Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Prefeito de Matupá anuncia reajuste salarial para todos os servidores

Salários estão rigorosamente em dia e RGA será pago ao funcionalismo público municipal

Prefeito de Matupá anuncia reajuste salarial ara todos os servidores
Foto: Prefeitura

Por mais uma vez, o Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, honra o compromisso e saí na frente na região extremo norte em relação ao anúncio da concessão do Revisão Geral Anual (RGA) a todos os servidores públicos municipais.

Depois de exaustivas reuniões para discutir o assunto com os secretários, controladoria geral, assessoria jurídica e o setor de contabilidade, bem como o trabalho pautado no planejamento administrativo focado no equilíbrio das contas públicas e o cumprimento de metas, a exemplo da quitação da folha salarial rigorosamente em dia e o pagamento do 13º salário na data de aniversário do servidor, o Prefeito Valtinho Miotto por meio dos Projetos de Lei Complementar N. 159 e 160 de 25 de março de 2019, estará concedendo o reajuste salarial aos professores de níveis médio e superior, e também ao funcionalismo da educação que exerce cargo de técnico administrativo e apoio educacional, além da Revisão Geral Anual (RGA) de todos os servidores do Quadro Geral do Poder Executivo Matupaense.

Nesta contextualização, a administração pública cumpre o percentual de reajuste do piso salarial nacional do magistério de educação básica (Nível Médio) de 4,17% anunciado pelo Ministério da Educação - MEC.

Já os professores de nível superior serão contemplados com aumento de 6% em seus respectivos proventos.

Os servidores que atuam como: técnicos administrativos, vigias, merendeiras, motoristas, agentes de limpeza, entre outros, terão os salários reajustados acima do índice inflacionário acumulado até fevereiro de 2019 registrado pelo INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor - em 3,94%, porém, graças ao planejamento e equilíbrio econômico da Prefeitura de Matupá o reajuste chegará a 4%.

“A Revisão Geral Anual – RGA – que mais uma vez estamos cumprindo, inclusive superando índices nacionais, demonstra na prática, a valorização de nossa administração ao papel do professor e demais equipes de apoio educacional, que formam a engrenagem principal no cumprimento constitucional de garantir aos cidadãos uma educação de excelência e qualidade. Como gestor público sempre estive ciente e convicto de que uma boa remuneração reflete substancialmente na motivação e melhor desempenho do educador no cumprimento de sua missão profissional”, disse o Prefeito Valtinho Miotto a nossa reportagem.

No caso específico dos funcionários da educação, os percentuais de reajuste salarial retroagem ao mês de janeiro de 2019.

Os funcionários públicos do Quadro Geral da Prefeitura de Matupá em todas as suas secretarias, departamentos e repartições também terão os salários reajustados acima do índice inflacionário (3,94% - INPC-IBGE). Ou seja, depois da sanção do Prefeito Valtinho Miotto, a Lei passará a vigorar partir de 01 de maio de 2019, onde oportunamente o funcionalismo público terá aumento de 4%.

“Ao pagarmos o RGA estamos fazendo a reposição inflacionária e resgatando o poder aquisitivo tirado dos servidores por conta da inflação acumulada no ano, que conseqüentemente causou neste período a elevação do custo de vida para todos os cidadãos brasileiros. Desta forma a gestão municipal de Matupá mantém o valor real dos salários do funcionalismo”, explicou o Prefeito Miotto.

A Governabilidade Municipal continuará aprimorando todas as medidas legais e viáveis que contemplem o desenvolvimento profissional, a correção de distorções salariais motivadas por perdas inflacionárias e a possibilidade de qualificação e atualização profissional.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Nova Santa Helena

Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

Playground Ecológico serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Nova Santa Helena estabeleceu uma forte parceria com a Secretaria de Obras para colocar em prática o Projeto ‘Parque Pedagógico com Pneus Recicláveis’ nas escolas e creche da rede pública municipal de ensino.  

Estão sendo coletados nas borracharias pneus velhos inservíveis e que se jogados nos terrenos e vias públicas causam poluição ambiental e servem apenas de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Todo esse material recolhido está sendo armazenado e brevemente serão transformados em Parquinhos de Diversão Infantil Ecológicos.

A Coordenadora do projeto, Professora Denise Aparecida da Silva, destacou que a ideia é garantir aos alunos recreação, diversão e interatividade, porém com agregação conceitual de preservação ambiental e combate a poluição. Ela lembrou que serão empregadas técnicas para reutilização dos pneus na fabricação de brinquedos como: balanços, gangorras, pontes, escorregadores, escaladas, entre outros.

A Secretaria de Educação está dando todo suporte de apoio logístico para que no início do ano letivo 2020 todas as escolas já estejam com o Playground Infantil Ecológico instalados e prontos para garantir a alegria da criançada.

“Estamos dando suporte necessário para garantir matéria prima e mão-de-obra na confecção dos 22 brinquedos previstos no plano de trabalho do projeto de educação ambiental. A acolhida por parte dos professores, alunos e da nossa comunidade está nos surpreendendo, pois manteremos a cidade limpa, eliminando os criadouros do mosquito aedes aegypti e transformando esse material com grande potencial poluidor em criativos e atrativos brinquedos”, explicou o Secretário Adriano Bortolin.

A preocupação da atual administração é dar uma nova utilidade aquilo que não serve mais através da construção de playground nas escolas, creche e futuramente nas praças públicas, ampliando as opções de lazer para as crianças.

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

“Entendemos que essa é uma alternativa inteligente e viável, além de ser ecologicamente correta. Estamos trabalhando também para que brevemente de forma consorciada possamos encaminhar os nossos resíduos sólidos para a célula implantada no município de Nova Canaã do Norte, dando assim uma destinação correta ao lixo produzido pela municipalidade”, comentou a Prefeita Terezinha Guedes Carrara.

Estão no planejamento de governo a aquisição de mais 01 caminhão de coleta de lixo e a implantação de projeto de coleta seletiva e usina de reciclagem de lixo.

 

Continue Lendo

Peixoto de Azevedo

Caravana da Saúde do Garimpeiro na região da Cuamba e Troca-Tiro

Foram mais de 10 atividades de saúde preventiva e 40 garimpeiros atendidos.

Caravana da Saúde do Garimpeiro na região da Cuamba e Troca-Tiro
Foto: Mais de 40 atendimentos

Aconteceu nesta terça-feira (13) mais uma etapa do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’.

A Caravana da Saúde composta por profissionais do Escritório Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, COOGAVEPE e estagiários do CINEP (Centro Integral de Educação Profissionalizante) estiveram em dois garimpos da região da Cuamba e Troca-Tiro no município de Peixoto de Azevedo.

A Diretora do Escritório Regional de Saúde, Ana Campos, informou que o projeto pioneiro em Mato Grosso e no País está levando para as frentes de lavras garimpeiras do Vale do Peixoto, diversos serviços preventivos na área de saúde.

O Secretário de Saúde, Madson Fontoura, destacou que a prefeitura mobilizou uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes de epidemiologia, auxiliares de laboratório e médico para desenvolver a ação de saúde preventiva.

Foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, exame de glicemia para detecção de diabetes, atualização da carteira de vacinação, vigilância e eliminação do tracoma, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e das Hepatites Virais, busca ativa de casos de hanseníase e malária, prevenção e combate a verminose, distribuição de preservativos, panfletagem e consultas médicas.

Foram atendidos entorno de 40 trabalhadores de mineração, ou seja, garimpeiros que acessaram os serviços da atenção básica de saúde em seu próprio ambiente laboral. Muitos deles a anos sem passar por uma consulta médica ou até mesmo uma simples orientação farmacêutica e de enfermagem para sanar dúvidas e desconhecimentos sobre sua condição de saúde, por mera vergonha, ansiedade e principalmente restrição de tempo.

“O Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ tem sido uma referencia no estado em prevenção primária e engloba ações para evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco. O objetivo é aproximar a rede de saúde da população com informações e serviços especializadas sobre promoção à saúde e o aumento da qualidade de vida e bem estar dos garimpeiros”, disse a Técnica da COOGAVEPE, Kauane Karla.

Continue Lendo

Mais lidas da semana