O irmão do empresário Jair José Demski, de 61 anos e tio do jovem João Anderson Demski, de 29, Fabio Luiz Demski, presenciou a queda da aeronave PP-ZOJ onde as duas vítimas estavam, na noite de segunda-feira (16), em Guarantã do Norte (708 Km de Cuiabá). Fabio recebeu uma ligação do irmão que estava pilotando a aeronave e pediu para que ele iluminasse a pista de pouso, minutos depois houve a queda que tirou a vida do empresário e do filho.
Conforme consta no boletim de ocorrência, Fabio relatou que seu irmão e seu sobrinho haviam decolado do município de Sinop às 17h25 juntamente com outra aeronave de propriedade de Jair, pilotada por José Martins Severo. Por volta das 18h12, Jair ligou para o irmão e pediu que ele iluminasse a cabeceira da pista, pois não estava conseguindo visualizar se a outra aeronave tinha pousado no lugar correto.
Fabio foi até o local para iluminar a pista e presenciou o momento em que a aeronave com o irmão e o sobrinho, caiu aproximadamente dois metros da pista, no sítio São Tontonho, localizado na Linha Páscoa. O empresário e o filho morreram na hora.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas ocasionadas com a queda da aeronave. Também estiveram no local a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Polícia Militar e o serviço de funerária de plantão.
Ainda de acordo com as informações da Polícia Judiciária Civil, Jair não se queixou de pane ou defeito na aeronave durante a ligação com o irmão. A equipe de reportagem do Olhar Direto entrou em contato com o irmão do piloto, mas ele preferiu não dar mais detalhes sobre o acidente.

Guarantã do Norte
Irmão de empresário morto em acidente presenciou queda de aeronave em Guarantã
Ele recebeu uma ligação do irmão que estava pilotando a aeronave e pediu para que ele iluminasse a pista de pouso, minutos depois houve a queda.
Educação
Estudantes Matupaenses recebem Uniformes Escolares
Mais de 3.000 alunos das creches e escolas estão sendo contemplados com ação da Secretaria de Educação de Matupá
Mais de 3.000 alunos da rede municipal de educação de Matupá estão recebendo uniformes escolares, distribuídos na sede do município, distritos e comunidades rurais. A entrega contempla estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, que passam a utilizar vestimentas padronizadas com as cores, logomarcas, brasões e a identificação das unidades escolares.
O uso do uniforme fortalece o sentimento de pertencimento, facilita a identificação dos alunos e das escolas às quais pertencem, além de promover mais igualdade no ambiente escolar.
Outro ponto de grande relevância é a economia gerada às famílias, que deixam de arcar com os custos da aquisição das vestimentas.
A Secretaria de Educação agradece às creches e escolas pela organização e eficiência na logística de distribuição.
A administração do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto segue comprometida com a inovação, atratividade, inclusão e a qualidade do ensino, reforçando o cuidado com a educação em toda a sua essência.
Educação
16 Professores passam a integrar o quadro efetivo de Peixoto de Azevedo
Secretaria de Educação empossa 16 novos profissionais no município
A Prefeitura realizou nesta segunda-feira (02), no Gabinete do Prefeito, a posse de 16 profissionais da educação aprovados em concurso público, que passam a integrar oficialmente o quadro efetivo do município. O ato contou com a presença do Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha), vereadores, secretários municipais e representantes da imprensa regional.
Os novos servidores atuarão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, reforçando a rede municipal para o início do ano letivo de 2026. A efetivação desses profissionais é fundamental para garantir organização, planejamento pedagógico, continuidade das ações educacionais e qualidade no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo a atuação em sala de aula desde os primeiros dias do ano escolar.
Durante a solenidade, o Secretário Municipal de Educação, João Paulo Silva Souza, destacou o compromisso da gestão com o chamamento dos aprovados em concurso e os investimentos estruturantes realizados na área. Entre as ações, mencionou o reforço no transporte da equipe técnica, administrativa, assessoria pedagógica e apoio logístico aos departamentos educacionais, o início das obras de reforma e ampliação das unidades escolares, a aquisição de cinco novos ônibus escolares, a implantação de berçário para crianças de 0 a 11 meses na Creche Tio Toninho, no Bairro Bela Vista, além da distribuição de materiais escolares e outras políticas públicas que contribuíram para elevar a educação peixotense ao Selo Prata no Estado de Mato Grosso.
O Prefeito Paulistinha ressaltou a importância da posse e a responsabilidade assumida pelos novos profissionais.
“Ser professor é assumir uma missão que transforma vidas e constrói o futuro. Esses profissionais agora efetivados passam a fazer parte da história de Peixoto de Azevedo, com o compromisso de educar com responsabilidade, dedicação e amor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou o prefeito a nossa reportagem.

-
Educaçãoatrás 7 diasEducação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
-
Peixoto de Azevedoatrás 6 diasPovos Indígenas recebem alimentos em aldeia Peixotense
-
MINERAÇÃOatrás 2 diasCoogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê
-
Saúdeatrás 2 diasCapacitação sobre Manejo Clínico da Leishmaniose em Guarantã do Norte

