Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Bancada de Vereadores comemoram convocação de Sessão Extraordinária em Guarantã do Norte

Depois de muita polêmica e proteção, Mesa Diretora convoca sessão para aprovação do reajuste de 12,84% aos professores Guarantaenses

Bancada de Vereadores comemoram convocação de Sessão Extraordinária em Guarantã do Norte
Foto: Fachada da Câmara de Vereadores

Os vereadores Guarantaenses, Zilmar Assis, David da Farmácia, Katia Brambilla, Irmão Alexandre e Socorro comemoram o bom senso da Mesa Diretora da Câmara Municipal no sentido de acolher a solicitação feita inicialmente pelo Prefeito Érico Stevan e posteriormente por coordenadores, diretores e professores através das redes sociais para que o Presidente da Casa de Leis, Valter Neves de Moura (PDT) fizesse a convocação dos legisladores para votação do Projeto de Lei Complementar Nº 001/2020 – que trata do reajuste salarial de 12,84% aos profissionais do magistério que lecionam na rede pública municipal de ensino.  

O Prefeito Érico Stevan (DEM) encaminhou ofício solicitando que a sessão extraordinária ocorresse em 22 de janeiro de 2020, porém a resposta negativa do gestor do Poder Legislativo, via ofício Nº 006/2020, com justificativa de que devido as reformas no Plenário Luiz Mena seria praticamente impossível realizar a relevante e tão aguardada reunião na data sugerida, chegando a mencionar que o PLC só poderia ser inserido na pauta da 1ª sessão ordinária, quando do retorno do recesso no mês de fevereiro.

A atitude gerou uma grande insatisfação e indignação por parte dos educadores, pois o percentual de reajuste foi estabelecido pelo Ministério da Educação/Governo Federal, e diz respeito a um Direito adquirido pela classe diante do Piso Nacional do Magistério.

Depois da repercussão negativa nas redes sociais, nas escolas e no âmbito da sociedade, o Presidente da Casa de Leis de Guarantã do Norte não teve outra saída a não ser rever seu posicionamento e convocar a Sessão Extraordinária, uma vez que até os vereadores considerados da bancada de oposição já haviam manifestado votos favoráveis a aprovação da matéria.

Sabendo que os professores são os principais protagonistas de uma educação de qualidade, os vereadores Irmão Alexandre, Socorro, David da Farmácia, Zilmar Assis e Katia Brambilla já vinham mantendo conversações e solicitando ao Prefeito, Secretária de Educação, Contabilidade, Controladoria Interna e Assessoria Jurídica, o estudo de impacto financeiro e demais providências para se cumprir a Constituição no que tange ao Piso Nacional do Magistério.

Eles disseram que a convocação da sessão extraordinária marcada pelo Presidente Valter Neves de Moura para o dia 29 de janeiro (Quarta-Feira), às 10:00 horas, exatamente no Plenário das Deliberações,  já poderia ter ocorrido, mesmo em outros ambientes públicos, mas que a Mesa Diretora demonstrou o mínimo de maturidade política para não causar maiores transtornos, descontentamentos e até prejuízos a organização e planejamento econômico e orçamentário dos professores.

“É preciso valorizar o profissional responsável por auxiliar o município a dar um salto em seu desenvolvimento social e econômico.  Basta de protelação, meu voto e dos demais companheiros é sim para o reajuste de 12,84%,”, mencionou a Vereadora Katia Brambilla.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Prefeito e Vereadores visitam UPA 24 Horas em Peixoto

As autoridades puderam verificar o papel fundamental da UPA como porta de entrada do sistema de saúde para casos graves, de urgência e emergência

Prefeito e Vereadores visitam UPA 24 Horas em Peixoto
Foto: Prefeito Paulistinha e vereadores

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, acompanhado dos vereadores Wechinton Gomes e Clecio Anshau, realizou uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, localizada no Bairro Alvorada.

A comitiva acompanhou de perto a funcionalidade de todos os setores da unidade, desde a recepção até os serviços essenciais como consultório médico, laboratório, sala de inalação e soroterapia, farmácia, enfermaria, sala de suturas e curativos, leitos, entre outros espaços.

Durante a visita, as autoridades puderam verificar o papel fundamental da UPA como porta de entrada do sistema de saúde para casos graves, de urgência e emergência, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia, garantindo atendimento rápido e resolutivo à população.

Na oportunidade, o Prefeito Paulistinha conversou com pacientes e seus familiares, ouvindo atentamente solicitações, sugestões e reclamações, além de receber elogios pelas melhorias já realizadas, que vêm contribuindo para a agilidade no atendimento e para a efetividade dos tratamentos ofertados àqueles que procuram a UPA.



Desde o início de sua gestão, o Prefeito Paulistinha tem promovido uma série de melhorias na UPA, com investimentos em adequações estruturais, aquisição de equipamentos, mobiliário, medicamentos e insumos, ambulâncias, além da otimização do quadro multiprofissional. Também foi determinada a rigorosa observância dos protocolos de saúde, assegurando um atendimento eficiente, seguro e humanizado aos Peixotenses.

Os vereadores Wechington e Clécio apoiam a administração municipal em todas as iniciativas que visam manter a UPA operante, funcional, bem equipada e preparada para salvar vidas e oferecer dignidade no atendimento à população.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha faz balanço do primeiro ano de mandato

Foram mais de R$ 50 milhões em emendas parlamentares, além de convênios formalizados e entregas do Governo de Mato Grosso

Prefeito Paulistinha faz balanço do primeiro ano de mandato
Foto: Prefeito Paulistinha - Coletiva

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, convocou a imprensa para uma coletiva onde apresentou o balanço de seu primeiro ano de mandato. Acompanhado dos secretários de Educação, João Paulo Silva Souza, e de Saúde, Aciomar Marques, o gestor iniciou destacando o cenário crítico encontrado ao assumir a administração, marcado por milhões de reais em dívidas com precatórios, Previpaz, concessionária Energisa, empresa de internet, fornecedores e outros compromissos. Segundo ele, o município estava inadimplente, com contas zeradas, prestações de contas pendentes, descrédito político e sérios problemas decorrentes da falta de planejamento, responsabilidade e do desequilíbrio na aplicação dos recursos públicos.

Diante desse quadro, Paulistinha explicou que foi necessária uma ampla força-tarefa para reorganizar as finanças, recuperar o poder de compra da Prefeitura, restabelecer a credibilidade junto ao funcionalismo público, renegociar dívidas milionárias com abatimentos e descontos, regularizar prestações de contas e garantir novamente o acesso às certidões negativas, fundamentais para firmar convênios. Essas medidas, conforme ressaltou, foram essenciais para “colocar a casa em ordem” e permitir a execução do Plano de Governo 2025–2028.

Na área da Educação, a gestão apresentou avanços significativos, como a melhoria dos índices educacionais, reformas e adequações das escolas, distribuição de kits de materiais e uniformes, reaparelhamento das unidades, compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar e ampliação da frota do transporte escolar, com previsão de 20 novos ônibus até o primeiro semestre de 2026. Também foram destacadas a construção de creches em tempo integral, centros esportivos comunitários, salas sensoriais para autistas, implantação de mais uma escola militar, aquisição de ônibus exclusivo para o esporte, além de cursos, capacitações e parcerias com a SEDUC-MT.

Já na Saúde, os secretário e o prefeito apontaram conquistas como o reforço no abastecimento da Farmácia Municipal, implantação do Programa Fila Zero em especialidades como Ginecologia, Ortopedia e Oftalmologia, além de exames de ultrassonografia, cumprimento das metas de vacinação, melhorias estruturais na UPA 24 Horas e nas Unidades Básicas de Saúde, processo licitatório para aquisição de sete ambulâncias zero quilômetro, vans para o Centro de Reabilitação e ações itinerantes nos assentamentos rurais. Também foram anunciadas a construção de postos de saúde no Bairro Jerusalém e no PA Vida Nova II, emenda parlamentar para equipar a UTI do Hospital Regional, além da implantação de Unidade Móvel Odontológica e outras ações previstas para 2026.

Por fim, Paulistinha destacou que a gestão também avança em obras de drenagem e pavimentação asfáltica em todos os bairros, na solução do abastecimento de água tratada em União do Norte, implantação da Cavalaria Militar, construção de campos sintéticos, urbanização do Córrego das Lavadeiras, criação do complexo turístico dos lagos peixotenses, investimentos em infraestrutura rural e aceleração dos processos de regularização fundiária urbana e rural. O prefeito encerrou enfatizando que só este ano foram mais de R$ 50 milhões em emendas viabilizadas, graças ao alinhamento político com deputados estaduais e federais, senadores e os governos estadual e federal, fator decisivo para a captação de recursos e para o desenvolvimento sustentável de Peixoto de Azevedo.

Ver Mais

Mais Vistas