Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Prefeitura constroi dois bueiros de tubos de aço corrugado na Linha 45

Obras contemplam o setor produtivo de gado de corte, bacia leiteira e usina geradora de energia em Guarantã do Norte

Prefeitura constroi dois bueiros de tubos de aço corrugado na Linha 45
Foto: Obras em execução

Os proprietários de imóveis rurais da Linha 45 em Guarantã do Norte tiveram solicitação acolhida com resposta rápida pela Secretaria de Infraestrutura.

Durante três dias a fio, uma patrulha de máquinas públicas composta por 05 caminhões caçambas, 01 patrol, 01 retro-escavadeira e 01 pá carregadeira atuou na implantação de 02 bueiros com tubulação de aço corrugado de 100 metros de espessura por 11 metros de extensão, cuja durabilidade é superior a 30 anos.

A praticamente quatro mandatos atrás, a pedido de gestões anteriores, um proprietário de área da região fez o remanejamento da cerca para que a Prefeitura Municipal desenvolvesse os serviços de infraestrutura, o que naquele período não aconteceu.

O Secretário de Infraestrutura, Neni Demossi, esteve primeiramente na localidade fazendo os levantamentos técnicos para definitivamente reestruturar a estrada municipal, sanando assim a problemática de alagamento e atoleiro da referida linha onde estão estabelecidos diversos produtores de leite e gado de corte.

Além da montagem do sistema de drenagem de águas com tubos de aço corrugado, foi feito o alinhamento da estrada com a eliminação de uma curva extremamente perigosa, elevação de aterro e desenvolvido o serviço de cascalhamento do trecho.

Este também é o caminho de acesso a duas usinas geradoras de energia elétrica, onde os funcionários estavam tendo dificuldade para seguir ao trabalho em suas motocicletas, carros e até mesmo com o transporte coletivo oferecido pela empresa.

“Nós que somos funcionários da usina ficávamos muitos inseguros ao transitar por esta estrada, depois da enxurrada, ficava esse ponto de alagamento causando grandes transtornos e até mesmo perigo para as pessoas. Nós só temos que agradecer ao Prefeito Érico e ao Secretário Neni, pois eles sabem que nosso trabalho é pesado e no final do expediente, a única coisa que queremos é chegar e casa com segurança e tranquilidade para rever a família”, comentou Antônio, um dos funcionários da empresa geradora de energia elétrica.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Mais Vistas