Redes Sociais
Redes Sociais

Guarantã do Norte

Vacina Guarantã: Em coletiva Prefeito e Diretora do Hospital pedem conscientização

Prefeito Érico Stevan disse que a conscientização da população irá frear a escalada de casos de Covid-19

Vacina Guarantã: Em coletiva Prefeito e Diretora do Hospital pedem conscientização
Foto: Coletiva na Prefeitura

A administração municipal de Guarantã do Norte tem feito uma série de investimentos na área de saúde que o coloca como referência no Vale do Peixoto no contexto da atenção básica, média e alta complexidade.

A média anual de aplicação financeira do que a prefeitura arrecada, cerca de 35%, supera o que estabelece o índice constitucional de gastos com a saúde, que é de 15%.

Ampliação da frota de ambulâncias, aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde e Hospital Nossa Senhora do Rosário, avanços no quadro de especialidades médicas, reforma e ampliações de Postos de Saúde, manutenção dos estoques de medicamentos, desenvolvimento de campanhas e projetos de saúde preventiva, cumprimento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, capacitação e atualização dos profissionais do setor, implantação de 10 Leitos de UTI Convencionais, entre outras ações são reconhecidamente eficientes na política pública de atendimento através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Em coletiva concedida a imprensa nesta terça-feira (25), o Prefeito Érico Stevan e a Diretora Clínica do Hospital Municipal Dra. Érica Daima, disseram que o município sempre esteve preparado para fazer o enfrentamento a Covid-19, contando com toda infraestrutura, logística e planejamento de atuação para os casos leves e até mais complexos, porém a preocupação está atrelada a falta de conscientização da população com relação a não procura da Central de Vacinação para a imunização da 1ª, 2ª e até mesmo a dose de reforço (3ª Dose), esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Temos seguido a risca os protocolos de segurança nos departamentos, secretarias e demais repartições públicas, exatamente para evitar o contágio do coronavírus. Investimos em equipamentos de proteção individual, totens de higienização, procedimentos de distanciamento social, aquisição de medicamentos, divulgação de campanhas nos veículos de comunicação, e deixamos claro que os imunizantes para todas as faixas etárias do Plano Nacional de Vacinação estão disponíveis na Sala de Vacinas. Mas, não adianta apenas o Poder Público fazer a sua parte para tentar frear os índices de casos suspeitos, confirmados e determinações de isolamento social. A conscientização do cidadão para se imunizar é o meio rápido, seguro, confiável e confirmado pela ciência de produzir uma resposta imunológica, ou seja, proteção ao nosso organismo”, comentou o Prefeito Érico.

Ele lembrou que a Sala de Vacinas está com atendimento estendido das 07:00 às 19:00 horas sem intervalo e que a chagada da vacina causou um impacto positivo que é facilmente percebido, já que diferente de 2021, os casos atendidos no Hospital Municipal são de manifestações mais brandas da doença, justamente devido a vacinação que elimina e reduz drasticamente o risco de adoecimento, complicações e manifestações mais graves da Covid-19, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A Diretora Clínica do Hospital Municipal, Dra. Érica Daima, destacou que a realidade da pandemia em 2021, antes da chegada da vacina contra o coronavírus, era assustadora, complexa e alarmante com dezenas de pacientes internados, entubados, aguardando leitos de UTI e até mesmo perdendo a vida.

“Os estudos evidenciam a eficácia da vacina, independente de qual seja o imunizante. Para se ter uma ideia, hoje temos apenas um paciente internado no Hospital Nossa Senhora do Rosário. Todos os dados mostram que a maioria esmagadora de casos graves e de mortes por Covid-19 é de pessoas sem a vacinação completa. Em Guarantã do Norte precisamos avançar imediatamente e que a população compreenda que se vacinar é significado de amor a vida”, disse a Dra. Érica Daima.

Fica o apelo a população Guarantaense para que procure a Sala de Vacinas, pois a vacinação é a única forma segura e eficaz de prevenir a COVID-19, de nos livrarmos da pandemia e recuperarmos o convívio social do qual tanto sentimos falta.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Bairros e Chácaras serão contemplados com PSF Industrial

Mais de 3.000 pessoas estarão na abrangência da Unidade Básica de Saúde que deverá ser inaugurada nos próximos dias em Matupá

Bairros e Chácaras serão contemplados com PSF Industrial
Foto: Obra na etapa final

O Setor Industrial, Bairro Bom Jardim e Chácaras que margeiam a rodovia BR-163 serão de abrangência do atendimento da nova Unidade Básica de Saúde que está em fase de construção e que deverá ser inaugurado nos próximos dias.

Consultórios Médicos, Gabinete Odontológico, Sala de Vacinas, Recepção, Farmácia, Sala de Procedimentos, Sala de ACS, Almoxarifado, Sala de Enfermagem, Sala de Vacinas, Salas de Inalação e Coleta de Exames, dentre outros espaços favorecerão o atendimento humanizado a mais de 3.000 pessoas.

A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Matupá e fazia parte de plano de governo da gestão 2025-2028.

A preocupação do Prefeito Bruno Mena é garantir aos moradores acesso ao primeiro ponto de contato com o sistema público de saúde, permitindo a detecção precoce de doenças, a oferta de consultas, tratamento medicamentoso e encaminhamento para serviços especializados quando necessário.

Ver Mais

Política

Senador Jayme Campos deverá atender pleitos da Vereadora Dra Andreia Varea

Vereadora Matupaense reivindicou recursos federais para maquinários, agricultura familiar e assistência social

Senador Jayme Campos deverá atender pleitos da Vereadora Dra Andreia Varea
Foto: Senador Jayme Campos recebe vereadora Dra Andreia

Em Brasília Dra. Andréia protocola solicitações para Infraestrutura, Agricultura Familiar e Assistência Social Matupaense

A Presidente da Câmara de Matupá, Dra. Andreia Varea, esteve no Senado Federal em audiência com o parlamentar, Jayme Campos (UB), oportunidade em que fez a entrega dos ofícios reivindicatórios para aquisição de 01 Trator de Pneu 110 cv, 01 Escavadeira Hidráulica, 01 Caminhão Caçamba, 01 Pá Carregadeira e 01 Caminhão Pipa.

Os maquinários seriam destinados para execução de serviços do Programa ‘Porteira a Dentro’ e na infraestrutura das estradas rurais das glebas União, Padovani, Liberdade e setor de chácaras produtivas do entorno da cidade.

“O Senador Jayme Campos é municipalista e sabe da importância da infraestrutura, mecanização, logística e demais incentivos para haja a diversificação de culturas e o fomento da produção da agricultura familiar. Matupá é um município essencialmente agrícola e se destaca no agronegócio Mato-grossense, gerando empregos, fortalecimento econômico, desenvolvimento social e incremento da receita. Nossos pedidos serão encaminhados aos ministérios e teremos resultados positivos, pois a liderança política deste parlamentar tem viabilizado recursos federais para os mais diferentes setores, e não será diferente com as demandas vindos do setor produtivo Matupaense”, mencionou a Vereadora Dra. Andréia.

Na ocasião, a legisladora pediu apoio e o voto do Senador de Mato Grosso para aprovação da PEC 383/2017, que atualmente tramita no Congresso Nacional e visa estabelecer o financiamento mínimo de 1% da receita corrente líquida do orçamento da União para a área da Assistência Social.

“Isso será fundamental para garantir recursos adequados para serviços, benefícios, programas e projetos que assegurem a integral proteção social dos indivíduos e das famílias em situação de vulnerabilidade. Pedi também ao senador emenda parlamentar para custeio da Assistência Social Matupaense que pode chegar até R$ 2.300,000,00 desde que esteja devidamente cadastrado na plataforma do Estrutura SUAS”, disse a vereadora a nossa reportagem.

Ela agradeceu ao ex-prefeito de Sinop, então deputado estadual e federal e atual Presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, por respaldar os pleitos apresentados ao senador Jayme Campos e seu compromisso de utilizar de influencia política para fazer gestões em prol dos projetos que consolidem Matupá como Polo Regional de Desenvolvimento do norte de Mato Grosso.

 

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Ação Inclusiva de Crianças Autistas é desenvolvida em Terra Nova do NOrte

Encontro Municipal “Conhecer para Incluir – Juntos pela Causa Autista”

Ação Inclusiva de Crianças Autistas é desenvolvida em Terra Nova do NOrte
Foto: Evento em Terra Nova

A Secretaria de Educação de Terra Nova do Norte realizou o Encontro Municipal “Conhecer para Incluir – Juntos pela Causa Autista”, reunindo profissionais da educação, da saúde, autoridades e pais de crianças autistas. O evento aconteceu na sede da ATAP, na noite desta quinta-feira 12 de Junho.

Com o objetivo de promover a conscientização e o acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o evento contou com a palestra “Primeiros sinais da criança autista”, ministrada pelo médico psiquiatra Ruddy Rimer Hocuvere, especialista em atendimentos infantis e adultos.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o apoio às famílias e profissionais que atuam diretamente com o público autista.

Ver Mais

Mais Vistas