Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Equipamentos novos faz infraestrutura deslanchar em Guarantã do Norte

O município fez fortes investimentos na aquisição de máquinas e equipamentos modernos.

Equipamentos novos faz infraestrutura deslanchar em Guarantã do Norte
Foto: Estrada Cascalhada
Após um trabalho penoso com equipamentos antigos que hora trabalhavam, hora quebravam, aumentando consideravelmente as despesas com manutenção, à infraestrutura de Guarantã do Norte vive uma nova realidade.
 
No início do ano passado o município fez fortes investimentos na aquisição de máquinas e equipamentos modernos. Os frutos desse investimento já começam a ser colhidos com um grande volume de serviços sendo realizado no interior do município.
 
Além do tradicional serviço de reconstruções de pontes e bueiros, um novo visual está tomando conta das estradas rurais de Guarantã do Norte. Estradas estão sendo reabertas, algumas curvas sendo tiradas, algumas serras sendo rebaixadas, alguns pontos que necessitam de aterro estão sendo feitos e um grande volume de cascalhamento está sendo executado tornando as estradas com excelente trafegabilidade.
 
“-Nossa realidade nesse momento é bem diferente de anos anteriores quando a gente saia para trabalhar. Trabalhavamos um dia, dois ou três e ficávamos dois ou três dias com os serviços empacados por causa de máquinas quebradas. Isso também nos causava grandes despesas com peças e manutenções. Agora os gastos são altos com o volume de combustível, mas, a gente vê o volume de serviços e isso nos anima. Só temos a agradecer ao prefeito Érico por esses investimentos na infraestrutura.” Comentou o secretário de infraestrutura Davinir Demossi.
 
Oficialmente o município tem em sua malha viária não pavimentada 1.392 km de estradas vicinais, e outros tantos km que ainda não estão registrados no mapa viário. O prefeito Érico Stevan Gonçalves inicia seu segundo mandato bastante animado em promover o desenvolvimento rural do município a começar por estradas de qualidade.
 
“Fortalecemos esse investimento em infraestrutura ano passado, infelizmente a pandemia atrapalhou muito, as máquinas que eram para chegar em maio ou junho foram chegar quase no final do ano, isso não nos permitiu avançarmos mais na infraestrutura naquele momento. Esse ano com as máquinas novas vamos conseguir avançar muito na zona rural. Certamente que não conseguiremos fazer tudo o que precisa ser feito de uma vez, pois nosso município é imenso, mas, já estamos realizando um grande volume de serviços, para bem atender ao nosso produtor rural que é quem sustenta a economia do nosso município, do nosso estado e do país.” Finalizou o prefeito.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Mais Vistas