Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Vereadores contatam 'In Loco' existência e distribuição de medicamentos do COVID-19

Vereadores Irmão Alexandre e Kátia Brambilla mostram a verdade sobre a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Básica de Guarantã do Norte

Vereadores contatam 'In Loco' existencia e distribuição de medicamentos preventivos a COVID-19
Foto: Divulgação

Os vereadores de Guarantã do Norte, Kátia Brambilla e Irmão Alexandre, foram em busca da verdade ‘In Loco’ sobre a polêmica gerada após uma servidora municipal ter gravado e divulgado um vídeo nas redes sociais, dizendo que não havia medicação disponível na rede pública para a prevenção da Covid-19, como foi anunciado pelo Prefeito Erico Stevan na última semana.

Na tarde desta terça-feira (15), os legisladores estiveram na Farmácia Básica Municipal onde constataram a existência de um volume significativo dos medicamentos: Ivermectina, Hidroxicloroquina e Azitromicina, que estão sendo distribuídos conforme prescrição médica.

“Registramos a chegada das pessoas, a existência de uma quantidade significativa de medicamentos e a metodologia e protocolo de distribuição. A população Guarantaense pode procurar a Farmácia Básica com a receita médica, cartão sus e um documento pessoal, e acessar gratuitamente a medicação preventiva a Covid-19”, comentou a vereadora Kátia em uma postagem feita no Facebook.

Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde e o Prefeito Erico Stevan não mentiram ao divulgar e informar a municipalidade sobre as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus através do Sistema Único de Saúde (SUS) em Guarantã do Norte, inclusive no contexto de distribuição de medicação.

“Hoje acompanhei dezenas de pessoas retirando medicamentos aqui na farmácia básica, Azitromicina, Ivermectina e Hidroxicloroquina. Esses medicamentos deverão ser ministrados de acordo com as condições clínicas de cada paciente. Portanto, peço a comunidade, não se deixe enganar e muito menos ser ludibriado por aqueles que não respeitam a gravidade da situação que assola nosso estado, esse vírus que tem acometido milhares de pessoas e ceifado vidas. Ao sentir os sintomas, procure o médico e ao receber a prescrição traga até a farmácia e receberás os medicamentos, por que eles estão disponíveis a todos indistintamente”, disse o vereador Irmão Alexandre.   

A nossa reportagem, o Prefeito Erico Stevan, lamentou o episódio equivocado, demonstrando no mínimo falta de conhecimento, e por outro lado compartilhado rapidamente por grupos políticos para denegrir a imagem do gestor e prejudicar as ações de enfrentamento da Secretaria de Saúde.

São notícias falsas que acabam por confundir a população, em especial que tem sintomas ou fora acometido pelo coronavírus.

“Sempre agi com responsabilidade e transparência, e respeitando as críticas, opiniões e sugestões. Mas não posso admitir que façam politicagem diante desta grave crise de saúde. Nesse momento a população deve tomar ainda mais cuidado tanto para não acreditar em mentiras quanto para não repassá-las”, declarou o Prefeito Erico Stevan.

Na manhã desta quarta-feira (15) o Prefeito Municipal de Guarantã do Norte, Erico Stevan Gonçalves, publicou uma Nota de Esclarecimento. Leia a íntegra.

O senhor Érico Stevan Gonçalves, através do presente direito de resposta, vem informar toda a população, que, não foi “desmentido” por quem quer que seja.

O pressuposto para ser desmentido é que alguma mentira tenha sido dita e, seja no assunto referente a esta matéria, seja em qualquer outro durante toda a minha gestão, tenho me portado com a mais absoluta transparência e verdade; razão inclusive de tantos e reiterados direitos de resposta.

Resumindo: tudo quanto postado em MEU vídeo permanece irretocável, ou seja, que as medicações, “ivermectina”, “hidroxicloroquina” e “azitromicina”, estão totalmente disponíveis em nossa farmácia básica, o que pode ser conferido por qualquer um.

Não podemos permitir que diante de uma luta tão árdua contra uma doença desta magnitude, que já tirou tantas vidas em nosso país, ainda tenhamos que conviver com pessoas dispostas unicamente a enganar a população, seja por qual motivo for, tornando tudo mais difícil e custoso.

Por este motivo, informo a todos estes munícipes, que também estou tomando todas as providências legais para que a servidora que realizou a divulgação falsa das informações constantes nesta matéria responda perante a justiça por seus atos”.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe

Reunião preparatória e de alinhamento para a Assembleia Geral da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe
Foto: Reunião da Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) realizou nesta terça-feira (04) uma importante reunião expositiva e preparatória para a próxima assembleia geral que acontecerá no dia 22 de novembro, reunindo gestores de mineração no Auditório da Igreja Católica.

O encontro teve como objetivo alinhar ações e diretrizes voltadas ao cumprimento das normas ambientais e à sustentabilidade da atividade garimpeira na região.

Entre os principais temas discutidos estiveram o cumprimento da legislação ambiental e dos licenciamentos, o sistema de sinalização dos garimpos, a otimização da comunicação entre cooperados e a Coogavepe, a efetivação integral do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), além da manutenção contínua da infraestrutura dos garimpos e dos protocolos relacionados às condições de trabalho. Também foram abordados avanços na eliminação do uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio, e a comercialização legal do ouro com emissão de nota fiscal, reforçando o compromisso com a transparência e a legalidade da produção mineral.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a relevância do encontro e ressaltou a importância da participação efetiva dos cooperados nas assembleias. Segundo ele, “é nas assembleias que se definem as metas, prioridades e o plano de trabalho que asseguram o desenvolvimento de uma garimpagem legal, organizada e ambientalmente sustentável no Vale do Peixoto. O cooperativismo mineral é o caminho para fortalecer o setor, gerar oportunidades e preservar o meio ambiente”.

A reunião reforçou o compromisso da Coogavepe com a gestão responsável e participativa da atividade mineral, consolidando o papel da cooperativa como referência em legalidade, sustentabilidade e valorização dos garimpeiros.

Ver Mais

Mais Vistas