Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

SMS de Guarantã ampliará número de exames de mamografia

Campanha Outubro Rosa está sendo desenvolvida em todas as Unidades de Saúde Guarantaenses

SMS de Guarantã ampliará número de exames de mamografia
Foto: Mamógrafo do Hospital Municipal
Durante o Outubro Rosa a Secretaria de Saúde vai dobrar de 60 para 120 o número de consultas e exames de mamografia em Guarantã do Norte.
 
Com o propósito de facilitar o acesso ampliar o número possível de atendimentos as usuárias da Rede Pública Municipal de Saúde aos serviços ofertados, para à prevenção ao câncer de mama e do câncer do colo do útero, a programação de atendimentos será alterada.
 
A programação do “Outubro Rosa” da Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte, acontece de forma descentralizada. Todas as Unidades da Secretaria estão desenvolvendo atividades para incentivar as mulheres a buscar cuidados para evitar doenças.
 
Todo o atendimento é ofertado gratuitamente pelo município, além de consultas e exames também é disponibilizado a mamografia. “Atualmente estamos realizando 60 atendimentos por semana, vamos dobrar esses atendimentos fazendo 120 por semana durante este mês de outubro”. afirmou a Secretária de Saúde.
 
 
A Secretaria de saúde, Letícia Camargo, salienta que, além de aumentar o número de exames no dia "D", que está programado para o dia (23) de outubro, será realizado um mutirão para atendimentos e exames de mamografia. “Nas unidades será feito a coleta do exame preventivo e o exame clinico das mamas. "Acompanhando a unidade básica no dia 23 de outubro nós teremos aqui o mutirão da mamografia, mas caso haja necessidade o médico da unidade vai fazer a prescrição, ela vai trazer aqui no centro de especialidades e marcar o atendimento por agendamento”, finalizou a secretária Letícia Camargo.
 
Participe e se cuide, Outubro Rosa o mês de prevenção contra o Câncer de Mama.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município

A Secretaria de Agricultura também já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município
Foto: Produção de Silagem

A Secretaria Municipal de Agricultura de Matupá iniciou o ano intensificando as ações de apoio aos produtores de leite das chácaras, sítios e assentamentos rurais, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar. Por meio do Programa Porteira a Dentro, a Prefeitura está disponibilizando trator, carreta, ensiladeira, pá carregadeira e outros implementos agrícolas para auxiliar na preparação da silagem destinada ao gado leiteiro.

A produção de silagem é uma atividade fundamental para garantir alimento de qualidade ao rebanho, especialmente nos períodos de estiagem, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade do leite, a redução de custos para o produtor e a manutenção da renda no campo.

Além disso, a Secretaria de Agricultura já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais, beneficiando produtores do entorno da cidade. Essa ação facilita o preparo das áreas de plantio, melhora as condições do solo, otimiza o uso das áreas produtivas e fortalece a produção agrícola.

As iniciativas fazem parte das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar desenvolvidas pela gestão do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto, que têm priorizado investimentos no setor rural. O resultado desse trabalho se reflete no desenvolvimento do campo, no fortalecimento da economia local e no crescimento sustentável da cidade de Matupá.

“Agradeço imensamente os profissionais, colaboradores e equipe de trabalho da Secretaria de Agricultura. Estamos disponibilizando maquinários, implementos, insumos e outros materiais e eles fazem tudo acontecer nas chácaras produtivas, Flor da Serra e Alto Alegre, Glebas União e Padovani e no suporte as Aldeias Indígenas. Esse mérito é coletivo e o melhor impacta diretamente na ampliação da produção e qualidade dos alimentos”, disse o Prefeito Bruno Mena.

Gradeamento de Áreas

Ver Mais

MINERAÇÃO

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe

Foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental.

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe
Foto: Reunião Garimpeiros Unidos

Gestores, garimpeiros, empreendedores de mineração e lideranças do setor, todos cooperados da Coogavepe, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma importante reunião no Centro de Eventos GG, no Bairro Nova Esperança, em Peixoto de Azevedo. O encontro teve como pauta exclusiva a Eleição para a escolha da nova Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros, prevista para o mês de março de 2026.

Preocupados com os rumos da instituição para os próximos anos, mais de 30 participantes estiveram presentes e, de forma democrática e participativa, apresentaram sugestões, ideias, opiniões e proposituras. Ao final do debate, houve posicionamento unânime pela composição de uma chapa para a disputa eleitoral.

Ficou definido que a chapa será encabeçada por Gilson Gomes Camboim, como candidato a Presidente, e Gabriel Antônio Cervantes de Souza, como candidato a Vice-Presidente. Também foi deliberada a abertura para participação direta e efetiva dos demais cooperados interessados na composição dos conselhos fiscal, administrativo e ético, sempre em consonância com o estatuto, regulamento interno, metas institucionais, plano de trabalho, projetos estratégicos e responsabilidade de atuação.

A chapa tem como propósito dar continuidade e fortalecer os trabalhos já desenvolvidos pela Coogavepe, com foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental, além da atenção à assistência social e à saúde do garimpeiro. Também estão entre as prioridades a organização, formalização e legalização dos empreendimentos minerais, bem como a validação e fortalecimento da cooperativa junto aos poderes constituídos, órgãos públicos, autarquias e organizações não governamentais.

Ver Mais

Mais Vistas