A Prefeitura de Guarantã do Norte deve dar, nos próximos dias, a ordem de licitação para as obras de microrevestimento asfáltico. O projeto prevê a recuperação de ruas e avenidas já pavimentadas que apresentam desgaste e buracos em diversos bairros do município.
Entre as localidades contempladas estão os bairros Centro, Aeroporto, Cidade Nova e H. Pito, totalizando uma área de 378.180,98 metros quadrados de revitalização viária.
A iniciativa tem como objetivo recuperar trechos deteriorados ao longo dos anos, especialmente em razão da ausência de manutenção contínua desde a execução original das vias.
O investimento ultrapassa R$ 8,6 milhões, viabilizados por meio da articulação com a deputada federal Flavinha Rodrigues e o senador Carlos Fávaro.
O projeto, que prevê aproximadamente 45 km de revitalização asfáltica, foi elaborado pela atual gestão municipal, que também garantiu a contrapartida necessária para a execução das obras, incluindo o microrevestimento e a implantação de sinalização de trânsito.
O processo licitatório será conduzido dentro das exigências legais, assegurando transparência e segurança jurídica. Na sequência, será emitida a ordem de serviço para o início das obras.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Alex Pilatti, a ação representa uma conquista aguardada há anos pela população.
“Estamos avançando com um projeto importante, que trará melhorias significativas na trafegabilidade, na segurança e na qualidade de vida dos moradores. É uma resposta a uma demanda antiga da comunidade”, destacou.
Os vereadores Guarantaenses tiveram participação relevante no processo onde protocolaram a solicitação de recursos junto aos gabinetes parlamentares em Brasília.
Moradora do município, Maria Fernandez Costa demonstrou confiança na gestão e ressaltou a importância das obras.
“Acredito que essas melhorias vão beneficiar muito a população, garantindo melhor mobilidade, valorizando os imóveis e preparando a cidade para receber visitantes e novos investidores”, afirmou.

Guarantã do Norte
Mais de R$ 8,6 milhões e microrevestimento asfáltico em Guarantã
Os recursos foram viabilizados pelo Senador Carlos Fávaro e a Deputada Federal Flavinha e contemplara ruas e avenidas da cidade
Meio Ambiente
Ação Ambiental Unidos pelo Rio 2026
A 4ª edição do projeto Unidos pelo Rio promoveu mais uma grande mobilização em defesa do Rio Peixoto
A 4ª edição do projeto Unidos pelo Rio promoveu mais uma grande mobilização em defesa do Rio Peixoto, reunindo clubes de serviços, cooperativas, Bombeiros Militares, pescadores, empresas, comerciantes, secretarias municipais e dezenas de voluntários em uma ação conjunta de limpeza e preservação ambiental.
Durante os trabalhos, foram utilizadas embarcações, maquinários e caminhonetes para percorrer diferentes pontos do rio e suas margens, possibilitando a coleta, armazenagem, transporte e destinação adequada dos resíduos retirados do meio ambiente.
A iniciativa é relevante pois o Rio Peixoto é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo. A retirada de lixo e materiais descartados irregularmente contribui para reduzir a contaminação, preservar a qualidade da água e proteger a fauna, a flora e todo o ecossistema associado ao curso d’água.
Além do resultado imediato da limpeza, o Unidos pelo Rio fortalece a conscientização ambiental e chama a atenção da população para a responsabilidade coletiva de conservar os recursos hídricos.
Cuidar do Rio Peixoto significa também proteger uma das principais fontes de água da região e contribuir diretamente para a saúde, a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações.
O evento é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Matupá com a parceria de mais de 25 instituições. A união entre instituições, iniciativa privada, poder público e voluntários demonstra, mais uma vez, que a preservação ambiental depende da participação de todos.
As Cooperativas Coogavepe e Cooperrio participaram ativamente desta tradicional ação ambiental que neste ano mostrou-se eficaz e imprescindível devido a maior conscientização da comunidade a respeito da preservação deste patrimônio que é de todos nós!
Saúde
Projeto Saúde do Garimpeiro em Matupá-MT
Centanas de trabalhadores receberão atendimentos de saúde preventiva nos garimpos legalizados Matupaenses
Os garimpos legalizados do município de Matupá estão recebendo a Caravana do Programa “Saúde do Garimpeiro”, iniciativa desenvolvida em parceria entre a Coogavepe e a Secretaria Municipal de Saúde, levando atendimentos gratuitos diretamente aos trabalhadores das frentes de lavra.
Durante a ação, centenas de profissionais da mineração estão tendo acesso a diversos serviços públicos de saúde, como aferição da pressão arterial, testes rápidos, vacinação, avaliação odontológica, consultas médicas, orientações preventivas, entre outros atendimentos.
A mobilização conta com o empenho da equipe multidisciplinar da Saúde de Matupá, que se desloca até as áreas de mineração para garantir um atendimento humanizado e acessível aos trabalhadores. A iniciativa segue o cronograma de trabalho estabelecido pela Coordenação da Saúde do Garimpeiro da Coogavepe, permitindo que as equipes percorram diferentes frentes de lavra garimpeira legalizadas do município.
O atendimento itinerante é fundamental para aproximar os serviços de saúde de trabalhadores que, em razão da localização e da rotina das atividades de mineração, muitas vezes encontram dificuldades para buscar atendimento nas unidades da cidade.
Além de facilitar o acesso gratuito aos serviços, a Caravana contribui para a prevenção de doenças, atualização vacinal, diagnóstico precoce e acompanhamento das condições de saúde, promovendo mais qualidade de vida, segurança e bem-estar aos trabalhadores do setor mineral.
A parceria reforça a importância da integração entre poder público e setor mineral organizado, levando saúde preventiva diretamente aos locais de trabalho e valorizando quem diariamente contribui para o desenvolvimento econômico e social de Matupá.

