Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Bancada de Vereadores comemoram convocação de Sessão Extraordinária em Guarantã do Norte

Depois de muita polêmica e proteção, Mesa Diretora convoca sessão para aprovação do reajuste de 12,84% aos professores Guarantaenses

Bancada de Vereadores comemoram convocação de Sessão Extraordinária em Guarantã do Norte
Foto: Fachada da Câmara de Vereadores

Os vereadores Guarantaenses, Zilmar Assis, David da Farmácia, Katia Brambilla, Irmão Alexandre e Socorro comemoram o bom senso da Mesa Diretora da Câmara Municipal no sentido de acolher a solicitação feita inicialmente pelo Prefeito Érico Stevan e posteriormente por coordenadores, diretores e professores através das redes sociais para que o Presidente da Casa de Leis, Valter Neves de Moura (PDT) fizesse a convocação dos legisladores para votação do Projeto de Lei Complementar Nº 001/2020 – que trata do reajuste salarial de 12,84% aos profissionais do magistério que lecionam na rede pública municipal de ensino.  

O Prefeito Érico Stevan (DEM) encaminhou ofício solicitando que a sessão extraordinária ocorresse em 22 de janeiro de 2020, porém a resposta negativa do gestor do Poder Legislativo, via ofício Nº 006/2020, com justificativa de que devido as reformas no Plenário Luiz Mena seria praticamente impossível realizar a relevante e tão aguardada reunião na data sugerida, chegando a mencionar que o PLC só poderia ser inserido na pauta da 1ª sessão ordinária, quando do retorno do recesso no mês de fevereiro.

A atitude gerou uma grande insatisfação e indignação por parte dos educadores, pois o percentual de reajuste foi estabelecido pelo Ministério da Educação/Governo Federal, e diz respeito a um Direito adquirido pela classe diante do Piso Nacional do Magistério.

Depois da repercussão negativa nas redes sociais, nas escolas e no âmbito da sociedade, o Presidente da Casa de Leis de Guarantã do Norte não teve outra saída a não ser rever seu posicionamento e convocar a Sessão Extraordinária, uma vez que até os vereadores considerados da bancada de oposição já haviam manifestado votos favoráveis a aprovação da matéria.

Sabendo que os professores são os principais protagonistas de uma educação de qualidade, os vereadores Irmão Alexandre, Socorro, David da Farmácia, Zilmar Assis e Katia Brambilla já vinham mantendo conversações e solicitando ao Prefeito, Secretária de Educação, Contabilidade, Controladoria Interna e Assessoria Jurídica, o estudo de impacto financeiro e demais providências para se cumprir a Constituição no que tange ao Piso Nacional do Magistério.

Eles disseram que a convocação da sessão extraordinária marcada pelo Presidente Valter Neves de Moura para o dia 29 de janeiro (Quarta-Feira), às 10:00 horas, exatamente no Plenário das Deliberações,  já poderia ter ocorrido, mesmo em outros ambientes públicos, mas que a Mesa Diretora demonstrou o mínimo de maturidade política para não causar maiores transtornos, descontentamentos e até prejuízos a organização e planejamento econômico e orçamentário dos professores.

“É preciso valorizar o profissional responsável por auxiliar o município a dar um salto em seu desenvolvimento social e econômico.  Basta de protelação, meu voto e dos demais companheiros é sim para o reajuste de 12,84%,”, mencionou a Vereadora Katia Brambilla.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Gestores de Áreas de Mineração participam de reunião da Coogavepe

O encontro teve como objetivo alinhar informações estratégicas, promover a organização do setor e fortalecer o cooperativismo mineral na região.

Gestores de Áreas de Mineração participam de reunião da Coogavepe
Foto: Auditório da Igreja Católica

A Coogavepe realizou, nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da Igreja Católica de Peixoto de Azevedo, uma reunião expositiva de trabalho com a participação dos gestores das áreas de mineração do Vale do Peixoto.

O encontro teve como objetivo alinhar informações estratégicas, promover a organização do setor e fortalecer o cooperativismo mineral na região.

Durante a programação, foram abordados temas fundamentais para a cadeia produtiva mineral, como a rastreabilidade do ouro, títulos minerários, a Ação Mercúrio Zero, cartilha de operacionalidade e trabalhista, visita técnica da Casa da Moeda do Brasil, atuação institucional do Conselho Mundial do Ouro, além de mecanismos e ferramentas de extração sem a utilização de produtos contaminantes.

Também foram apresentados o portfólio de serviços da cooperativa, orientações sobre a emissão de nota fiscal na comercialização do ouro, a importância de observar as atualizações e exigências legais do setor e o convite para a Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 28 de fevereiro de 2026.

Em sua fala, o presidente da Coogavepe destacou que o cooperativismo mineral é essencial para garantir planejamento e organização das frentes de lavra, reforçando o respeito e o compromisso com a legislação ambiental. Segundo ele, a união da classe garimpeira e o fortalecimento das parcerias institucionais são caminhos fundamentais para assegurar produtividade, aliada à inovação tecnológica e à sustentabilidade, promovendo um futuro mais responsável e competitivo para a mineração regional.

Ver Mais

Saúde

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue

A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue
Foto: Voluntária

Meta alcançada na campanha de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

Com a participação dos voluntários, o estoque do banco de sangue será elevado a níveis compatíveis para atender às necessidades emergenciais. Nosso agradecimento especial aos profissionais envolvidos na triagem, entrevistas, avaliações, alimentação e coleta sanguínea e, sobretudo, aos doadores, que estenderam a mão por amor ao próximo.

Ver Mais

Mais Vistas