Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

SMS de Guarantã ampliará número de exames de mamografia

Campanha Outubro Rosa está sendo desenvolvida em todas as Unidades de Saúde Guarantaenses

SMS de Guarantã ampliará número de exames de mamografia
Foto: Mamógrafo do Hospital Municipal
Durante o Outubro Rosa a Secretaria de Saúde vai dobrar de 60 para 120 o número de consultas e exames de mamografia em Guarantã do Norte.
 
Com o propósito de facilitar o acesso ampliar o número possível de atendimentos as usuárias da Rede Pública Municipal de Saúde aos serviços ofertados, para à prevenção ao câncer de mama e do câncer do colo do útero, a programação de atendimentos será alterada.
 
A programação do “Outubro Rosa” da Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte, acontece de forma descentralizada. Todas as Unidades da Secretaria estão desenvolvendo atividades para incentivar as mulheres a buscar cuidados para evitar doenças.
 
Todo o atendimento é ofertado gratuitamente pelo município, além de consultas e exames também é disponibilizado a mamografia. “Atualmente estamos realizando 60 atendimentos por semana, vamos dobrar esses atendimentos fazendo 120 por semana durante este mês de outubro”. afirmou a Secretária de Saúde.
 
 
A Secretaria de saúde, Letícia Camargo, salienta que, além de aumentar o número de exames no dia "D", que está programado para o dia (23) de outubro, será realizado um mutirão para atendimentos e exames de mamografia. “Nas unidades será feito a coleta do exame preventivo e o exame clinico das mamas. "Acompanhando a unidade básica no dia 23 de outubro nós teremos aqui o mutirão da mamografia, mas caso haja necessidade o médico da unidade vai fazer a prescrição, ela vai trazer aqui no centro de especialidades e marcar o atendimento por agendamento”, finalizou a secretária Letícia Camargo.
 
Participe e se cuide, Outubro Rosa o mês de prevenção contra o Câncer de Mama.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Casa da Moeda e ANM visitam garimpos legalizados no norte de MT

A agenda teve como objetivo acompanhar de perto todas as etapas da cadeia produtiva mineral, desde os processos de sondagem e extração até a logística, comercialização e recuperação ambiental das áreas mineradas.

Casa da Moeda e ANM visitam garimpos legalizados no norte de MT
Foto: Processo sem uso de mercúrio
Técnicos da Casa da Moeda do Brasil e da Agência Nacional de Mineração (ANM) realizaram visitas institucionais a áreas de garimpo legalizadas pela Coogavepe, no norte de Mato Grosso.
 
A agenda teve como objetivo acompanhar de perto todas as etapas da cadeia produtiva mineral, desde os processos de sondagem e extração até a logística, comercialização e recuperação ambiental das áreas mineradas.
 
Durante as visitas técnicas, foram analisados métodos operacionais e boas práticas adotadas pelos garimpos regularizados, com atenção especial aos mecanismos de controle, transparência e sustentabilidade da atividade.
 
A iniciativa também permitiu a troca de conhecimentos entre os órgãos federais e os cooperados, fortalecendo o alinhamento às normas legais e ambientais.
 
Um dos principais focos da ação foi a implementação de políticas voltadas à rastreabilidade do ouro e à eliminação do uso de mercúrio nos processos de extração. Essas diretrizes são consideradas essenciais para garantir uma mineração mais responsável, reduzindo impactos ambientais e assegurando maior credibilidade ao produto final no mercado nacional e internacional.
 
O Engenheiro de Minas, Matheus Lopes e o Geólogo Edmo Wellington, ambos da Coogavepe, destacaram que a visita reforça o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável do setor mineral, promovendo práticas modernas, seguras e ambientalmente corretas, além de incentivar a regularização e valorização dos garimpos legalizados na região Vale do Peixoto.
Ver Mais

Mais Vistas