O irmão do empresário Jair José Demski, de 61 anos e tio do jovem João Anderson Demski, de 29, Fabio Luiz Demski, presenciou a queda da aeronave PP-ZOJ onde as duas vítimas estavam, na noite de segunda-feira (16), em Guarantã do Norte (708 Km de Cuiabá). Fabio recebeu uma ligação do irmão que estava pilotando a aeronave e pediu para que ele iluminasse a pista de pouso, minutos depois houve a queda que tirou a vida do empresário e do filho.
Conforme consta no boletim de ocorrência, Fabio relatou que seu irmão e seu sobrinho haviam decolado do município de Sinop às 17h25 juntamente com outra aeronave de propriedade de Jair, pilotada por José Martins Severo. Por volta das 18h12, Jair ligou para o irmão e pediu que ele iluminasse a cabeceira da pista, pois não estava conseguindo visualizar se a outra aeronave tinha pousado no lugar correto.
Fabio foi até o local para iluminar a pista e presenciou o momento em que a aeronave com o irmão e o sobrinho, caiu aproximadamente dois metros da pista, no sítio São Tontonho, localizado na Linha Páscoa. O empresário e o filho morreram na hora.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas ocasionadas com a queda da aeronave. Também estiveram no local a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Polícia Militar e o serviço de funerária de plantão.
Ainda de acordo com as informações da Polícia Judiciária Civil, Jair não se queixou de pane ou defeito na aeronave durante a ligação com o irmão. A equipe de reportagem do Olhar Direto entrou em contato com o irmão do piloto, mas ele preferiu não dar mais detalhes sobre o acidente.

Guarantã do Norte
Irmão de empresário morto em acidente presenciou queda de aeronave em Guarantã
Ele recebeu uma ligação do irmão que estava pilotando a aeronave e pediu para que ele iluminasse a pista de pouso, minutos depois houve a queda.
Meio Ambiente
Alunos da Dom Helder conhecem Viveiro de Mudas da Coogavepe
Durante a visita, os alunos conheceram as diferentes etapas de produção de mudas, desde o preparo do solo e a semeadura até o transplante, irrigação e manutenção das plantas.
Conhecimento, educação ambiental e sustentabilidade marcaram a visita de 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Dom Helder Câmara, de Peixoto de Azevedo, ao Centro Tecnológico de Mineração e ao Viveiro de Mudas da Coogavepe.
A atividade reuniu os estudantes, acompanhados pelos professores Josiane Furquim e Fernando Alves e pela coordenadora pedagógica Adriana Ojeda, em uma experiência didática que aproximou os conteúdos trabalhados em sala de aula das práticas desenvolvidas em campo.
Os visitantes foram recebidos pelo engenheiro florestal André Zampieri e pela equipe de viveiristas da Coogavepe. Durante a visita, os alunos conheceram as diferentes etapas de produção de mudas, desde o preparo do solo e a semeadura até o transplante, irrigação e manutenção das plantas.
André Zampieri também explicou como é realizada a coleta de sementes e abordou aspectos relacionados à potencialização produtiva do solo, plantio, quantidade, variedade e qualidade das mudas produzidas. Outro destaque foram as ações de doação promovidas pela Coogavepe, que destinam mudas para reflorestamento e recuperação ambiental, jardins e espaços públicos, bairros residenciais e formação de pomares frutíferos voltados à agricultura familiar.
Para os professores, a visita representou uma oportunidade importante de complementar, de forma prática, temas já discutidos em sala de aula, especialmente os impactos provocados pelas queimadas, desmatamento, degradação ambiental e extração mineral ilegal.
A experiência permitiu aos estudantes compreender que desenvolvimento econômico e preservação ambiental precisam caminhar juntos, com responsabilidade, conhecimento técnico e respeito à legislação.
Mais do que uma visita técnica, a atividade proporcionou aos estudantes conhecimento, experiências e novas percepções sobre a importância de preservar e recuperar o meio ambiente.

