Redes Sociais
Redes Sociais

Educação

Inaugurada a Creche Pró Infância 'Tio Toninho'

Creche do Bairro Bela Vista foi inaugurada para atender mais de 240 crianças

Inaugurada a Creche Pró Infância 'Tio Toninho'
Foto: Creche Tio Toninho
Foi inaugurada oficialmente a Creche Pro Infância ‘Antônio Francisco dos Santos’ no Bairro Bela Vista. Uma obra inacabada recebida pelo Prefeito Maurício Ferreira de Souza e que foi retomada e concluída dentro dos padrões do FNDE/Ministério da Educação.
 
Participaram do ato inaugural o Senador Carlos Fávaro, Deputado Federal Neri Geller, Deputado Estadual Nininho, Vereadores, Secretários, Pais e Responsáveis, Servidores da Unidade Escolar e a Imprensa.
 
 
A Ex-Vereadora e Enfermeira, Elizabeth Santos, representou a família do saudoso ‘Toninho Garimpeiro’ que foi homenageado com a nomenclatura da creche. Um justo reconhecimento pelo seu pioneirismo e exemplo de vida juntamente com a esposa, Professora Nadir Padilha e seus cinco filhos. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele sempre esteve presente solidariamente nas ações sociais e comunitárias, ajudando nas obras de construção da igreja matriz, implantando um abrigo para crianças e adolescentes, os chamados ‘Filhos do Garimpo’, cooperando diariamente com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da extração de ouro e quando solicitado estendeu a mão e abriu as portas de sua casa e de sua vida para quem dele precisa-se. Antônio Francisco dos Santos foi um ser humano de coração justo, nobre, puro, verdadeiro e fraterno. A prova inequívoca foi a doação feita pela família da área onde foi edificada a Creche Pro Infância Bela Vista.
 
Após um breve histórico da trajetória de ‘Toninho Garimpeiro’ foi feito o descerramento da placa de inauguração pelas autoridades que foram recebidas pela Direção, Coordenação e o Corpo Docente do estabelecimento de ensino.
 
 
Em seguida os alunos fizeram uma belíssima apresentação cultural e ocorreu a visitação as dependências da creche que atende atualmente mais de 170 crianças neste ano pandêmico.
 
A Coordenadora, Sula Ortega Bianchi, destacou a coragem e comprometimento da gestão do Prefeito Maurício Ferreira de Souza que teve que promover aditivos para que a obra abandonada e inacabada fosse concluída, impedindo que os recursos públicos fossem desperdiçados diante da necessidade premente de abertura de uma nova creche para atender a demanda.
 
O Prefeito Maurício Ferreira fez uso da palavra e prestou contas dos investimentos superiores a R$ 1,8 milhão na reestruturação do prédio que estava a mais de 10 anos paralisado.
 
 
“Essa obra sofreu inúmeras intervenções para que estivesse pronta para receber mais de 240 crianças. Hoje me orgulho de poder entregar este complexo educacional com salas de aula, berçários, fraldários, brinquedoteca, cozinha e refeitório, sala de reuniões, setor administrativo, despensa, área de serviço, recepção, banheiros, pátio coberto, sala de vídeo, playground, estacionamento e demais repartições. Esse é mais um compromisso que assumimos e que com responsabilidade estamos cumprindo em benefício da educação pública municipal”, enfatizou o Prefeito Peixotense.
 
O parlamentares presentes, Carlos Fávaro, Neri Geller e Nininho se colocaram a disposição no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa para viabilizar melhorias na infraestrutura, aparelhamento e demais projetos e políticas públicas que otimizem a qualidade do processo ensino-aprendizagem da juventude Peixotense.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal.

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km
Foto: Van 0 km adquirida pela saúde

A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição de uma nova Van Sprinter Mercedes-Benz com capacidade para 16 passageiros, destinada ao transporte de pacientes que necessitam realizar consultas, exames e procedimentos especializados nos polos regionais de saúde do Estado de Mato Grosso.

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal. O veículo conta com moderno dispositivo de acessibilidade, incluindo cadeira especial com poltrona móvel, garantindo mais conforto, segurança e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiane Aranda, a aquisição reforça o compromisso da gestão do Prefeito Marcio Gonçalves com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

“Esta van foi adquirida para proporcionar mais conforto, segurança e dignidade aos nossos pacientes durante os deslocamentos para atendimento especializado. Além disso, também será utilizada pelas equipes multidisciplinares nas ações itinerantes desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo o atendimento nas comunidades do município”, destacou a secretária.

A nova logística de transporte contribuirá diretamente para a otimização da saúde pública, garantindo maior agilidade no deslocamento de pacientes e profissionais, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de atendimento das equipes de saúde.

Para o Prefeito Marcio Gonçalves a iniciativa fortalece a rede municipal e assegura que os serviços especializados cheguem com mais eficiência à população, promovendo qualidade, acessibilidade e cuidado humanizado.

Ver Mais

Política

Autismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá

Entrega de Moções de Aplausos às empresas Casa Aurora e Machadão Atacadista

Autismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá
Foto: Molão de Aplaudos ao Machadão Atacadista

A Câmara Municipal de Matupá realizou nesta semana, durante sessão ordinária, a entrega de Moções de Aplausos às empresas Casa Aurora e Machadão Atacadista, em reconhecimento ao compromisso e engajamento com a inclusão social e a valorização das pessoas com deficiência física e dos autistas no mercado de trabalho.

A homenagem foi conduzida pela presidente do Poder Legislativo, Dra. Andréa Varea, que fez a entrega das honrarias aos representantes das empresas, Ronaldo Polizelli, da Casa Aurora, e Talles Rodrigo, do Machadão Atacadista.

As duas conceituadas empresas do ramo supermercadista vêm se destacando por garantir percentuais de vagas exclusivas para pessoas com deficiência física e autistas, promovendo oportunidades de emprego, autonomia financeira e inclusão efetiva no ambiente profissional.

A iniciativa possui grande relevância social, pois contribui significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional desses trabalhadores, fortalecendo a autoestima, a independência e o sentimento de pertencimento à sociedade. Além disso, demonstra o cumprimento da legislação vigente e o compromisso empresarial com a cidadania, a igualdade de oportunidades e a justiça social.

Durante a homenagem, a presidente Dra. Andréa Varea agradeceu aos representantes das empresas pelo exemplo de responsabilidade social e solidariedade, ressaltando que ações como essas fortalecem uma sociedade mais humana, inclusiva e acessível.

Dra. Andréa também felicitou todos os trabalhadores autistas e pessoas com deficiência que diariamente cumprem metas, superam desafios e demonstram sua capacidade no mercado de trabalho Matupaense.

Segundo ela, o exemplo dessas empresas deve servir de inspiração para outros comércios e segmentos empresariais do município, ampliando cada vez mais as oportunidades de inclusão e valorização das pessoas especiais.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo
Foto: Intercooperação Coogavepe Cooperrio

A Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) realizou uma importante reunião de trabalho voltada aos membros da diretoria, assessoria jurídica e equipe administrativa, com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico e aprimorar as ações desenvolvidas no setor mineral. O encontro aconteceu no auditório do Green Palace Hotel, em Matupá.

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim, que ministrou uma palestra abordando temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da atividade mineral.

Entre os assuntos discutidos estiveram o Cooperativismo Mineral, Legislação Ambiental, Produção e Comercialização Mineral, Recuperação de Áreas Degradadas, Mercúrio Zero, Organização da Cadeia Produtiva Mineral, Parcerias Estratégicas Institucionais, além do desenvolvimento de projetos sociais e de educação ambiental.

Gilson Camboim destacou a relevância do modelo cooperativista para a organização do setor. “O cooperativismo mineral promove transparência, segurança jurídica, fortalecimento econômico e maior credibilidade para a atividade garimpeira. Quando os trabalhadores atuam de forma organizada e comprometida com as normas ambientais, demonstram à sociedade que é possível produzir riqueza com responsabilidade e sustentabilidade”, afirmou.

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, ressaltou que a cooperativa possui atuação consolidada nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Nova Guarita, contando atualmente com mais de 70 cooperados ativos e mais de 50 títulos minerários vigentes. Segundo ele, o crescimento da cooperativa está diretamente ligado ao compromisso com a legalidade, a preservação ambiental e a valorização dos trabalhadores do setor.

Ver Mais

Mais Vistas