Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Prefeitura de Guarantã do Norte Lança Cidade Empreendedora em parceria com SEBRAE

O lançamento em Guarantã do Norte ocorreu com enorme sucesso contando com a forte presença do empresariado local.

Cidade Empreendedora
Foto: Divulgação

Desde o início de sua gestão o prefeito Érico Stevan vem buscando fortalecer as parcerias com o SEBRAE. Uma das primeiras conquistas foi trazer para Guarantã do Norte um posto de atendimento do SEBRAE o qual está funcionando junto ao CAE e Associação Comercial. A partir de então diversas outras parcerias estão sendo desenvolvidas com foco no desenvolvimento econômico do município e na valorização das pequenas empresas.

Procurando acelerar o processo de desenvolvimento econômico o prefeito Érico aderiu a parceria com o SEBRAE para implantação do Programa cidade empreendedora com duração de 18 meses. O Cidade Empreendedora é um programa desenvolvido pelo Sebrae e está dividido em oito pontos chave que visam acelerar o desenvolvimento em cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

O lançamento em Guarantã do Norte ocorreu com enorme sucesso contando com a forte presença do empresariado local.

A cidade de Campo Verde é uma referência nas compras públicas para o estado de Mato Grosso. Em 2.015 a administração liderada pelo prefeito Fábio Schroeter iniciou o processo em parceria com o SEBRAE e os resultados são o aumento das compras públicas no próprio município. “Esse processo requer muito esforço de todos, com o apoio do SEBRAE nós iniciamos esse desafio capacitamos nossa equipe de governo, tomamos as medidas legais e possíveis para favorecer os microempreendedores. Esse é um trabalho que necessita da participação e esforço de todos. Não adianta a prefeitura querer e os empresários não se interessarem ou vice-versa. O SEBRAE é o grande parceiro desse processo que fortalece a economia do município e todos ganham”. Explicou Fábio.

Também participou do Painel o empresário Elói A. Bezerra do município de Paranaíta relatando sua vida empresarial e sua capacitação para participar dos processos licitatórios. O empresário fez a narrativa de suas dificuldades iniciais, de sua perseverança e determinação e a evolução que teve nestes anos onde neste ano de 2018 está vendendo aproximadamente dois milhões de reais para prefeituras.

O empresário Elsson da Classic participou do evento e destacou a importância de estar incentivando e capacitando os pequenos empreendedores para participarem dos processos licitatórios. “Isso é muito importante para o fortalecimento da nossa economia. O poder público fazendo suas compras de empresas daqui o dinheiro gira dentro do município e isso geram mais renda e emprego.” Comentou Elsson.

O empresário Neimar Knopf destacou a qualidade do evento e lamentou não ter trazido mais participantes de sua empresa.

“Esse foi um grande evento realizado através dessa parceria entre Prefeitura SEBRAE e ACEG, tenho certeza que os participantes saíram com muito mais conhecimento do que quando aqui chegaram. Precisamos colocar isso em pratica que certamente será um grande avanço para acelerarmos o desenvolvimento de Guarantã do Norte.” Comentou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarantã do Norte Hermes Olney Brandão.

O grande palestrante da noite consultor internacional Erik Penna, destacou que são eventos como esse com gente interessada que fazem a diferença. “É um momento difícil muita gente reclamando, mas tem gente aproveitando as oportunidades, participando de eventos como esse, fazendo parcerias e fazendo bons negócios, crescendo e impulsionando os resultados. A crise na verdade é uma oportunidade que a gente tem de melhorar, de aprofundar de descobrir novos caminhos e novos horizontes”. Disse Erik.

Alexandre Cavalcanti gerente da Agencia do SEBRAE de Alta Floresta destacou a incessante busca do prefeito Érico nas parcerias com o SEBRAE. Alexandre destacou a pujança do comercio local, as construções em andamento, o movimento da cidade, a alta produtividade do município e a rota de escoamento para os portos do Pará. “O dinheiro está passando por aqui e precisamos aproveitar essa oportunidade. Depois de grandes parcerias entre SEBRAE e prefeitura de Guarantã do Norte agora estamos lançando o Programa Cidade Empreendedora.

Realizamos o lançamento interno para os secretários e servidores municipais envolvidos para estes conhecerem o programa. Teremos capacitações internas levando conhecimento técnico para os servidores para que estes possam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia e possam ter mais facilidade para o gerenciamento de suas ações. Temos um diagnóstico para sabermos quais as potencialidades e as vocações do município. Diagnostico real concreto observando a posição atual do município e a partir daí planejar os rumos futuros e disponibilizar ferramentas e sistemas para facilitar essa implementação e tornar as ações da prefeitura ainda mais transparentes.” Explicou Alexandre.

“Aderimos ao Programa Cidade Empreendedora buscando essa parceria com o SEBRAE para incentivarmos e capacitarmos nossos empresários principalmente os microempreendedores a participarem dos processos licitatórios. Hoje vem muita gente de foram vender para a prefeitura enquanto muitos dos nossos empresários que poderiam estar vendendo para o município nem sequer participam dos processos licitatórios. Hoje foi um grande evento de lançamento desse programa que vai se estender por 18 meses. É uma parceria da Prefeitura com o SEBRAE e ACEG para investirmos e darmos oportunidades aos nossos empreendedores a se desenvolverem e aumentarem suas vendas contribuindo para a geração de emprego e renda consolidando o desenvolvimento de Guarantã do Norte.” Finalizou o prefeito Érico Stevan.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem

Será nos dias 14 e 17 de Novembro conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde Peixotense

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Atenção Básica, realizará no dia 14 de novembro, no PSF 07 – Irineu dos Santos, uma mobilização especial de conscientização sobre a saúde integral do homem, alusiva à campanha Novembro Azul.

O atendimento acontecerá das 07h às 11h e das 13h às 16h30, com uma equipe multiprofissional oferecendo diversos serviços e orientações voltados à promoção da saúde masculina.

Durante a ação, serão realizados atendimentos médicos, avaliações de pressão arterial e glicemia, atualização e checagem do cartão de vacinas, além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também haverá solicitação e leitura de exames laboratoriais, avaliação para saúde mental (ansiedade, estresse e sono), orientações sobre doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e encaminhamentos para especialidades médicas.

Outros serviços disponíveis incluem aconselhamento para planejamento reprodutivo, orientações sobre prevenção do câncer de próstata e câncer de pele, atendimento odontológico básico (triagem e encaminhamentos) e coleta do exame PSA para homens acima de 45 anos.

A Secretaria de Saúde convida todos os homens do distrito União do Norte a participarem da ação e lembra que cuidar da saúde é essencial para garantir qualidade de vida e longevidade. O Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principais aliados na manutenção da saúde masculina.

Já no dia 17 de novembro os atendimentos acontecerão no PSF 06 - João Bosges Sobrinho (União do Norte) com os mesmos serviçoes e horários de atendimentos.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT

Entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT
Foto: Entrega de Títulos INCRA-MT

A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – Agripac ofereceu total apoio à Unidade Regional do INCRA-MT durante o processo de regularização fundiária dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Nos dias 11 e 12 de novembro, uma equipe técnica de servidores do órgão federal esteve na sede da associação realizando entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

As ações contemplaram os assentamentos PA Cachimbo I e II, PA São José União e PA Padovani, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam há anos pela regularização de suas propriedades rurais.

O Chefe da Unidade Regional do INCRA-MT, Elias Araújo, agradeceu a parceria da Agripac pela cedência do espaço físico, apoio logístico e, principalmente, pela articulação junto às famílias de agricultores e divulgação das ações por meio das redes de comunicação da entidade, o que fortaleceu o alcance das atividades na região de União do Norte e comunidades adjacentes.

A presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou a importância do avanço da regularização fundiária, “O Título Definitivo representa segurança jurídica e o reconhecimento do trabalho de famílias que há mais de 20 anos produzem e vivem da terra. É um sonho que se realiza e um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.

O Secretário de Agricultura de Peixoto de Azevedo, Clóvis Mânica, enfatizou a parceria entre a Agripac, EMPAER, Prefeitura e o INCRA-MT, e reforçou o compromisso conjunto com a valorização do produtor rural e o desenvolvimento sustentável do campo.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Mais Vistas