Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Vereador Marcos Icassati defende publicamente a titularização de lotes da ZP-002 em Matupá

O Projeto de Lei N. 967 de 2019 da Prefeitura de Matupá autoriza processo de regularização dos lotes de área verde Matupaense.

Vereador Marcos Icassati defende publicamente a titularização de lotes da ZP-002 em Matupá
Foto: Vereador Marcos Icassati

Em entrevista concedida a Rádio Cidade FM de Matupá, o vereador Marcos Icassati, saiu em defesa das mais de 250 famílias da Zona Paisagística - 002, as denominadas áreas verdes, que segundo ele, poderiam estar sendo contempladas de forma imediata com os títulos definitivos das propriedades onde residem há muitos anos.

O parlamentar lamentou a conduta dos vereadores oposicionistas ao Prefeito Valtinho Miotto, que minutos antes do início da sessão ordinária do dia 04 de março de 2019, mesmo com o auditório do parlamento lotado pelas pessoas interessadas na solução do problema, tomaram uma atitude considerada de retrocesso e agiram a desfavor dos moradores, ao solicitar da Presidente da Câmara Municipal, Wânia Oliveira, a retirada de pauta do Projeto de Lei N. 967-2019, que autorizava o Poder Executivo a proceder as ações inerentes a regularização fundiária urbana de interesse social em conformidade ao trabalho desenvolvido exaustivamente pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária, Presidida pelo Juiz Titular da Comarca de Matupá e composta pelos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil, Cartório de Registros, Associação dos Chacareiros e Pequenos Produtores, Clubes de Serviços, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros segmentos organizados.

Marcos Icassati disse que o projeto encaminhado pela Prefeitura em sua integralidade estava condizente aos dados técnicos topográficos e de caráter ambiental, avaliações socioeconômicas das famílias e das edificações, as legislações pertinentes e demais observações explicitadas pela referida Comissão Fundiária, responsável pelo apontamento das áreas passíveis de individualização, parcelamento de solo e titularização (Escrituração).

Outro fator pontuado que deu embasamento jurídico a regularização da ZP-002, as mencionadas Áreas Verdes, localizadas na Rua 21 (Bairro União), Rua 21 (Bairro Jardim das Flores), Rua 01 (Bairro Cidade Alta), Avenida Hermínio Ometto e Avenida Sebastião Alves Júnior - sentido Rodovia BR-163 (Setor Industrial), diz respeito a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) que declarou procedente a ‘Ação de Inconstitucionalidade’ movida pela Prefeitura contra a Emenda N. 001-2016 a Lei Orgânica Municipal sancionada pelo Poder legislativo e de autoria dos vereadores da época: Valdemar Frigeri (Capitão), Bruno Santos Mena, Celso Costin, Leví Donizete, João Dal Agnol e Elewd Pereira Lacerda, que obrigava o município a pagar indenizações milionárias, podendo superar a cifra de R$ 1 milhão a pessoas afortunadas e que fazem parte de um grupo de especuladores imobiliários, valores estes que seriam pagos por meio de recursos do Poder Público, ou seja, dos impostos e tributos pagos pela própria população.

O Pleno do TJ/MT excluiu integralmente o § 3º do Art. 244 da LOM assegurando que o processo de regularização fundiária ocorra efetivamente cumprindo os preceitos notórios de interesse social. Uma vez que, os pagamentos dessas indenizações impactariam na diminuição de recursos financeiros e em desserviços na saúde, educação, assistência social, entre outros setores públicos.   

O Vereador Marcos Icassati lembrou que a maioria absoluta das famílias encaixam-se na classificação socioeconômica favorável ao recebimento do documento definitivo de suas propriedades, ou seja, nas faixas de Vulnerabilidade, Baixa Renda, Classe Média e Classe Alta, com exceção do Especulador Imobiliário, que também foi identificado pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária da Comarca de Matupá.  

Por sua vez, os ocupantes de lotes que estejam em áreas de preservação ambiental permanente e que porventura tenham que ser remanejadas, e que se enquadram na contextualização de vulnerabilidade socioeconômica receberão um lote escriturado, Kit Material de Construção para edificação de uma casa de 56 M² e mais 50% do valor da Mão-de-Obra.

 “Temos a oportunidade de resolver definitivamente essa questão das áreas verdes. Não podemos protelar, afinal temos o aval da Comissão Fundiária encabeçada pelo Poder Judiciário e a Decisão emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Tudo coopera para legitimação do processo de regularização e titularização da maioria absoluta dessas famílias, que a muito tempo vem sendo usadas de má fé e em fins meramente politiqueiros. Como legislador tenho a consciência de meu dever, obrigação e missão de defender os menos favorecidos, menos afortunados, a camada carente e vulnerável, e que precisa encontrar nos representantes que elegeu o aliado que os defende sem bandeiras, cores e paixões político-partidárias. Deixo explicito que como Relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, estou com o parecer favorável pronto para ser exarado e deliberado em plenário, dando assim em sua plenitude, as condições para que a matéria será deliberada e votada, quer seja em sessão ordinária ou extraordinária. Meu desejo é ver essas famílias com a escritura em mãos no menor espaço de tempo possível”, disse o Vereador Marcos Icassati.

Na tarde desta quinta-feira (07), a Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Wânia Oliveira, convocou uma sessão extraordinária e usou as redes sociais para fazer uma explanação de esclarecimento sobre a tramitação da matéria que não será devolvida ao Poder Executivo Municipal, após a retirada de pauta feita durante a sessão ordinária do dia 04 de março de 2019, a pedido dos vereadores Roberto Teruel, Bruno Mena, Valdemar Frigeri (Capitão) e Elewd Pereira Lacerda.

O Projeto de Lei N. 967 de 18 de fevereiro de 2019 que dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo Municipal para desafetar e alienar lotes urbanos da Zona de Preservação Paisagística – 002 (Áreas Verdes) deverá ser colocado em pauta com o mesmo teor, lido, apresentado e votado o parecer da CCJR e por fim votado pelos nove vereadores no Plenário das Deliberações.

A sessão extraordinária acontecerá na segunda-feira, dia 11 de março de 2019, às 9:00 horas da Manhã.  

    

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Mais Vistas