Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Advogado Matupaense tatua ex-presidente Lula e vereadora assassinada Marielle

Ele gravou os rostos do ex-presidente Lula e da vereadora assassinada Marielle Franco nos seus braços

Advogado Matupaense tatua ex-presidente Lula e vereadora assassinada Marielle
Foto: Dr. Paulo Lemos tatuado

As tatuagens do advogado Paulo Lemos têm repercutido nas redes sociais do país. Nesta última semana, ele gravou os rostos do ex-presidente Lula e da vereadora assassinada Marielle Franco nos seus braços. Natural de Paraná e com 37 anos, ele vive atualmente em Matupá (a 720 km de Cuiabá) e contou ao RD News  sobre o motivo de ter gravado as faces dos dois políticos no corpo.

Segundo Paulo, as tatuagens são protestos a execução da vereadora supostamente cometida por milicianos e a prisão de Lula que, na sua visão, foi injusta. “Me senti inspirado, quase na obrigação, de praticar esse ato”, pontua. Foi a primeira vez que ele, que já tem outras tatuagens pelo corpo, fez algo do gênero.

Pelas ruas da cidade, as tatuagens têm chamado atenção. “Algumas com ânimo, e outras com reprovação”, conta. O advogado foi até Peixoto de Azevedo, município vizinho a Matupá, para fazer os desenhos com a tatuadora Keuli Silva.

“A finalidade delas não é o embelezamento do corpo. E sim um protesto político em favor da democracia”, completa.

Paulo escolheu o ex-presidente, encarcerado pelo caso de corrupção no caso do Triplex do Guarujá, pela sua luta em prol dos menos favorecidos enquanto esteve no poder, e a vereadora assassinada pela luta na defesa dos direitos humanos nas favelas do Rio de Janeiro.

Após o procedimento, a tatuadora compartilhou o seu trabalho em redes sociais. De acordo com Paulo, as fotos causaram repercussão pelo país. Contudo, muitos amigos foram favoráveis em suas redes sociais, já que compartilham de sua visão política.

Paulo disse que não teme possíveis retaliações ou atos extremos contra sua integridade física de opositores políticos. Isso por que, no segundo turno das eleições do ano passado, 70,42% dos eleitores de Matupá votaram em Jair Bolsonaro (PSL) para presidente e que, mesmo após as votações, os dois lados (situação e oposição) continuam a se enfrentar pela internet e na vida real. O advogado comenta que todos na cidade já sabem de sua posição política.

“Nunca deixei de me posicionar. Não desconsidero essa possibilidade [de retaliações], mas se eu temesse por isso não tinha feito tudo isso. Eu acho que a vida é para ser vivida, e não acovardada”, comenta.

O “tudo isso” que Paulo se refere é a sua trajetória profissional que está entrelaçado com sua visão política. Há 20 anos, o advogado já se envolvia com ações na universidade na defesa de direitos sociais. Ele foi eleito para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e participou também da direção da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ao se formar em Direito, Paulo se tornou membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem de Advogados do Brasil de Mato Groso (OAB). Foi ele o autor de um requerimento encaminhado ao presidente da classe para pedir o afastamento do desembargador Evandro Stábile. Em 2015, o magistrado foi aposentado compulsoriamente e condenado por corrupção passiva ao cobrar propinas para dar decisões no período em que foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Ele cumpre atualmente pena no Centro de Custódia de Cuiabá em uma cela comum.

Além dessas atuações, Paulo já foi membro da Defensoria Pública, de outras comissões da OAB na área de direitos humanos e de movimentos de combate à corrupção. Durante o mandato do ex-governador Pedro Taques (PSDB), o advogado chegou a ocupar o cargo de chefe do gabinete a pedido do promotor Mauro Zaque que, na época, foi o secretário de Segurança Pública. Atualmente, ele só atua como advogado em Matupá, cidade em que viveu sua infância e adolescência, E tem atuado em diversos casos – de criminais a civis.

Por isso, Paulo disse que não terá dificuldade de agir para se defender em casos de ameaças, retaliações e atentados. “Se tiver que dar combate a gente dá. E, se o preço da defesa da democracia e dos direitos humanos e o estado de direito for esse [a vida], estou disposto a pagar”, frisa.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Peixoto de Azevedo

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER

Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Peixoto de Azevedo recebe Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.

AGRIPAC parabeniza Engenheiro Clovis Mânica da EMPAER
Foto: Governador faz entrega da premiação
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo parabeniza o Engenheiro Agrônomo, Clovis Luiz de Moraes Mânica, servidor da EMPAER de Peixoto de Azevedo que juntamente com os demais técnicos do órgão estadual de Cuiabá-MT obtiveram sucesso na 1ª Edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas.
 
O prêmio, organizado pela secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
 
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez nesta segunda-feira (15) a entrega da premiação aos vencedores onde o representante da EMPAER Peixotense e instituição parceira da AGRIPAC foi homenageado com o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.
 
Foram mais de 450 práticas inscritas com a participação de 1.500 servidores das mais diferentes áreas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso, consagrando ao grupo de trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural o 5º Lugar na Categoria Transformação Digital com o Projeto: Aplicativo para Coleta das Informações e Atendimento dos Produtores da Agricultura Familiar de Mato Grosso.
 
Parabéns a esses grandes profissionais que ajudam a fomentar os empreendimentos da agricultura familiar nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo e são merecedores de nosso reconhecimento e aplausos pela implementação de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tomada de decisão para aumento da produtividade, na manutenção dos históricos das cadeias produtivas, na organização e planejamento das propriedades e no acesso as informações.
 
A AGRIPAC demonstra todo respeito aos premiados:
 
Clovis Luiz de Moraes Manica;
Eder Antônio da Silva;
Denise Maria Avila Gutterres e Silva;
Glieber Henriques Beliene;
Jaqueline Oliveira Reis Amaral.
 
Ver Mais

Mais Vistas