Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

Em MT, mais de 100 mil farão Enem em 52 cidades

No Estado, cerca de 98 mil optaram pela prova impressa e 28 mil farão de forma digital.

Em MT, mais de 100 mil farão Enem em 52 cidades
Foto: Ilustração

Mais de 100 mil vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso. Para quem optou pela prova impressa, a primeira acontece neste domingo (17). São previstos dois dias de provas, sendo a segunda aplicada em 24 de janeiro nas mais de 192 escolas da rede estadual, cedidas pela Secretária de Estado de Educação, em 52 municípios.

Com o adiamento do Enem, devido aos casos de Covid-19, que seria realizado ano passado, o Enem 2021 ainda não tem data confirmada. No Estado, cerca de 98 mil optaram pela prova impressa e 28 mil farão de forma digital.

É primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza a modalidade digital e as provas serão aplicadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os inscritos devem ficar atentos aos locais de provas, chegar com antecedência ao fechamento dos portões. Em Mato Grosso, os portões fecham às 12h e as provas iniciam às 12h30. No primeiro dia, os participantes têm até 18h e, no segundo, até 17h30.

Outro alerta é para quem optou pela versão digital que também deve consultar o local onde será aplicada. Clique aqui para consultar a Página do Participante.

O município de Cuiabá informou que as unidades do município não serão locais de provas e o Município não recebeu nenhuma notificação sobre o caso. Contudo, a assessoria informou que cabe a Cuiabá estabelecer as medidas de biossegurança a serem cumpridas, o que tem sido feito por meio dos decretos editados.

Nesse caso, por exemplo, existem determinações como uso obrigatório de máscara, limitação do número de pessoas nas salas, distanciamento entre uma cadeira, disponibilização de álcool 70% ou produto semelhante para higienização.

Já a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), informou que neste ano, pela segunda vez, as provas não  vão ocorrer em nenhum dos campi.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários

Agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários
Foto: Reunião Cacique Raoni

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu em seu gabinete o líder indígena Cacique Raoni, em uma agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Durante o encontro, foram debatidas pautas estratégicas, entre elas a transferência ou cessão de terrenos da FUNAI no perímetro urbano para a construção da Casa de Apoio à Saúde Indígena, iniciativa já autorizada pelo órgão federal. Também estiveram em discussão o apoio da Prefeitura na disponibilização de mantimentos alimentícios, a recuperação da pista de pouso em território indígena e a abertura de aproximadamente 50 quilômetros de estrada, obra que garantirá acesso à Aldeia Metuktire, que atualmente abriga mais de 400 habitantes e atualmente o acesso pode ser feito apenas de barco e de avião.

O prefeito Paulistinha informou que solicitará a interlocução do deputado federal Emanuelzinho junto à Presidência da República e aos órgãos ambientais, visando a liberação e autorização necessárias para que a Prefeitura execute as obras reivindicada a décadas pelos indígenas.

Segundo o gestor, a conclusão dessas ações facilitará o acesso ao território indígena e permitirá a ampliação de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura familiar indígena, abastecimento de alimentos, entre outras.

Ao final, o prefeito reafirmou seu apoio governamental aos povos originários, destacando que os compromissos assumidos fazem parte de seu Plano de Trabalho. “Nosso governo acredita no diálogo, no respeito e na construção conjunta de soluções que garantam dignidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades indígenas”, enfatizou Paulistinha.

Ver Mais

Matupá

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município

A Secretaria de Agricultura também já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município
Foto: Produção de Silagem

A Secretaria Municipal de Agricultura de Matupá iniciou o ano intensificando as ações de apoio aos produtores de leite das chácaras, sítios e assentamentos rurais, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar. Por meio do Programa Porteira a Dentro, a Prefeitura está disponibilizando trator, carreta, ensiladeira, pá carregadeira e outros implementos agrícolas para auxiliar na preparação da silagem destinada ao gado leiteiro.

A produção de silagem é uma atividade fundamental para garantir alimento de qualidade ao rebanho, especialmente nos períodos de estiagem, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade do leite, a redução de custos para o produtor e a manutenção da renda no campo.

Além disso, a Secretaria de Agricultura já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais, beneficiando produtores do entorno da cidade. Essa ação facilita o preparo das áreas de plantio, melhora as condições do solo, otimiza o uso das áreas produtivas e fortalece a produção agrícola.

As iniciativas fazem parte das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar desenvolvidas pela gestão do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto, que têm priorizado investimentos no setor rural. O resultado desse trabalho se reflete no desenvolvimento do campo, no fortalecimento da economia local e no crescimento sustentável da cidade de Matupá.

“Agradeço imensamente os profissionais, colaboradores e equipe de trabalho da Secretaria de Agricultura. Estamos disponibilizando maquinários, implementos, insumos e outros materiais e eles fazem tudo acontecer nas chácaras produtivas, Flor da Serra e Alto Alegre, Glebas União e Padovani e no suporte as Aldeias Indígenas. Esse mérito é coletivo e o melhor impacta diretamente na ampliação da produção e qualidade dos alimentos”, disse o Prefeito Bruno Mena.

Gradeamento de Áreas

Ver Mais

Mais Vistas