Redes Sociais
Redes Sociais

Esportes

Aberto o XX JAPAZ com mais de 500 atletas participantes

Tradicional evento esportivo é realizado em 12 modalidades e reúne atletas de todo norte de MT

Aberto o XX JAPAZ com mais de 500 atletas participantes
Foto: Abertura JAPAZ
Aconteceu na noite desta sexta-feira (26) a abertura oficial do XX Jogos Abertos de Peixoto de Azevedo – JAPAZ 2021.
 
Diversas autoridades, personalidades e lideranças estiveram presentes no dispositivo de honra e a torcida retornou as arquibancadas da Vila Olímpica após a crise pandêmica do novo coronavírus.
 
Inicialmente houve a condução dos pavilhões nacional, estadual e municipal ao local de destaque. Em seguida foram chamadas, uma por uma, as 13 equipes participantes do JAPAZ 2021 sendo elas, GG Metais/Retífica Peixoto – Studio Taurus de Guarantã do Norte – D’ Black Lan House, Galera de Domingo, Departamento de Esportes de Matupá, Escola Sementinha, RDI Terraplenagem, Pump House Academia, Juventude Indígena, Top Açaí, Camaleão, Assitec Color Mais e Secretaria de Esportes de Colíder.
 
Fazendo alusão as 12 modalidades esportivas em disputa, crianças filhos de atletas adentraram ao ginásio de esportes trazendo bolas de vôlei, futsal, basquete, handebol e outras.
 
Logo em seguida foi executado o Hino Nacional Brasileiro e do Município de Peixoto de Azevedo.
 
Um dos momentos mais emocionantes foi quando da entrada da Tocha Olímpica, empunhada pela ‘Tata’ - irmã da saudosa atleta Carol Aquino, uma referência do esporte local, Mato-grossense e Brasileiro e que nos deixou de forma pré-matura neste ano de 2021 e que até hoje é latente a saudade dos desportistas Peixotenses, familiares e amigos.
 
Também foi homenageado o pioneiro, torcedor, garimpeiro e amante do esporte, Antônio Lagresa, uma das vítimas da Covid-19 que deixou um legado de incentivo e amor pelo esporte e pela sua terra, Peixoto de Azevedo.
 
No uso da palavra o Presidente da Câmara, Evandro Kommers destacou a importância do JAPAZ para a revelação dos talentos esportivos, mas também para a interação, inclusão social e o revigoramento físico, mental e espirito de cidadania dos que participam dos jogos, em especial após um período crítico de pandemia que deixou a juventude desprovida, a pelo menos dois anos de atividades esportivas coletivas.
 
“O Poder Legislativo apoiará todos os projetos, ações e políticas públicas voltadas ao esporte, que educa, traz saúde, disciplina e proporciona lazer, entretenimento e o fortalecimento de vínculos”, mencionou Evandro Kommers.
 
O Secretário de Esportes, Gilmar Santos, agradeceu a participação dos mais de 500 atletas, 13 equipes, os colaboradores e parceiros da pasta e a torcida que compareceu maciçamente a Vila Olímpica. Ele lembrou que serão mais de R$ 10 mil de premiação em dinheiro, troféus e medalhas, e que os jogos serão disputados em 12 modalidades com a participação de municípios como Matupá, Guarantã do Norte, Colíder e outros.
 
“Isso mostra que o município continua sendo um palco de grandes eventos esportivos. Aproveito para anunciar que realizaremos ainda este ano a Gincana Regional e no ano que vem, já está sacramentada a decisão do resgate da Copa Ouro com toda premiação neste metal precioso que destaca Peixoto de Azevedo como sendo a capital do ouro. Inauguramos o Ginásio Poliesportivo de União do Norte, iremos entregar o Campo Sintético do Bairro Nova Esperança e ainda o Mini Ginásio da Juventude do Bairro Mãe de Deus. Não podemos esquecer que também revitalizamos o Estádio Morada do Ouro e ativamos todas as Escolinhas Esportivas de Base. Quem acha que já avançamos muito, pode se preparar, porque 2022 será ainda mais marcante para o esporte Peixotense”, disse o Vice-Prefeito Gilmar Santos.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe

Reunião preparatória e de alinhamento para a Assembleia Geral da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe
Foto: Reunião da Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) realizou nesta terça-feira (04) uma importante reunião expositiva e preparatória para a próxima assembleia geral que acontecerá no dia 22 de novembro, reunindo gestores de mineração no Auditório da Igreja Católica.

O encontro teve como objetivo alinhar ações e diretrizes voltadas ao cumprimento das normas ambientais e à sustentabilidade da atividade garimpeira na região.

Entre os principais temas discutidos estiveram o cumprimento da legislação ambiental e dos licenciamentos, o sistema de sinalização dos garimpos, a otimização da comunicação entre cooperados e a Coogavepe, a efetivação integral do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), além da manutenção contínua da infraestrutura dos garimpos e dos protocolos relacionados às condições de trabalho. Também foram abordados avanços na eliminação do uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio, e a comercialização legal do ouro com emissão de nota fiscal, reforçando o compromisso com a transparência e a legalidade da produção mineral.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a relevância do encontro e ressaltou a importância da participação efetiva dos cooperados nas assembleias. Segundo ele, “é nas assembleias que se definem as metas, prioridades e o plano de trabalho que asseguram o desenvolvimento de uma garimpagem legal, organizada e ambientalmente sustentável no Vale do Peixoto. O cooperativismo mineral é o caminho para fortalecer o setor, gerar oportunidades e preservar o meio ambiente”.

A reunião reforçou o compromisso da Coogavepe com a gestão responsável e participativa da atividade mineral, consolidando o papel da cooperativa como referência em legalidade, sustentabilidade e valorização dos garimpeiros.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Mais que uma Creche: Um Novo Espaço de Paz, Segurança e Qualidade para Famílias Guarantaenses

O Bairro 13 de Maio ganhará creche municipal com toda infraestrutura padrão MEC

Mais que uma Creche: Um Novo Espaço de Paz, Segurança e Qualidade para Famílias Guarantaenses
Foto: Construção da Nova Creche

O retorno é claro: mais qualidade de vida, mais autoestima comunitária e uma cidade onde as pessoas se sentem bem em viver, trabalhar e construir suas histórias.

Guarantã do Norte segue avançando com ações simples, porém fundamentais, que transformam a vida das pessoas e reforçam que cuidar da cidade é cuidar de todos nós.

 Guarantã do Norte dá mais um passo importante na construção de um futuro melhor para suas crianças. No Bairro 13 de Maio, está sendo construída uma nova creche — planejada, estruturada e pensada para acolher com segurança, conforto e atenção cada pequeno que irá ocupar este espaço. Não é apenas mais um prédio público: é um investimento direto no futuro das famílias.

A nova creche representa mais tranquilidade para os pais, menos fila e oportunidades reais para quem precisa conciliar trabalho, rotina familiar e educação infantil de qualidade. Cada detalhe está sendo pensado para que o ambiente seja acolhedor, educativo e adequado para o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida, fase em que cada estímulo conta e faz diferença.

Com a obra avançando aceleradamente, o Município reforça seu compromisso com resultados reais e visíveis. Uma gestão séria demonstra trabalho na prática, entregando benefícios que transformam o cotidiano e fortalecem o sentimento de pertencimento ao lugar onde vivemos.

O Bairro 13 de Maio celebra não apenas uma construção física, mas a construção de esperança, de oportunidades e de mais dignidade para centenas de famílias. É assim que Guarantã do Norte segue avançando: cuidando das pessoas, investindo em educação e criando um caminho concreto para que nossas crianças cresçam em um ambiente mais preparado, seguro e cheio de possibilidades.

Porque quando se investe na infância, se investe no futuro inteiro da cidade.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Linhas Rurais estão sendo recuperadas pela Sinfra Guarantã

Patrolamento, cascalhamento e reabertura dos desaguadouros nas Linhas Páscoa, Vinte e Sete e Barragem sentido Balneário do Cláudio.

Linhas Rurais estão sendo recuperadas pela Sinfra Guarantã
Foto: Patrolamento

A Secretaria de Infraestrutura está com três motoniveladoras em operação simultânea realizando serviços de patrolamento, cascalhamento e reabertura dos desaguadouros nas Linhas Páscoa, Vinte e Sete e Barragem sentido Balneário do Cláudio.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, as melhorias atendem a um pedido dos empreendedores agropecuaristas da região e frequentadores desta área turística, encaminhado ao prefeito Márcio Gonçalves, visando garantir melhores condições de tráfego e logística para o setor produtivo e motoristas em geral.

A manutenção das estradas rurais é fundamental para o escoamento da produção de grãos, hortifrutigranjeiros e o transporte de gado até os frigoríficos, além de assegurar o acesso das famílias do campo aos serviços públicos disponíveis na sede do município, como saúde e educação.

O prefeito Márcio Gonçalves destacou que a gestão tem trabalhado de forma contínua para ampliar e modernizar a frota de maquinários pesados do município. Segundo ele, “essa renovação é essencial para garantir estradas mais seguras e duradouras, com a implantação de pontes, galerias e bueiros que assegurem o tráfego durante todo o ano”.

O Chefe de Linhas Rurais, Gabriel Dembogurski, ressaltou a grande parceria com o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta, que tem possibilitado o fortalecimento da infraestrutura rural e o desenvolvimento econômico de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Mais Vistas