Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Realizada com sucesso a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

Diversos segmentos da sociedade organizada participaram do evento na sede do SCFV.

Realizada com sucesso a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso
Foto: Conferência do Idoso

A Secretaria de Assistência Social de Matupá realizou na manhã desta quinta-feira (21), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso com a participação de secretários municipais, câmara de vereadores, conselho do idoso, diretores de escolas, clubes de serviços e representantes do Ministério Público Estadual e Associação Matupaense de Apoio Integral ao Idoso – AMAII.

O evento foi iniciado com a composição do dispositivo de honra, execução do hino nacional e o pronunciamento das autoridades e personalidades.

Em seguida foram discutidos em grupo os eixos temáticos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas, educação focada nos direitos e emancipação humana, enfrentamento da violação dos direitos da pessoa idosa e o papel do conselho na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marlene Tomaz, enfatizou que o tema da Conferencia 2019 é ‘Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas. Na oportunidade também aconteceu a eleição dos delegados que defenderão as propostas selecionadas nas conferências estadual e nacional.

Em Matupá a Prefeitura Municipal dispõe de uma grande rede protetiva e atuante que trabalha efetivamente em parceria com entidades, instituições, órgãos e a própria comunidade para garantir os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa promovendo Políticas Públicas na Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Cultura, Esporte e Lazer.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Wânia Oliveira, aproveitou o ensejo para homenagear o esplendido trabalho prestado pelos Assistentes Sociais e Psicólogos do CRAS, CREAS e SCFV, bem como a atuação do Conselho Municipal do Idoso.

“A Câmara de Matupá tem o propósito de apoiar todas as ações que venham contribuir com a validação na prática do Estatuto do Idoso, pois é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Estamos literalmente a disposição de todos os segmentos organizados para dinamizarmos as políticas públicas para a melhor idade”, disse a Vereadora Wânia Oliveira.

As Secretarias de Educação e Assistência Social trabalhão juntas para que os idosos tenham acesso a sala de aula e assim possam obter o conhecimento pedagógico educacional.

“Faremos um diagnóstico dos idosos e a partir daí estudaremos a forma de implantação de salas de aulas itinerantes. Trouxemos para a Conferência Municipal todos os diretores de escolas para tratarmos desta demanda, ouvindo sugestões e ideias. O Proposito da administração do Prefeito Valtinho Miotto é fazer com que a melhor idade viva melhor, com mais independência, qualidade de vida, mais prazer, e que possam realizar seus sonhos outrora, desenvolver potencialidades ou habilidades que, por qualquer motivo, tenha ficado em segundo plano ou esquecido no passado”, comentou a Secretária de Educação, Cleusa Mosquer Dutel.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Peixoto de Azevedo

Começa Vacinação Contra a Gripe em Peixoto de Azevedo

Mais de 2.500 doses estão disponíveis inicialmente aos grupos prioritários

Começa Vacinação Contra a Gripe em Peixoto de Azevedo
Foto: Divulgação

Após receber cerca de 2.500 doses de vacinas da Secretaria de Estado de Saúde em 11 de abril de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo aguardou o período de luto pelo falecimento da Técnica de Enfermagem, Suelí Moura, vítima de acidente automobilístico na rodovia BR-163 e deu início ao serviço de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Centro Antigo, Centro Novo, Aeroporto, Liberdade, Nova Esperança e Avenida Brasil, bem como, os Postos de Saúde da Família do Distrito União do Norte.

Segundo a Secretária Moaby Ferreira, a Coordenação do Setor de Imunização abasteceu as unidades e os profissionais estão mobilizados para o cumprimento da meta preconizada pelo SES-MT e o Ministério da Saúde, sem prejuízos ao cronograma de vacinação contra a gripe em todo território Peixotense.

“Estamos engajados nesta campanha para vacinarmos as crianças de seis meses até menos de seis anos de idade, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população carcerária, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de nossos professores, Não faltarão doses e faremos uma ampla divulgação nos veículos de comunicação. Contamos com esse compartilhamento de responsabilidades, ou seja, nós da Secretaria cumprindo a nossa missão e a população comparecendo nos postos de vacinação”, declarou Moaby Ferreira.

Além da vacinação contra Influenza estará sendo providenciada a atualização da caderneta de vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Moaby Ferreira lembrou que o Dia D, ou seja, a Mobilização Nacional acontecerá em 4 de maio de 2019.

“É importante que a comunidade busque junto a nossa Secretaria as informações, orientações, esclarecimentos, e estamos abertos a sugestões, críticas construtivas e ideias que possam contribuir com o aprimoramento das políticas públicas de saúde. Me dedicarei ao máximo para cumprir esta missão, até porque buscamos a humanização do atendimento e nosso foco é o bem estar e qualidade de vida dos cidadãos”, enfatizou a Secretária de Saúde.

O horário de atendimento das Unidades é das 7:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas.

Continue Lendo

Mais lidas da semana