Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Equipamentos novos faz infraestrutura deslanchar em Guarantã do Norte

O município fez fortes investimentos na aquisição de máquinas e equipamentos modernos.

Equipamentos novos faz infraestrutura deslanchar em Guarantã do Norte
Foto: Estrada Cascalhada
Após um trabalho penoso com equipamentos antigos que hora trabalhavam, hora quebravam, aumentando consideravelmente as despesas com manutenção, à infraestrutura de Guarantã do Norte vive uma nova realidade.
 
No início do ano passado o município fez fortes investimentos na aquisição de máquinas e equipamentos modernos. Os frutos desse investimento já começam a ser colhidos com um grande volume de serviços sendo realizado no interior do município.
 
Além do tradicional serviço de reconstruções de pontes e bueiros, um novo visual está tomando conta das estradas rurais de Guarantã do Norte. Estradas estão sendo reabertas, algumas curvas sendo tiradas, algumas serras sendo rebaixadas, alguns pontos que necessitam de aterro estão sendo feitos e um grande volume de cascalhamento está sendo executado tornando as estradas com excelente trafegabilidade.
 
“-Nossa realidade nesse momento é bem diferente de anos anteriores quando a gente saia para trabalhar. Trabalhavamos um dia, dois ou três e ficávamos dois ou três dias com os serviços empacados por causa de máquinas quebradas. Isso também nos causava grandes despesas com peças e manutenções. Agora os gastos são altos com o volume de combustível, mas, a gente vê o volume de serviços e isso nos anima. Só temos a agradecer ao prefeito Érico por esses investimentos na infraestrutura.” Comentou o secretário de infraestrutura Davinir Demossi.
 
Oficialmente o município tem em sua malha viária não pavimentada 1.392 km de estradas vicinais, e outros tantos km que ainda não estão registrados no mapa viário. O prefeito Érico Stevan Gonçalves inicia seu segundo mandato bastante animado em promover o desenvolvimento rural do município a começar por estradas de qualidade.
 
“Fortalecemos esse investimento em infraestrutura ano passado, infelizmente a pandemia atrapalhou muito, as máquinas que eram para chegar em maio ou junho foram chegar quase no final do ano, isso não nos permitiu avançarmos mais na infraestrutura naquele momento. Esse ano com as máquinas novas vamos conseguir avançar muito na zona rural. Certamente que não conseguiremos fazer tudo o que precisa ser feito de uma vez, pois nosso município é imenso, mas, já estamos realizando um grande volume de serviços, para bem atender ao nosso produtor rural que é quem sustenta a economia do nosso município, do nosso estado e do país.” Finalizou o prefeito.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe

Reunião preparatória e de alinhamento para a Assembleia Geral da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe
Foto: Reunião da Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) realizou nesta terça-feira (04) uma importante reunião expositiva e preparatória para a próxima assembleia geral que acontecerá no dia 22 de novembro, reunindo gestores de mineração no Auditório da Igreja Católica.

O encontro teve como objetivo alinhar ações e diretrizes voltadas ao cumprimento das normas ambientais e à sustentabilidade da atividade garimpeira na região.

Entre os principais temas discutidos estiveram o cumprimento da legislação ambiental e dos licenciamentos, o sistema de sinalização dos garimpos, a otimização da comunicação entre cooperados e a Coogavepe, a efetivação integral do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), além da manutenção contínua da infraestrutura dos garimpos e dos protocolos relacionados às condições de trabalho. Também foram abordados avanços na eliminação do uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio, e a comercialização legal do ouro com emissão de nota fiscal, reforçando o compromisso com a transparência e a legalidade da produção mineral.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a relevância do encontro e ressaltou a importância da participação efetiva dos cooperados nas assembleias. Segundo ele, “é nas assembleias que se definem as metas, prioridades e o plano de trabalho que asseguram o desenvolvimento de uma garimpagem legal, organizada e ambientalmente sustentável no Vale do Peixoto. O cooperativismo mineral é o caminho para fortalecer o setor, gerar oportunidades e preservar o meio ambiente”.

A reunião reforçou o compromisso da Coogavepe com a gestão responsável e participativa da atividade mineral, consolidando o papel da cooperativa como referência em legalidade, sustentabilidade e valorização dos garimpeiros.

Ver Mais

Mais Vistas