Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19

Atendimentos On Line e Presenciais seguem as normas e medidas preventivas a COVID-19

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19
Foto: Central de Psicologia - COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte mais uma vez saiu na frente ao implantar em sua estrutura funcional a Central de Atendimento Psicológico aos Acometidos pela Covid-19.

Já na primeira semana de atividades da Psicóloga, Laís Ferrete, que faz os atendimentos de segunda a quinta-feira, das 13:00 as 17:00 horas, via telefone e aplicativo de whatsapp, os resultados tem se demonstrado extremamente satisfatórios e positivos no contexto de amenização das adversidades provadas pela pandemia na vida das pessoas, em especial daquelas inseridas no grupo de risco, com suspeita e diagnóstico comprovado do novo coronavírus.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, disse que a determinação do Prefeito Érico Stevan é proporcionar atendimento humanizado aos cidadãos, e que todos os profissionais de saúde que estejam na linha de frente neste enfrentamento e combate a Covid-19 continuem se preocupando não apenas em realizar suas atividades técnicas, mas também em fazer com que cada paciente se sinta acolhido nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e demais setores ligados a saúde pública.

A Psicóloga, Laís Ferrete, explicou que a doença abala a saúde física e a psicológica das pessoas, pois exige o isolamento social, onde as visitas e o simples contato físico não são possíveis.

“As pessoas suspeitas e acometidas pela COVID-19 sentem os reflexos da doença, pois são obrigadas a ficar em quarentena em suas casas e em casos mais complexos em leitos hospitalares, tendo contato apenas com a equipe multiprofissional. É evidente que elas fiquem fragilizadas, tristes, deprimidas e com sinais visíveis de ansiedade. Daí nosso trabalho de acolhimento, desde aconselhamento, orientações de medidas preventivas, abordagens para elevação da autoestima, melhoria da saúde mental e o bem-estar dessas pessoas. Esse trabalho influencia rapidamente em sua reabilitação”, destacou a Psicóloga, Laís Ferrete.

A Central de Atendimento Psicológico elaborou um protocolo de avaliação clínica, consultas e acompanhamento utilizando ferramentas como o contato telefônico, a internet, e quando necessário, também de forma presencial segundo todos os requisitos de segurança, como distanciamento e uso de Equipamento de Proteção Individual.

Toda essa precaução é justamente para garantir a segurança de todos com muito zelo e responsabilidade.

“É um trabalho muito importante para as pessoas que contraíram a Covid-19, e que ajuda a enfrentar e transpor esse momento tão difícil. A Psicologia contribui para o equilíbrio da mente, minimiza as angústias e os pensamentos negativos em face as incertezas da doença. Já nesta primeira semana percebemos que a fisionomia, autoestima, confiança e ânimo das pessoas e isso é importantíssimo no período de isolamento, quarentena e tratamento”, comentou o Prefeito Erico Stevan ao parabenizar todos os servidores da saúde pelo desprendimento, responsabilidade, profissionalismo e solidariedade nesta fase complexa da pandemia.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Prefeito e Vereadores visitam UPA 24 Horas em Peixoto

As autoridades puderam verificar o papel fundamental da UPA como porta de entrada do sistema de saúde para casos graves, de urgência e emergência

Prefeito e Vereadores visitam UPA 24 Horas em Peixoto
Foto: Prefeito Paulistinha e vereadores

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, acompanhado dos vereadores Wechinton Gomes e Clecio Anshau, realizou uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, localizada no Bairro Alvorada.

A comitiva acompanhou de perto a funcionalidade de todos os setores da unidade, desde a recepção até os serviços essenciais como consultório médico, laboratório, sala de inalação e soroterapia, farmácia, enfermaria, sala de suturas e curativos, leitos, entre outros espaços.

Durante a visita, as autoridades puderam verificar o papel fundamental da UPA como porta de entrada do sistema de saúde para casos graves, de urgência e emergência, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia, garantindo atendimento rápido e resolutivo à população.

Na oportunidade, o Prefeito Paulistinha conversou com pacientes e seus familiares, ouvindo atentamente solicitações, sugestões e reclamações, além de receber elogios pelas melhorias já realizadas, que vêm contribuindo para a agilidade no atendimento e para a efetividade dos tratamentos ofertados àqueles que procuram a UPA.



Desde o início de sua gestão, o Prefeito Paulistinha tem promovido uma série de melhorias na UPA, com investimentos em adequações estruturais, aquisição de equipamentos, mobiliário, medicamentos e insumos, ambulâncias, além da otimização do quadro multiprofissional. Também foi determinada a rigorosa observância dos protocolos de saúde, assegurando um atendimento eficiente, seguro e humanizado aos Peixotenses.

Os vereadores Wechington e Clécio apoiam a administração municipal em todas as iniciativas que visam manter a UPA operante, funcional, bem equipada e preparada para salvar vidas e oferecer dignidade no atendimento à população.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha faz balanço do primeiro ano de mandato

Foram mais de R$ 50 milhões em emendas parlamentares, além de convênios formalizados e entregas do Governo de Mato Grosso

Prefeito Paulistinha faz balanço do primeiro ano de mandato
Foto: Prefeito Paulistinha - Coletiva

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, convocou a imprensa para uma coletiva onde apresentou o balanço de seu primeiro ano de mandato. Acompanhado dos secretários de Educação, João Paulo Silva Souza, e de Saúde, Aciomar Marques, o gestor iniciou destacando o cenário crítico encontrado ao assumir a administração, marcado por milhões de reais em dívidas com precatórios, Previpaz, concessionária Energisa, empresa de internet, fornecedores e outros compromissos. Segundo ele, o município estava inadimplente, com contas zeradas, prestações de contas pendentes, descrédito político e sérios problemas decorrentes da falta de planejamento, responsabilidade e do desequilíbrio na aplicação dos recursos públicos.

Diante desse quadro, Paulistinha explicou que foi necessária uma ampla força-tarefa para reorganizar as finanças, recuperar o poder de compra da Prefeitura, restabelecer a credibilidade junto ao funcionalismo público, renegociar dívidas milionárias com abatimentos e descontos, regularizar prestações de contas e garantir novamente o acesso às certidões negativas, fundamentais para firmar convênios. Essas medidas, conforme ressaltou, foram essenciais para “colocar a casa em ordem” e permitir a execução do Plano de Governo 2025–2028.

Na área da Educação, a gestão apresentou avanços significativos, como a melhoria dos índices educacionais, reformas e adequações das escolas, distribuição de kits de materiais e uniformes, reaparelhamento das unidades, compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar e ampliação da frota do transporte escolar, com previsão de 20 novos ônibus até o primeiro semestre de 2026. Também foram destacadas a construção de creches em tempo integral, centros esportivos comunitários, salas sensoriais para autistas, implantação de mais uma escola militar, aquisição de ônibus exclusivo para o esporte, além de cursos, capacitações e parcerias com a SEDUC-MT.

Já na Saúde, os secretário e o prefeito apontaram conquistas como o reforço no abastecimento da Farmácia Municipal, implantação do Programa Fila Zero em especialidades como Ginecologia, Ortopedia e Oftalmologia, além de exames de ultrassonografia, cumprimento das metas de vacinação, melhorias estruturais na UPA 24 Horas e nas Unidades Básicas de Saúde, processo licitatório para aquisição de sete ambulâncias zero quilômetro, vans para o Centro de Reabilitação e ações itinerantes nos assentamentos rurais. Também foram anunciadas a construção de postos de saúde no Bairro Jerusalém e no PA Vida Nova II, emenda parlamentar para equipar a UTI do Hospital Regional, além da implantação de Unidade Móvel Odontológica e outras ações previstas para 2026.

Por fim, Paulistinha destacou que a gestão também avança em obras de drenagem e pavimentação asfáltica em todos os bairros, na solução do abastecimento de água tratada em União do Norte, implantação da Cavalaria Militar, construção de campos sintéticos, urbanização do Córrego das Lavadeiras, criação do complexo turístico dos lagos peixotenses, investimentos em infraestrutura rural e aceleração dos processos de regularização fundiária urbana e rural. O prefeito encerrou enfatizando que só este ano foram mais de R$ 50 milhões em emendas viabilizadas, graças ao alinhamento político com deputados estaduais e federais, senadores e os governos estadual e federal, fator decisivo para a captação de recursos e para o desenvolvimento sustentável de Peixoto de Azevedo.

Ver Mais

Mais Vistas