Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

161 Títulos Definitivos entregues no PA São José União em Matupá

Ato público de entrega de Títulos de Domínio aconteceu no Retiro dos Padres na Gleba São José União.

Entrega de Títulos São José União
Foto: Divulgação

Por entender que a Regularização Fundiária é um importante instrumento de distribuição de renda e fixação do produtor rural no campo com plenas e reais condições para plantar, colher e comercializar seus produtos com toda segurança jurídica, a fim de promover os investimentos necessários em sua área ou propriedade.

A Superintendência Regional do INCRA-MT com apoio da Prefeitura Municipal de Matupá realizou na última sexta-feira (17) a entrega de 161 Títulos de Domínio do Projeto de Assentamento São José União, onde as famílias aguardavam há pelo menos 22 anos a tão almejada titularização definitiva.

O ato público aconteceu no Retiro dos Padres e contou com a participação do Prefeito Valtinho Miotto, Vice-Prefeita Marinilde Dall Acqua, Deputado Federal Carlos Bezerra, Deputado Estadual Silvano Amaral, Superintendente do INCRA-MT João Bosco de Moraes, Chefe da Unidade Regional do INCRA Guarantã do Norte Daniel Noronha, Vereadores Cleber Cardoso, Marcos Icassati e Paulo Carletto, Presidentes de Sindicatos e Associações, entre outras autoridades.

O recinto ficou lotado de assentados clientes da reforma agrária e que se mostravam ansiosos para acessarem este importante documento, o Título da Terra.

Na oportunidade os técnicos da Unidade Regional do INCRA de Guarantã do Norte fizeram a atualização cadastral e a coleta de assinaturas nas cédulas agrárias.

As autoridades destacaram a verdadeira força tarefa determinada pela Presidência da República e o INCRA Nacional para alavancar o processo de regularização fundiária rural em todo país, e neste contexto o estado de Mato Grosso é o que tem mais avançado na titularização, graças a parceria e o apoio logístico das Prefeituras Municipais.

O Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, agradeceu o empenho do Deputado Federal Carlos Bezerra e cobrou que a Unidade Regional do INCRA dê maior celeridade nas vistorias, levantamentos técnicos e coleta de informações para contemplar o maior número de assentados possível, já que são 60.000 hectares e mais de 1.270 lotes a serem regularizados.

“Já avançamos muito e precisamos ir além, pois a regularização fundiária está diretamente ligada ao acesso ao crédito, a expansão da produção, a geração de empregos e renda, o fortalecimento econômico e o incremento da arrecadação de tributos. Entregar os Títulos Definitivos é legitimar esses produtores como sendo legalmente donos das propriedades onde trabalham há mais de duas décadas”, comentou o Prefeito Matupaense.

O Deputado Federal, Carlos Bezerra, enfatizou que a regularização fundiária rural garante estabilidade jurídica e a titulação dos produtores e assentados é uma ação e política de governo, voltados ao direito social a moradia e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade inserida no contexto da Reforma Agrária.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo chega a 99,22% de cobertura vacinal contra a Gripe

Cerca de 9.430 pessoas foram vacinadas no município cumprindo meta preconizada pelo MS.

Peixoto de Azevedo chega a 99,22% de cobertura vacinal contra a Gripe
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo informou a nossa equipe de reportagem para que a notícia positiva seja levada a toda municipalidade o resultado positivo da 2º Dia D de Vacinação Contra a Gripe (Influenza).

Graças ao emprenho de toda equipe que atua nos Postos de Saúde da Família uma grande mobilização foi feita para que o público prioritário considerado suscetível fosse imunizado: idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas, gestantes e crianças com seis meses até os cinco anos de idade.

Os dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde apontam e comprovam que de 76,59% de vacinação houve avanço significativo, chegando ao percentual de 99,22% - ou seja, 9.430 doses foram aplicadas, superando assim o índice de cobertura vacinal exigida pelo Ministério da Saúde.

A Secretária de Saúde, Moaby Ferreira, agradeceu todos os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e até médicos que contribuíram neste processo de conscientização da comunidade para a importância da imunização e prevenção a gripe. Ela também destacou a participação dos meios de comunicação na divulgação do 2º Dia D e do comprometimento da população no contexto de manter a Carteira de Vacinas rigorosamente organizada.

Nos dois Postos de Saúde abertos (Bairro Liberdade e Centro Novo) a presença das pessoas foi maciça.

Prevenção

A vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Alguns de cuidados simples como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ajudam evitar a doença. Também é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Continue Lendo

Guarantã do Norte

Prefeitura de Guarantã emite Nota sobre Maquinários na Divisa de MT com o PA

Prefeito acompanhou Promotor de Justiça, Vereadores e Autoridades até a região onde a patrulha de máquinas rodoviárias estão atuando e esclarece denuncias.

Prefeitura de Guarantã emite Nota sobre Maquinários na Divisa de MT com o PA
Foto: Guarantã do Norte-MT

A Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte pela presente nota vem esclarecer a população e ao mesmo tempo rebater as informações inverídicas e deturpadas que estão sendo propagadas por alguns veículos de comunicação que demonstram não possuir compromisso com a verdade.

A notícia veiculada traz o Titulo: “Maquinários da Prefeitura Estão Fazendo Estrada Dentro de Área Privada no Estado do Pará.” Primeiramente a estrada que está sendo recuperada existe há mais de vinte anos e atualmente liga a Estrada do Vale do XV com a Estrada Linha Iriri considerando que estas acabaram de ser patroladas, restando esta linha em questão para concluir os trabalhos de recuperação na referida região.

Quanto à questão de a localização estar ou não em território Paraense, é uma questão já superada tendo em vista que as famílias residentes na referida região possuem seus cadastros no INDEA local, são atendidas pela secretaria de fazenda de Mato Grosso, a energia elétrica é distribuída e recebida pela Energisa de Mato Grosso, o titulo de eleitor dos moradores é de Guarantã do Norte.

O município tem uma escola e quatro linhas de ônibus transportando os alunos da referida região. O agente de saúde que atua na região é de Guarantã do Norte e toda atividade comercial das famílias é exercida no município de Guarantã do Norte.

Para melhor esclarecer os fatos na manhã desta segunda-feira, o prefeito Érico Stevan acompanhado do representante do Promotor Sr. Abdo, acompanhado por três policiais civis e também pelos vereadores Celso, Valter e Silvinho estiveram no local. As autoridades policiais e o representante do Ministério Público inspecionaram in loco a denúncia e retornaram para a cidade sem nenhuma observação ou restrição apontada no local.

Diante do exposto lamentamos que determinados veículos de comunicação se prestem ao desserviço de veicular fatos deturpados e inverídicos, cujo objetivo é criar embaraços e prejudicar o andamento da administração.

O prefeito Érico Stevan Gonçalves manifesta seu profundo respeito a todas as famílias da Região do Vale do XV e Iriri pelo pioneirismo, determinação, organização, produtividade. Destacando o espirito de solidariedade destes que desbravaram aquela região e a tornaram num grande celeiro de produção que muito contribui para o desenvolvimento do município.

Continue Lendo

Mais lidas da semana