Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Vacina Guarantã: Em coletiva Prefeito e Diretora do Hospital pedem conscientização

Prefeito Érico Stevan disse que a conscientização da população irá frear a escalada de casos de Covid-19

Vacina Guarantã: Em coletiva Prefeito e Diretora do Hospital pedem conscientização
Foto: Coletiva na Prefeitura

A administração municipal de Guarantã do Norte tem feito uma série de investimentos na área de saúde que o coloca como referência no Vale do Peixoto no contexto da atenção básica, média e alta complexidade.

A média anual de aplicação financeira do que a prefeitura arrecada, cerca de 35%, supera o que estabelece o índice constitucional de gastos com a saúde, que é de 15%.

Ampliação da frota de ambulâncias, aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde e Hospital Nossa Senhora do Rosário, avanços no quadro de especialidades médicas, reforma e ampliações de Postos de Saúde, manutenção dos estoques de medicamentos, desenvolvimento de campanhas e projetos de saúde preventiva, cumprimento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, capacitação e atualização dos profissionais do setor, implantação de 10 Leitos de UTI Convencionais, entre outras ações são reconhecidamente eficientes na política pública de atendimento através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Em coletiva concedida a imprensa nesta terça-feira (25), o Prefeito Érico Stevan e a Diretora Clínica do Hospital Municipal Dra. Érica Daima, disseram que o município sempre esteve preparado para fazer o enfrentamento a Covid-19, contando com toda infraestrutura, logística e planejamento de atuação para os casos leves e até mais complexos, porém a preocupação está atrelada a falta de conscientização da população com relação a não procura da Central de Vacinação para a imunização da 1ª, 2ª e até mesmo a dose de reforço (3ª Dose), esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Temos seguido a risca os protocolos de segurança nos departamentos, secretarias e demais repartições públicas, exatamente para evitar o contágio do coronavírus. Investimos em equipamentos de proteção individual, totens de higienização, procedimentos de distanciamento social, aquisição de medicamentos, divulgação de campanhas nos veículos de comunicação, e deixamos claro que os imunizantes para todas as faixas etárias do Plano Nacional de Vacinação estão disponíveis na Sala de Vacinas. Mas, não adianta apenas o Poder Público fazer a sua parte para tentar frear os índices de casos suspeitos, confirmados e determinações de isolamento social. A conscientização do cidadão para se imunizar é o meio rápido, seguro, confiável e confirmado pela ciência de produzir uma resposta imunológica, ou seja, proteção ao nosso organismo”, comentou o Prefeito Érico.

Ele lembrou que a Sala de Vacinas está com atendimento estendido das 07:00 às 19:00 horas sem intervalo e que a chagada da vacina causou um impacto positivo que é facilmente percebido, já que diferente de 2021, os casos atendidos no Hospital Municipal são de manifestações mais brandas da doença, justamente devido a vacinação que elimina e reduz drasticamente o risco de adoecimento, complicações e manifestações mais graves da Covid-19, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A Diretora Clínica do Hospital Municipal, Dra. Érica Daima, destacou que a realidade da pandemia em 2021, antes da chegada da vacina contra o coronavírus, era assustadora, complexa e alarmante com dezenas de pacientes internados, entubados, aguardando leitos de UTI e até mesmo perdendo a vida.

“Os estudos evidenciam a eficácia da vacina, independente de qual seja o imunizante. Para se ter uma ideia, hoje temos apenas um paciente internado no Hospital Nossa Senhora do Rosário. Todos os dados mostram que a maioria esmagadora de casos graves e de mortes por Covid-19 é de pessoas sem a vacinação completa. Em Guarantã do Norte precisamos avançar imediatamente e que a população compreenda que se vacinar é significado de amor a vida”, disse a Dra. Érica Daima.

Fica o apelo a população Guarantaense para que procure a Sala de Vacinas, pois a vacinação é a única forma segura e eficaz de prevenir a COVID-19, de nos livrarmos da pandemia e recuperarmos o convívio social do qual tanto sentimos falta.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Zona Rural ganha mais 01 Ônibus Escolar 0 km em Matupá

Trata-se de um novo ônibus da marca Volare, equipado com mecanismo de acessibilidade, destinado pelo Ministério da Educação (MEC)

Zona Rural ganha mais 01 Ônibus Escolar 0 km em Matupá
Foto: Novo Ônibus Escolar

A Secretaria de Educação recebeu mais um importante reforço para o transporte escolar do município. Trata-se de um novo ônibus da marca Volare, equipado com mecanismo de acessibilidade, destinado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Programa Caminho da Escola.

A chegada do veículo representa mais um avanço na política de fortalecimento e renovação da frota escolar desenvolvida pela gestão do prefeito Bruno Mena, que tem investido de forma estratégica e planejada para garantir que os estudantes da cidade e da zona rural tenham acesso ao ensino com segurança, conforto e dignidade.

O novo ônibus foi projetado para atender às necessidades do transporte escolar, especialmente em trajetos de longas distâncias e estradas rurais, além de proporcionar inclusão e acessibilidade aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, assegurando igualdade de oportunidades no acesso à educação.

A Secretaria Municipal de Educação destaca que a ampliação e modernização da frota própria é uma das prioridades da administração, pois o transporte escolar desempenha papel fundamental na permanência dos alunos em sala de aula. O serviço garante que centenas de crianças e adolescentes possam chegar diariamente às unidades de ensino, reduzindo a evasão escolar e fortalecendo o direito à educação.

A Gestão Bruno Mena tem demonstrado compromisso e responsabilidade com a comunidade escolar, buscando investimentos e parcerias que assegurem melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida aos estudantes. A aquisição de novos veículos, aliada à manutenção constante da frota existente, reforça a preocupação da administração em oferecer um transporte eficiente, seguro e humanizado.

Ver Mais

Mais Vistas