Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Júlio Cotrim assume Unidade Regional do Incra em Guarantã do Norte

Agrimensor de 32 anos pretende retomar a eficiência, operacionalidade e dinâmica de trabalho da Unidade do Incra dentro do novo Projeto de Regularização Fundiária do Governo Federal - Titula Brasil.

Júlio Cotrim assume Unidade Regional do Incra em Guarantã do Norte
Foto: Executor do Incra visita Prefeito Tony Mafinni

Na última semana assumiu o cargo de novo Chefe da Unidade do Incra de Guarantã do Norte, vindo da Superinendencia do Incra de Cuiabá o Engenheiro Agrimensor, Júlio Cotrim.

Júlio começou a gestão com uma forte articulação junto com os gestores municipais da região de abrangência do orgão federal, sendo os Prefeitos Maurício Ferreira de Souza (Peixoto de Azevedo), Fernando Zafonato e vice prefeito Bruno Mena (Matupá), Vice-Prefeito Marcio Caovilla (Guaranta do Norte) e o Prefeito Tony Mafini e seu Vice Munaro (Novo Mundo).

A ideia é promover a reestruturação e o reaparelhamento da Unidade Regional do Incra para fazer frente as demandas de regularização fundiária, otimizando a estrutura física, operacional e de recursos humanos.

Ficou acordado o apoio logístico das prefeituras para formalização de parcerias visando a disponibilização de servidores e equipamentos tecnologicos, fatores que darão celeridade aos procedimentos de titularização dos projetos de assentamentos rurais, que ha um bom tempo estão enjeçados e estagnados devido a escacez de recursos financeiros e limitações impostas pelo quadro reduzido de funcionários.

O novo Executor, Júlio Cotrim, disse que na próxima semana deverá se reunir com demais prefeitos para fazer uma explanação de suas metas, prioridades, planejamento de trabalho e retomada do fortalecimento da Unidade do Incra com foco na garantia da segurança jurídica por meio da emissão de Títulos Definitivos, cujas normativas, decretos e leis vigentes estão em acordo com o novo Projeto do Governo Federal, o 'TITULA BRASIL', que deve alavancar a regularização e titulação de áreas de assentamentos no extremo norte de Mato Grosso.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe

Reunião preparatória e de alinhamento para a Assembleia Geral da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Reunião com Gestores de Mineração cooperados da Coogavepe
Foto: Reunião da Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) realizou nesta terça-feira (04) uma importante reunião expositiva e preparatória para a próxima assembleia geral que acontecerá no dia 22 de novembro, reunindo gestores de mineração no Auditório da Igreja Católica.

O encontro teve como objetivo alinhar ações e diretrizes voltadas ao cumprimento das normas ambientais e à sustentabilidade da atividade garimpeira na região.

Entre os principais temas discutidos estiveram o cumprimento da legislação ambiental e dos licenciamentos, o sistema de sinalização dos garimpos, a otimização da comunicação entre cooperados e a Coogavepe, a efetivação integral do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), além da manutenção contínua da infraestrutura dos garimpos e dos protocolos relacionados às condições de trabalho. Também foram abordados avanços na eliminação do uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio, e a comercialização legal do ouro com emissão de nota fiscal, reforçando o compromisso com a transparência e a legalidade da produção mineral.

O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou a relevância do encontro e ressaltou a importância da participação efetiva dos cooperados nas assembleias. Segundo ele, “é nas assembleias que se definem as metas, prioridades e o plano de trabalho que asseguram o desenvolvimento de uma garimpagem legal, organizada e ambientalmente sustentável no Vale do Peixoto. O cooperativismo mineral é o caminho para fortalecer o setor, gerar oportunidades e preservar o meio ambiente”.

A reunião reforçou o compromisso da Coogavepe com a gestão responsável e participativa da atividade mineral, consolidando o papel da cooperativa como referência em legalidade, sustentabilidade e valorização dos garimpeiros.

Ver Mais

Mais Vistas