Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19

Atendimentos On Line e Presenciais seguem as normas e medidas preventivas a COVID-19

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19
Foto: Central de Psicologia - COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte mais uma vez saiu na frente ao implantar em sua estrutura funcional a Central de Atendimento Psicológico aos Acometidos pela Covid-19.

Já na primeira semana de atividades da Psicóloga, Laís Ferrete, que faz os atendimentos de segunda a quinta-feira, das 13:00 as 17:00 horas, via telefone e aplicativo de whatsapp, os resultados tem se demonstrado extremamente satisfatórios e positivos no contexto de amenização das adversidades provadas pela pandemia na vida das pessoas, em especial daquelas inseridas no grupo de risco, com suspeita e diagnóstico comprovado do novo coronavírus.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, disse que a determinação do Prefeito Érico Stevan é proporcionar atendimento humanizado aos cidadãos, e que todos os profissionais de saúde que estejam na linha de frente neste enfrentamento e combate a Covid-19 continuem se preocupando não apenas em realizar suas atividades técnicas, mas também em fazer com que cada paciente se sinta acolhido nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e demais setores ligados a saúde pública.

A Psicóloga, Laís Ferrete, explicou que a doença abala a saúde física e a psicológica das pessoas, pois exige o isolamento social, onde as visitas e o simples contato físico não são possíveis.

“As pessoas suspeitas e acometidas pela COVID-19 sentem os reflexos da doença, pois são obrigadas a ficar em quarentena em suas casas e em casos mais complexos em leitos hospitalares, tendo contato apenas com a equipe multiprofissional. É evidente que elas fiquem fragilizadas, tristes, deprimidas e com sinais visíveis de ansiedade. Daí nosso trabalho de acolhimento, desde aconselhamento, orientações de medidas preventivas, abordagens para elevação da autoestima, melhoria da saúde mental e o bem-estar dessas pessoas. Esse trabalho influencia rapidamente em sua reabilitação”, destacou a Psicóloga, Laís Ferrete.

A Central de Atendimento Psicológico elaborou um protocolo de avaliação clínica, consultas e acompanhamento utilizando ferramentas como o contato telefônico, a internet, e quando necessário, também de forma presencial segundo todos os requisitos de segurança, como distanciamento e uso de Equipamento de Proteção Individual.

Toda essa precaução é justamente para garantir a segurança de todos com muito zelo e responsabilidade.

“É um trabalho muito importante para as pessoas que contraíram a Covid-19, e que ajuda a enfrentar e transpor esse momento tão difícil. A Psicologia contribui para o equilíbrio da mente, minimiza as angústias e os pensamentos negativos em face as incertezas da doença. Já nesta primeira semana percebemos que a fisionomia, autoestima, confiança e ânimo das pessoas e isso é importantíssimo no período de isolamento, quarentena e tratamento”, comentou o Prefeito Erico Stevan ao parabenizar todos os servidores da saúde pelo desprendimento, responsabilidade, profissionalismo e solidariedade nesta fase complexa da pandemia.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe

Reunião preparatória e de alinhamento para a Assembleia Geral da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe
Foto: Reunião da Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) realizou nesta terça-feira (04) uma importante reunião expositiva e preparatória para a próxima assembleia geral que acontecerá no dia 22 de novembro, reunindo gestores de mineração no Auditório da Igreja Católica.

O encontro teve como objetivo alinhar ações e diretrizes voltadas ao cumprimento das normas ambientais e à sustentabilidade da atividade garimpeira na região.

Entre os principais temas discutidos estiveram o cumprimento da legislação ambiental e dos licenciamentos, o sistema de sinalização dos garimpos, a otimização da comunicação entre cooperados e a Coogavepe, a efetivação integral do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), além da manutenção contínua da infraestrutura dos garimpos e dos protocolos relacionados às condições de trabalho. Também foram abordados avanços na eliminação do uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio, e a comercialização legal do ouro com emissão de nota fiscal, reforçando o compromisso com a transparência e a legalidade da produção mineral.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a relevância do encontro e ressaltou a importância da participação efetiva dos cooperados nas assembleias. Segundo ele, “é nas assembleias que se definem as metas, prioridades e o plano de trabalho que asseguram o desenvolvimento de uma garimpagem legal, organizada e ambientalmente sustentável no Vale do Peixoto. O cooperativismo mineral é o caminho para fortalecer o setor, gerar oportunidades e preservar o meio ambiente”.

A reunião reforçou o compromisso da Coogavepe com a gestão responsável e participativa da atividade mineral, consolidando o papel da cooperativa como referência em legalidade, sustentabilidade e valorização dos garimpeiros.

Ver Mais

Mais Vistas