Redes Sociais
Redes Sociais

ELEIÇÕES 2024

TRE cassa registro de Meraldo Sá e Acorizal terá nova eleição

Meraldo Sá havia sido eleito com 2.543 votos no último dia 15 de novembro.

TRE cassa registro de Meraldo Sá e Acorizal terá nova eleição
Foto: Meraldo Sá - Prefeito Cassado

Por 7 votos a um, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) cassou o registro de candidatura de Meraldo Sá (PSD), prefeito eleito em Acorizal com 48% dos votos. Com isso, uma nova eleição deverá ocorrer no município.  

O julgamento ocorreu no mesmo momento em que Meraldo Sá e os vereadores eleitos da cidade estavam sendo diplomados. Com isso, o diploma do ex-deputado será anulado.  

Meraldo Sá conseguiu concorrer mesmo com os direitos políticos cassados, por causa de uma decisão monocrática do juiz eleitoral Jackson Coutinho, que permitiu a participação no pleito apesar de haver decisão transitada em julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que suspendeu seus direitos políticos por conta de crimes de improbidade administrativa em 2018.

No julgamento desta quarta-feira (16), Coutinho manteve o entendimento de que o recurso de apelação apresentado na ação de improbidade foi julgado deserto, de modo que o trânsito em julgado se deu a partir da interposição do apelo deserto, isto é, em 15 dias depois da publicação da sentença, que ocorreu em 27 de junho de 2013.

Porém, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a defesa coligação adversária, patrocinada pelo advogado Huendel Rolim, afirmou que o julgamento transitou em julgado em 9 de fevereiro de 2018. A decisão aplicou a suspensão dos direitos políticos a Meraldo pelo período de 5 anos, a contar do trânsito em julgado.

O juiz Fábio Henrique abriu divergência e alegou que não caberia à Justiça Eleitoral fazer o marco temporal de quando se iniciou o cumprimento da pena. Ele foi acompanhado pelos juizes Bruno Marques, Gilberto Bussiki, Sebastião Barbosa, e pelos desembargadores Sebastião Monteiro e Gilberto Giraldelli.  

Meraldo foi condenado por improbidade administrativa em uma ação do Ministério Público que o acusou de ter realizado despesas não autorizadas quando era vereador em Acorizal, entre 2001 e 2012.  Consta na denúncia que foram realizadas despesas de pagamento de transporte escolar e jardinagem sem qualquer ligação com os serviços da Câmara de Acorizal.

Meraldo Sá havia sido eleito com 2.543 votos no último dia 15 de novembro.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Esportes

Vereadores defendem melhorias na infraestrutura das quadras de esportes

Quadras do Bairro Mãe de Deus e da Vila Olímpica Peixotense precisam de urgentes investimentos públicos

Vereadores defendem melhorias na infraestrutura das quadras de esportes
Foto: Vereadores na Vila Olímpica
Os vereadores Ismael Filho, Thawe Dorta e Margarete Cavallini estiveram visitando as quadras de esportes da Vila Olímpica e do Bairro Mãe de Deus.
 
O convite partiu da juventude, lideranças comunitárias, dirigentes de times e esportistas.
 
Um forte reclame e reivindicação diz respeito a infraestrutura desses ambientes esportivos, como: precariedade da iluminação, piso da quadra, pintura desgastada, deterioração de alambrados, lixo e matagal, redes e traves danificados, entre outras problemáticas que impedem a pratica saudável das modalidades esportivas de quadra.
 
Thawe Dorta, Margarete Cavallini e Ismael Filho conversaram com moradores, crianças e adolescentes e com os usuários da Vila Olímpica e Quadra do Mãe de Deus e por sua vez estarão emitindo um documento que será encaminhado ao Prefeito Nilmar Miranda e o futuro Secretário de Esportes para que providenciem urgentemente a revitalização desses espaços públicos para que as escolinhas de base sejam desenvolvidas.
 
Os vereadores salientaram que Peixoto é uma cidade formadora de campeões e que as políticas públicas devem ser priorizadas ao incentivo do esporte, cultura e lazer afim de promover desenvolvimento humano e a integração social.
 
“A nossa proposta de trabalho parlamentar está voltada ao esporte e a cultura como ferramentas educacionais e de transformação social nos bairros e comunidades rurais Peixotenses”, disseram os vereadores.
Ver Mais

Social

Calendário de Atividades é definido para Assistência Social Peixotense

Campanhas, Projetos, Mutirões, Atendimento e outras ações estão programadas

Calendário de Atividades é definido para Assistência Social Peixotense
Foto: Reunião SMAS
Aconteceu nesta quarta-feira (15) reunião preparatória e de definição das atividades e ações da Secretaria Municipal de Assistência Social propostas para o ano de 2025 por meio do CRAS, CREAS, SCFV, Bolsa Família, Centro de Convivência dos Idosos e demais órgãos ligados a pasta.
 
Ao longo dos 12 meses deste ano serão realizadas campanhas, mutirões, atendimentos, projetos, capacitações profissionais, visitas domiciliares, parcerias institucionais e demais políticas públicas de cunho social em Peixoto de Azevedo e distrito União do Norte.
 
O calendário promete destacar o município como articulador e promotor de desenvolvimento social com ações diretas e articuladas com outros órgãos públicos e a sociedade, em constante defesa dos direitos, na luta pela reinserção dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
 
“Será um ano proativo e de muitas atividades e ações que contribuem para o reconhecimento dos Direitos Humanos e para o exercício da cidadania. Todos os projetos e programas tem como foco a prevenção e proteção social contra violações dos direitos do cidadão e da família”, disse a Primeira Dama Cristiane Lima.
Ver Mais

Esportes

Equipe de Limpeza e Jardinagem recebe equipamentos e ferramentas

Vila Olímpica, Estádio Morada do Ouro, Campo Sintético Nova Esperança e demais espaços esportivos serão revitalizados em Peixoto de Azevedo

Equipe de Limpeza e Jardinagem recebe equipamentos e ferramentas
Foto: Entrega dos Equipamentos e Ferramentas

Com objetivo de deixar os espaços de esporte e lazer preparados para receber os atletas das escolinhas de base e visando o compromisso do calendário esportivo de 2025, os vereadores Professor Wechinton, Evandro Kommers, Ismael Marcelinho e Professor Clécio, solicitaram ao Prefeito Nilmar Miranda e ao Secretário de Educação João Paulo que fizessem a aquisição de equipamentos e ferramentas de trabalho para a limpeza em regra do Estádio Morada do Ouro, Vila Olímpica, Campo Sintético Nova Esperança, Mini Ginásio do Mãe de Deus e outros.

De pronto foram adquiridas Roçadeiras Motorizadas, Rastelos, Enxadas e demais materiais e insumos necessários para poda de árvores, corte de gramado, limpeza interna e externa e serviços correlatos que darão melhor aspecto visual e proporcionarão condições de trabalho aos instrutores e de treinamento à juventude.

A equipe de limpeza e jardinagem agradeceu os vereadores conhecidos agora como ‘A Bancada do Esporte’ por garantirem as ferramentas para manutenção desses complexos esportivos que são utilizados pelas Secretarias e as Comunidades.

“Estamos engajados na promoção e incentivo do esporte que por sua vez tem conexão direta com a educação e saúde. Na Câmara de Vereadores defenderemos todos os projetos e maiores investimentos no setor público que é fundamental para a construção da identidade social e inclusiva das nossas crianças, além de trazerem benefícios como lazer, a recreação, fortalece a amizade, valoriza o respeito, empatia, senso coletivo e a organização”, mencionaram os membros da Bancada do Esporte Peixotense.

Ver Mais

Mais Vistas