Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Vereadores solicitam intensificação da Fiscalização do PROCON-MT contra aumentos abusivos durante a Pandemia

Vereadores receberam várias denuncias de aumentos abusivos e arbitrários de EPIs, Medicamentos, Produtos de Higienização e demais Insumos usados na prevenção a Covid-19

Vereadores solicitam intensificação da Fiscalização do PROCON-MT contra aumentos abusivos durante a Pandemia
Foto: Reunião na sede do Procon-MT

Os vereadores Guarantaenses, Zilmar Assis e Irmão Alexandre, receberam nos últimos dias diversas denúncias e informes, não apenas dos cidadãos, mas de diversos segmentos da sociedade organizada referindo-se a elevação dos preços de produtos usados na prevenção da proliferação do coronavírus em alguns estabelecimentos do município.

Preocupados com essa possível prática abusiva, os legisladores estiveram reunidos com o Coordenador do PROCON-MT, Giovani Rodrigues Coladello, solicitando que sejam adotados atos fiscalizatórios no intuito de inibir a prática da majoração abusiva, e que esses comércios, empresas e estabelecimentos se abstenham de realizar o aumento de preços que imponham vantagem exagerada de produtos voltados à prevenção e combate contra o COVID-19, uma vez que essa prática é considerada crime.

Zilmar e Irmão Alexandre foram informados por membros da comunidade que houve um aumento considerável nos preços de produtos de higienização, medicamentos, equipamentos de proteção individual e outros insumos, fator que agrava a vida das pessoas, principalmente as mais humildes, diante da forte crise da pandemia com reflexos imediatos na economia local.

Os parlamentares solicitaram a intensificação das fiscalizações, notificações e se constatados os aumentos abusivos que infringem a legislação, que as medidas punitivas sejam tomadas de imediato.

Fique por Dentro:

A elevação de preços injustificada é uma prática abusiva considerada infração prevista no Código de Defesa do Consumidor, punível desde a esfera administrativa - com aplicação de multa e até mesmo de interdição do estabelecimento - até a criminal, uma vez que configura crime contra o consumidor e a economia popular.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Prefeitura irá reestruturar climatização de creches e escolas em Peixoto

Mais de 200 aparelhos de ar condicionado foram adquiridos pela Secretaria de Educação para atender unidades escolares do campo e da cidade

Prefeitura irá reestruturar climatização de creches e escolas em Peixoto
Foto: Chegada dos Aparelhos

O prefeito Paulistinha acompanhou nesta terça-feira a chegada de uma carga de aparelhos de ar condicionado adquiridos pela Secretaria de Educação.

São 200 aparelhos de ar condicionado para climatizar salas de aula e demais ambientes das creches e escolas municipais. Essa ação visa garantir conforto, segurança e dignidade aos alunos, professores e funcionários.

Para assegurar o funcionamento adequado dos equipamentos, a Secretaria de Educação estará tomando medidas de correção e melhorias na rede de energia das unidades escolares, tornando-a compatível com os novos aparelhos.

O Prefeito Paulistinha tem trabalhado incansavelmente para equipar e aparelhar as unidades escolares do campo e da cidade, visando melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem em sala de aula. Essa ação reflete o compromisso da administração municipal com a educação e o bem-estar dos alunos e educadores.

A climatização das salas de aula e demais ambientes das creches e escolas municipais certamente terá um impacto positivo na qualidade da educação, permitindo que os alunos se concentrem e aprendam de forma mais eficaz.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe

Reunião preparatória e de alinhamento para a Assembleia Geral da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe
Foto: Reunião da Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) realizou nesta terça-feira (04) uma importante reunião expositiva e preparatória para a próxima assembleia geral que acontecerá no dia 22 de novembro, reunindo gestores de mineração no Auditório da Igreja Católica.

O encontro teve como objetivo alinhar ações e diretrizes voltadas ao cumprimento das normas ambientais e à sustentabilidade da atividade garimpeira na região.

Entre os principais temas discutidos estiveram o cumprimento da legislação ambiental e dos licenciamentos, o sistema de sinalização dos garimpos, a otimização da comunicação entre cooperados e a Coogavepe, a efetivação integral do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), além da manutenção contínua da infraestrutura dos garimpos e dos protocolos relacionados às condições de trabalho. Também foram abordados avanços na eliminação do uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio, e a comercialização legal do ouro com emissão de nota fiscal, reforçando o compromisso com a transparência e a legalidade da produção mineral.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a relevância do encontro e ressaltou a importância da participação efetiva dos cooperados nas assembleias. Segundo ele, “é nas assembleias que se definem as metas, prioridades e o plano de trabalho que asseguram o desenvolvimento de uma garimpagem legal, organizada e ambientalmente sustentável no Vale do Peixoto. O cooperativismo mineral é o caminho para fortalecer o setor, gerar oportunidades e preservar o meio ambiente”.

A reunião reforçou o compromisso da Coogavepe com a gestão responsável e participativa da atividade mineral, consolidando o papel da cooperativa como referência em legalidade, sustentabilidade e valorização dos garimpeiros.

Ver Mais

Mais Vistas