Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

Sintep convoca professores para greve geral a partir do dia 20

Sintep/MT deve aprovar no próximo dia 20 greve geral por tempo indeterminado.

Sintep convoca professores para greve geral a partir do dia 20
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) deve aprovar no próximo dia 20 greve geral por tempo indeterminado.

A decisão de convocar a categoria ocorreu nesta segunda-feira (13) após uma reunião entre a diretoria do Sindicato e representantes do governo.  A reunião conduzida pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra Guimarães, e a secretária de Estado de Educação, Mariaoneide Kliemaschewsk, não apresentou propostas para atender a demanda, segundo sindicalistas.

O Sintep comunicou que a ausência de proposta e argumentos sustentáveis para garantir o cumprimento do percentual da Lei 501/2013, apontam para a iminência da greve geral por tempo indeterminado, na rede estadual, a partir de 20 de maio.

O presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, alertou que categoria estará em assembleia geral, com indicativo de greve, no próximo dia 20 e o governo deverá minimamente apresentar um documento formalizando a resposta às pautas. “O cumprimento do repasse da Lei 510/2013 para 2019 deve estar assegurado no salário de Maio. Caso contrário os profissionais não aceitarão ser penalizados”, advertiu Valdeir.

Segundo argumentaram os dirigentes, os recursos da educação são suficiente para o pagamento dos 7,69% da Lei 510/2013, bastando que o governo cumpra  o artigo 245 , no seu parágrafo 3º, que resguarda os recursos  da Educação nos casos de anistia ou incetivos fiscais. 

O estado registra crescimento na arrecadação superando a previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA), feita em janeiro, destacou o secretário de Finanças do Sintep/MT, Orlando Francisco. “O argumento de crise não convence, falta prioridade nos investimentos”, argumentou.

Assuntos também discutidos em reunião:

Concurso público – Em cumprimento a cobrança do Ministério Público a Seduc-MT conclui o levantamento de demanda de vagas livres para realizar a convocação do cadastro de reserva dos homologados ainda este ano, para o ingresso no ano letivo de 2020.

Infraestrutura das escolas – A Seduc-MT dispõe de R$ 35 milhões conseguidos da Assembleia Legislativa para obras em escolas. São cerca de 470 unidades, das quais 40 escolas na capital estão dentro de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPE e Tribunal de Contas, para serem viabilizadas nos próximos 4 anos. As demais o Sintep/MT exige um cronograma de reformas.

1/3 de férias para os contratados – O governo informou que fará o pagamento das férias de 2019

Licenças Prêmio e para Qualificação – Em cumprimento ao decreto nº 90 de 16 de abril de 2019, a Seduc já autorizou e fez o encaminhou para publicação.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

Formação Pedagógica envolve todas as redes de ensino de Matupá

A Pedagoga e Escritora Regina Shudo foi a palestrante oficial do encontro que reuniu mais de 350 professores Matupaenses

Formação Pedagógica envolve todas as redes de ensino de Matupá
Foto: Palestrante Regina Shudo

A Secretaria de Educação de Matupá promoveu mais um curso de formação, desta vez envolvendo todas as creches e escolas municipais, estaduais e particulares, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

O evento aconteceu no Tatersal do Parque de Exposições e contou com a participação de mais de 400 professores, auxiliares de sala, coordenadores e diretores dos estabelecimentos de ensino.

No dispositivo de honra a Secretária de Educação e os representantes do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica Estadual, Conselho Municipal de Educação e Diretores das Redes.

Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro, as crianças da Creche Tia Celcita Pinheiro encantaram o público com a apresentação cultural ‘Pano Encantado’.

As personalidades fizeram uso da palavra para destacar a importância dos cursos de formação, pois potencializam nos professores a busca da inovação de suas práticas pedagógicas influenciando os alunos a construírem o conhecimento, e não apenas o acúmulo de informações em sala de aula.

A SMED de Matupá trouxe a renomada Pedagoga e Escritora, Regina Shudo para ministrar a capacitação e formação. Com seus mais de 32 anos de atuação na área educacional, já realizou cerca de 1.000 encontros, cursos e palestras educacionais em todo Brasil.

Por meio de recursos áudio visuais, trabalhos em grupo, dinâmicas, utilização de acervo literário e outras ferramentas, a palestrante tratou da linguagem oral e a aproximação da linguagem escrita na educação infantil - povoando a mente infantil com a inserção de contos, músicas e brincadeiras.

Para Prefeitura de Matupá a unificação das redes municipal, estadual e particular nas estratégias de formação de professores contribui diretamente na qualidade da educação, permitindo que o educador agregue conhecimento capaz de gerar transformação e impacto nos contextos profissional e escolar, aperfeiçoando as suas metodologias pedagógicas e promovendo o protagonismo dos estudantes, dando mais ênfase e atratividade ao processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Continue Lendo

Peixoto de Azevedo

Prefeitura de Peixoto faz terraplenagem da Rua Zé Doca

Serão cerca de 8.000 metros quadrados de pavimentação nesta via que liga os Bairros Bela Vista e Alvorada

Prefeitura de Peixoto faz terraplenagem da Rua Zé Doca
Foto: Terraplenagem Rua Zé Doca

A Secretaria de Obras e Urbanismo de Peixoto de Azevedo deu início as obras de terraplenagem na Rua Zé Doca nas duas laterais da rodovia BR-163, ou seja, nos Bairros Bela Vista e Alvorada.

Serão investidos recursos próprios na pavimentação desta via que liga a paralela a serrinha do Bela Vista contemplando residências, estabelecimentos comerciais e a Creche Pro Infância que deverá ser inaugurada em meados de julho e agosto de 2019.

O projeto de infraestrutura urbana da Rua Zé Doca será executado com os maquinários e mão-de-obra da Secretaria de Obras e vem para complementação das obras de asfaltamento de ruas transversais do Bairro Alvora que ligam a Torneadora Universal, Vila Olímpica, Hospital Municipal e o Estádio Morada do Ouro.

Os serviços iniciais de preparação da base, bota-fora de material, recomposição do aterro da pista e nivelamento começaram a ser desenvolvidos para posterior compactação e aplicação da capa asfáltica.

Nesta região serão praticamente 8.000 M² de asfaltamento de vias públicas que eliminarão a poeira na estiagem, o lamaçal na época de chuvas e impactarão na valorização dos imóveis, no aspecto visual da cidade e na qualidade de vida dos Peixotenses.

Continue Lendo

Matupá

Grupo Tibanaré realiza oficina de teatro em Matupá

Em parceria com a Secretaria de Cultura mais de 25 pessoas participaram da capacitação cênica.

Grupo Tibanaré realiza oficina de teatro em Matupá
Foto: Oficina de Teatro

A Secretaria de Cultura de Matupá realizou em parceria com o Projeto Circula MT e o ‘Grupo Teatral Tibanaré’ uma importante Oficina Cênica envolvendo cerca de 25 crianças, adolescentes, jovens e adultos com grande potencial e vocação para o teatro.  

O evento aconteceu no último domingo (19) na sede da secretaria, localizada na Avenida Hermínio Ometto, e foi ministrado pelo Diretor e Ator, Jefferson Jarcem.

Na prática foram desenvolvidas técnicas de conhecimento das linguagens teatrais, exercícios e atividades motoras, interpretação, comunicação, criatividade, rapidez de raciocínio, expressividade, construção de personagens, trabalho em equipe, entre outras.

A Oficina de Teatro do Grupo Tibanaré foi totalmente gratuita aos participantes e durou cerca de três horas extremamente produtivas. Segundo a Secretária de Cultura Matupaense, Wânia Becker, os participantes ampliaram a capacidade de comunicação, que é muito importante durante a apresentação de um espetáculo, mas também no mercado de trabalho, e nas relações sociais como um todo.

“Nossa missão é disseminar a arte e a cultura, e em Matupá encontramos fortes parceiros. Toda oficina foi prática, proporcionando aos futuros atores e atrizes uma gama de exercícios que irão aprimorar sua atuação cênica: a sensibilização, a desinibição, afetividade, equilíbrio, auto-identidade, auto-expressão, espírito de grupo, enfim, o aproveitamento foi total e isso irá refletir nas cenas de teatro por meio da interação com o público”, disse o Diretor Jefferson Jarcem.

Continue Lendo

Mais lidas da semana