Redes Sociais
Redes Sociais

Mato Grosso

Projeto que destina 20% das vagas de concursos para negros é aprovado

A proposta prevê a reserva de vagas em concursos do estado que ofereçam três ou mais vagas.

Concurso
Foto: Divulgação

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso derrubou um veto do governador Pedro Taques (PSDB) e votou a favor da concessão de 20% de vagas de concursos públicos para negros durante sessão desta terça-feira (16).

 

A proposta prevê a reserva de vagas em concursos do estado que ofereçam três ou mais vagas. Caso as vagas não sejam preenchidas, elas devem ser revertidas para ampla concorrência e preenchida pelos demais candidatos aprovados. O projeto tem vigência de 10 anos. 

 

Para o presidente do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Social, Manoel Silva, a decisão é uma vitória para a população mato-grossense, considerando a redução da desigualdade socioeconômica e étnica. 

 

"Facilita a entrada de pessoas negras, aquelas que sempre tiveram dificuldade em entrar no concurso público. Apesar do fim da lei que libertou os escravos, eles não tiveram acesso à moradia, educação, esporte, lazer, então precisamos criar esses tipos de políticas afirmativas para inserção dessa população negra na sociedade", explicou. 

 

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), autor do projeto, afirmou que Mato Grosso deve muito a um segmento que foi massacrado, discriminado e excluído do processo educacional. Para ele, o preconceito está presente em todos os cantos do estado. 

 

"A justificativa é que uma parte da população que ficou 400 anos na condição de escrava, não teve acesso à educação, foi proibido o acesso à ciência, ao conhecimento. A discriminação é nítida. A presença de negros no alto comando do Estado é quase nula, é muito raro se ver um deputado, um senador, um governador ou um ministro negro", pontuou.    

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Vereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA

Ministri Carlos Fávaro e Deputada Federal Flavinha atendem demanda de vereador Peixotense e destinam maquinários à Prefeitura

Vereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA
Foto: Maquinários adquiridos

O Vereador Gleisson Noleto manifestou publicamente em sessão ordinária seu agradecimento ao Ministro da Agricultura, Senador Carlos Fávaro, e à Deputada Federal Flavinha, pela destinação de importantes maquinários ao município de Peixoto de Azevedo - Programa Promaq.

A conquista é resultado de solicitação protocolada pelo parlamentar em março de 2025 junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), contemplando 01 caminhão-pipa, 01 pá carregadeira (PC) e 01 retroescavadeira hidráulica.

Os equipamentos foram oficialmente entregues à Prefeitura Municipal em janeiro de 2026 e já passam a integrar a frota utilizada nos serviços de infraestrutura, com foco na recuperação e manutenção das estradas vicinais e no fortalecimento das ações “porteira a dentro” nos 11 projetos de assentamentos rurais do município.

Segundo o Vereador Gleisson Noleto, os maquinários ampliam significativamente a capacidade de atendimento do poder público. “Esses equipamentos vão permitir mais agilidade e eficiência nos trabalhos de infraestrutura, beneficiando diretamente os assentamentos rurais, o escoamento da produção e a qualidade de vida das famílias do campo, refletindo também no desenvolvimento da cidade”, destacou.

O parlamentar também agradeceu ao Ministro Carlos Fávaro e à Deputada Federal Flavinha pelo apoio e sensibilidade com o município. “Sou grato por colocarem Peixoto de Azevedo no radar das políticas públicas do Governo Federal. Esse olhar atento fortalece o desenvolvimento do nosso município, tanto no campo quanto na cidade”, concluiu o vereador Gleisson Noleto.

Gleisson Noleto - Vereador

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Mais Vistas