Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Advogado Matupaense tatua ex-presidente Lula e vereadora assassinada Marielle

Ele gravou os rostos do ex-presidente Lula e da vereadora assassinada Marielle Franco nos seus braços

Advogado Matupaense tatua ex-presidente Lula e vereadora assassinada Marielle
Foto: Dr. Paulo Lemos tatuado

As tatuagens do advogado Paulo Lemos têm repercutido nas redes sociais do país. Nesta última semana, ele gravou os rostos do ex-presidente Lula e da vereadora assassinada Marielle Franco nos seus braços. Natural de Paraná e com 37 anos, ele vive atualmente em Matupá (a 720 km de Cuiabá) e contou ao RD News  sobre o motivo de ter gravado as faces dos dois políticos no corpo.

Segundo Paulo, as tatuagens são protestos a execução da vereadora supostamente cometida por milicianos e a prisão de Lula que, na sua visão, foi injusta. “Me senti inspirado, quase na obrigação, de praticar esse ato”, pontua. Foi a primeira vez que ele, que já tem outras tatuagens pelo corpo, fez algo do gênero.

Pelas ruas da cidade, as tatuagens têm chamado atenção. “Algumas com ânimo, e outras com reprovação”, conta. O advogado foi até Peixoto de Azevedo, município vizinho a Matupá, para fazer os desenhos com a tatuadora Keuli Silva.

“A finalidade delas não é o embelezamento do corpo. E sim um protesto político em favor da democracia”, completa.

Paulo escolheu o ex-presidente, encarcerado pelo caso de corrupção no caso do Triplex do Guarujá, pela sua luta em prol dos menos favorecidos enquanto esteve no poder, e a vereadora assassinada pela luta na defesa dos direitos humanos nas favelas do Rio de Janeiro.

Após o procedimento, a tatuadora compartilhou o seu trabalho em redes sociais. De acordo com Paulo, as fotos causaram repercussão pelo país. Contudo, muitos amigos foram favoráveis em suas redes sociais, já que compartilham de sua visão política.

Paulo disse que não teme possíveis retaliações ou atos extremos contra sua integridade física de opositores políticos. Isso por que, no segundo turno das eleições do ano passado, 70,42% dos eleitores de Matupá votaram em Jair Bolsonaro (PSL) para presidente e que, mesmo após as votações, os dois lados (situação e oposição) continuam a se enfrentar pela internet e na vida real. O advogado comenta que todos na cidade já sabem de sua posição política.

“Nunca deixei de me posicionar. Não desconsidero essa possibilidade [de retaliações], mas se eu temesse por isso não tinha feito tudo isso. Eu acho que a vida é para ser vivida, e não acovardada”, comenta.

O “tudo isso” que Paulo se refere é a sua trajetória profissional que está entrelaçado com sua visão política. Há 20 anos, o advogado já se envolvia com ações na universidade na defesa de direitos sociais. Ele foi eleito para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e participou também da direção da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ao se formar em Direito, Paulo se tornou membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem de Advogados do Brasil de Mato Groso (OAB). Foi ele o autor de um requerimento encaminhado ao presidente da classe para pedir o afastamento do desembargador Evandro Stábile. Em 2015, o magistrado foi aposentado compulsoriamente e condenado por corrupção passiva ao cobrar propinas para dar decisões no período em que foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Ele cumpre atualmente pena no Centro de Custódia de Cuiabá em uma cela comum.

Além dessas atuações, Paulo já foi membro da Defensoria Pública, de outras comissões da OAB na área de direitos humanos e de movimentos de combate à corrupção. Durante o mandato do ex-governador Pedro Taques (PSDB), o advogado chegou a ocupar o cargo de chefe do gabinete a pedido do promotor Mauro Zaque que, na época, foi o secretário de Segurança Pública. Atualmente, ele só atua como advogado em Matupá, cidade em que viveu sua infância e adolescência, E tem atuado em diversos casos – de criminais a civis.

Por isso, Paulo disse que não terá dificuldade de agir para se defender em casos de ameaças, retaliações e atentados. “Se tiver que dar combate a gente dá. E, se o preço da defesa da democracia e dos direitos humanos e o estado de direito for esse [a vida], estou disposto a pagar”, frisa.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Começa Vacinação Contra a Gripe em Peixoto de Azevedo

Mais de 2.500 doses estão disponíveis inicialmente aos grupos prioritários

Começa Vacinação Contra a Gripe em Peixoto de Azevedo
Foto: Divulgação

Após receber cerca de 2.500 doses de vacinas da Secretaria de Estado de Saúde em 11 de abril de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo aguardou o período de luto pelo falecimento da Técnica de Enfermagem, Suelí Moura, vítima de acidente automobilístico na rodovia BR-163 e deu início ao serviço de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Centro Antigo, Centro Novo, Aeroporto, Liberdade, Nova Esperança e Avenida Brasil, bem como, os Postos de Saúde da Família do Distrito União do Norte.

Segundo a Secretária Moaby Ferreira, a Coordenação do Setor de Imunização abasteceu as unidades e os profissionais estão mobilizados para o cumprimento da meta preconizada pelo SES-MT e o Ministério da Saúde, sem prejuízos ao cronograma de vacinação contra a gripe em todo território Peixotense.

“Estamos engajados nesta campanha para vacinarmos as crianças de seis meses até menos de seis anos de idade, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população carcerária, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de nossos professores, Não faltarão doses e faremos uma ampla divulgação nos veículos de comunicação. Contamos com esse compartilhamento de responsabilidades, ou seja, nós da Secretaria cumprindo a nossa missão e a população comparecendo nos postos de vacinação”, declarou Moaby Ferreira.

Além da vacinação contra Influenza estará sendo providenciada a atualização da caderneta de vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Moaby Ferreira lembrou que o Dia D, ou seja, a Mobilização Nacional acontecerá em 4 de maio de 2019.

“É importante que a comunidade busque junto a nossa Secretaria as informações, orientações, esclarecimentos, e estamos abertos a sugestões, críticas construtivas e ideias que possam contribuir com o aprimoramento das políticas públicas de saúde. Me dedicarei ao máximo para cumprir esta missão, até porque buscamos a humanização do atendimento e nosso foco é o bem estar e qualidade de vida dos cidadãos”, enfatizou a Secretária de Saúde.

O horário de atendimento das Unidades é das 7:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas.

Continue Lendo

Mais lidas da semana