre docentes, a adoção de tecnologias inovadoras em sala de aula e a abertura de possibilidades para a realização de capacitações e formações de nossos professores e profissionais da rede municipal, são metas prioritárias da Secretária de Educação, Eliene Liberato frente a pasta, e visam o aprimoramento do trabalho pedagógico e garantia a todos do acesso a educação municipal pública de excelência”, comentou a coordenadora pedagógica, Luzinete.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução.

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais
Foto: Tubos sendo montados

O Prefeito Paulistinha viabilizou junto à Sinfra-MT a liberação de tubos de aço corrugado de alto impacto, que já começaram a ser montados pela Secretaria Municipal de Obras. As estruturas, com 3 metros de diâmetro, serão implantadas nos antigos pontilhões de madeira das estradas rurais do distrito de União do Norte.

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução. A iniciativa vai eliminar um dos maiores problemas enfrentados durante o período chuvoso: o transbordamento da água, que frequentemente deixa pontes submersas e comunidades isoladas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 6 redes de tubulação de aço, com vida útil superior a 50 anos. Após a conclusão deste estágio inicial de infraestrutura, o Governo de Mato Grosso já se comprometeu em continuar fornecendo os materiais à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, até que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeira sejam totalmente substituídos.

O prefeito destacou a relevância estratégica da ação:
“Este investimento garante estradas seguras o ano inteiro, fortalecendo o setor agropecuário, mineral, madeireiro, a agricultura familiar e todas as cadeias produtivas que geram empregos, renda e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

A obra representa um avanço histórico em infraestrutura rural para Peixoto de Azevedo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração das comunidades do campo.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Bela Vista recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica

Com homens e máquinas trabalhando intensamente, a população está cada vez mais próxima de conquistar uma infraestrutura de qualidade, melhorando a qualidade de vida de todos.

Bela Vista recebe obras de drenagem e pavimentação asfáltica
Foto: Pavimentação Bela Vista

A Secretaria de Obras segue firme na execução das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Bairro Bela Vista, aproveitando os intervalos de trégua da chuva.

Com homens e máquinas trabalhando intensamente, a população está cada vez mais próxima de conquistar uma infraestrutura de qualidade, melhorando a qualidade de vida de todos.

Essa importante obra foi resgatada pelo Prefeito Paulistinha, com o apoio do Governador Mauro Mendes, Vice-governador Otaviano Pivetta e Deputado Dilmar DalBosco. O que antes era descaso, agora se transforma em desenvolvimento para a comunidade do Bairro Bela Vista que margeia a rodovia BR-163.

Ver Mais

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas