Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19

Atendimentos On Line e Presenciais seguem as normas e medidas preventivas a COVID-19

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19
Foto: Central de Psicologia - COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte mais uma vez saiu na frente ao implantar em sua estrutura funcional a Central de Atendimento Psicológico aos Acometidos pela Covid-19.

Já na primeira semana de atividades da Psicóloga, Laís Ferrete, que faz os atendimentos de segunda a quinta-feira, das 13:00 as 17:00 horas, via telefone e aplicativo de whatsapp, os resultados tem se demonstrado extremamente satisfatórios e positivos no contexto de amenização das adversidades provadas pela pandemia na vida das pessoas, em especial daquelas inseridas no grupo de risco, com suspeita e diagnóstico comprovado do novo coronavírus.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, disse que a determinação do Prefeito Érico Stevan é proporcionar atendimento humanizado aos cidadãos, e que todos os profissionais de saúde que estejam na linha de frente neste enfrentamento e combate a Covid-19 continuem se preocupando não apenas em realizar suas atividades técnicas, mas também em fazer com que cada paciente se sinta acolhido nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e demais setores ligados a saúde pública.

A Psicóloga, Laís Ferrete, explicou que a doença abala a saúde física e a psicológica das pessoas, pois exige o isolamento social, onde as visitas e o simples contato físico não são possíveis.

“As pessoas suspeitas e acometidas pela COVID-19 sentem os reflexos da doença, pois são obrigadas a ficar em quarentena em suas casas e em casos mais complexos em leitos hospitalares, tendo contato apenas com a equipe multiprofissional. É evidente que elas fiquem fragilizadas, tristes, deprimidas e com sinais visíveis de ansiedade. Daí nosso trabalho de acolhimento, desde aconselhamento, orientações de medidas preventivas, abordagens para elevação da autoestima, melhoria da saúde mental e o bem-estar dessas pessoas. Esse trabalho influencia rapidamente em sua reabilitação”, destacou a Psicóloga, Laís Ferrete.

A Central de Atendimento Psicológico elaborou um protocolo de avaliação clínica, consultas e acompanhamento utilizando ferramentas como o contato telefônico, a internet, e quando necessário, também de forma presencial segundo todos os requisitos de segurança, como distanciamento e uso de Equipamento de Proteção Individual.

Toda essa precaução é justamente para garantir a segurança de todos com muito zelo e responsabilidade.

“É um trabalho muito importante para as pessoas que contraíram a Covid-19, e que ajuda a enfrentar e transpor esse momento tão difícil. A Psicologia contribui para o equilíbrio da mente, minimiza as angústias e os pensamentos negativos em face as incertezas da doença. Já nesta primeira semana percebemos que a fisionomia, autoestima, confiança e ânimo das pessoas e isso é importantíssimo no período de isolamento, quarentena e tratamento”, comentou o Prefeito Erico Stevan ao parabenizar todos os servidores da saúde pelo desprendimento, responsabilidade, profissionalismo e solidariedade nesta fase complexa da pandemia.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Consórcio Intermunicipal de Saúde tem novo presidente

Nilmar Nunes Miranda é o novo presidente do Consórcio de Saúde Vale do Peixoto

Consórcio Intermunicipal de Saúde tem novo presidente
Foto: Paulistinha assume consórcio de saúde

O Presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, participou da reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto – CISVP, que contou com a participação dos Prefeitos Nilmar Miranda (Peixoto), Bruno Mena (Matupá), Casciano Martins Reis (Novo Mundo) e o representante do Prefeito Pascoal Alberton (Terra Nova do Norte), o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Souza Barros.

Na ocasião foi eleito novo Presidente, o Prefeito Peixotense, Paulistinha, tendo como Vice-Presidente, o Prefeito Novomundense, Casciano Martins, com o aval dos gestores dos municípios consorciados.

Também estiveram em pauta assuntos estratégicos para a melhor gestão do Hospital Regional com foco no planejamento, eficiência, segurança, qualidade dos serviços, humanização do atendimento e transparência financeira.

Foram debatidos assuntos relacionados ao incremento da per capita das prefeituras ao consórcio, viabilização do pagamento do piso da enfermagem, decreto de situação de emergência para aquisição de medicamentos, viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, convite ao município de Guarantã do Norte para ingresso no CISVP e gestão junto ao Governador Mauro Mendes para ampliação do repasse a instituição intermunicipal de saúde composta pelos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte.

“Todas as leis autorizativas necessárias e imprescindíveis para que tenhamos o Consórcio e o Hospital Regional atendendo a população a altura do que ela merece, terá nosso apoio incondicional. Buscaremos uma agenda regionalizada com todos os prefeitos e vereadores dos municípios consorciados junto ao Governador Mauro Mendes, Secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, a Bancada Federal e nos membros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Será uma grande mobilização para tirarmos o Hospital Regional da UTI”, disse o Presidente Thawê Dorta.

Os Prefeitos Bruno Mena e Casciano Martins Reis desejaram sucesso e colocaram-se a disposição do novo Presidente do Consórcio de Saúde, Nilmar Miranda, para que coloque em prática o plano de trabalho afim de garantir a entrega eficiente e eficaz de serviços de saúde aos cidadãos do Vale do Peixoto.

Os vereadores, Ismael Filho, Margarete Cavallini, Rosângela Matos Dias, Washington Brito e Daniel da Master acompanharam e apresentaram ideias, sugestões e indicativos em prol da saúde pública.

Vereadores apoiam novo presidente do CISVP

Ver Mais

Matupá

Vereadores viabilizam ampliação da frota de veículos da saúde Matupaense

Deputado Diego Guimarães atende vereadores e destina emenda de R$ 130 mil para aquisição de veículo utilitário para Secretaria de Saúde

Vereadores viabilizam ampliação da frota de veículos da saúde Matupaense
Foto: Vereadores Samuel, Capitão e Silvano

Os vereadores Samuel Carteiro, Capitão e Silvano Ramos solicitaram do Deputado Estadual Diego Guimarães a disponibilização através de emenda parlamentar de recursos para aquisição de 01 veículo utilitário para servir as demandas da Secretaria Municipal de Saúde.

O automóvel será utilizado para o suporte logístico de transporte em assistência as unidades básicas de saúde e demais repartições públicas ligadas a pasta, afim de assegurar agilidade na entrega de documentos, deslocamento de profissionais, distribuição de materiais, suporte nas campanhas itinerantes e ações desenvolvidas na zona rural Matupaense.

As gestões já estão sendo feitas junto a Secretaria de Estado de Saúde - SES-MT e os recursos são da ordem de R$ 130.000,00.

Ver Mais

Saúde

Mais de 70 são atendidos em Neurologia em Matupá

Secretaria de Saúde implanta atendimento especializado à população Matupaense

Mais de 70 são atendidos em Neurologia em Matupá
Foto: Centro de Especialidades Médicas

Mais um grande avanço na saúde pública Matupaense, a contratação de Médico Especialista em Neurologia.

Cerca de 70 pacientes não precisaram se deslocar para outras cidades do estado para acessar a consulta de avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso, que inclui o cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.

O município de Matupá insere a especialidade médica para o tratamento de pacientes acometidos por enxaqueca, epilepsia, esclerose múltipla, doença de Parkinson, Alzheimer, entre outras, proporcionando a melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças do sistema nervoso, que podem afetar a mobilidade, comunicação e funções cognitivas.

No último sábado dia 10 de maio na Central de Especialidades Médicas, o Dr. Gustavo Henrique Gobbato iniciou os atendimentos agendados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal.

A Secretaria de Saúde está com equipes multidisciplinares para oferecer acolhimento humanizado e cuidados mais abrangentes ao paciente com problemas neurológicos quer seja por meio medicamentoso ou terapias.

“Este é o nosso compromisso, melhorar, otimizar e avançar nas políticas públicas de saúde, quer seja em infraestrutura hospitalar, aparelhamento, implantação de novas especialidades médicas, oferta de exames laboratoriais, manutenção dos estoques de medicamentos, humanização do transporte de pacientes, enfim. Continuaremos investindo para que a população tenha uma saúde eficiente e de qualidade, na atenção básica e na média e alta complexidade”, disse o Prefeito Bruno Mena a nossa reportagem.

Ver Mais

Mais Vistas