Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Prefeitura viabiliza Transporte e Comercialização da Produção da Agricultura Familiar

Prefeitura adquiriu um Caminhão Baú Câmara Fria 0 Km que foi colocado a disposição dos produtores de hortifrutigranjeiros

Prefeitura viabiliza Transporte e Comercialização da Produção da Agricultura Familiar
Foto: Caminhão Câmara Fria

A nossa equipe de reportagem acompanhou a entrega de mais de 60 caixas de Limão Taiti produzidos pela agricultura familiar nos assentamentos rurais denominados Glebas União e Padovani da cidade de Matupá. 


Essa quantidade diz respeito apenas a uma carga de três produtores rurais de um grupo que implantou a cultura do limão em suas terras.

Graças a um trabalho da Secretaria de Agricultura e a EMPAER foram viabilizadas mudas melhoradas geneticamente, realizados dias de campo eprovidenciada a assistência técnica no cultivo, fatores essências para garantir a qualidade dos frutos, seguindo as exigências do mercado consumidor.

A título de incentivo, a Prefeitura adquiriu um Caminhão Baú Câmara Fria 0 Km que foi colocado a disposição dos produtores de hortifrutigranjeiros para o transporte dos alimentos dos sítios, chácaras e assentamentos rurais até os supermercados, atacadões, mercearias e feiras da cidade de Matupá.

O Prefeito Valtinho destacou que a Secretaria de Agricultura intermediou as negociações junto as empresas para assegurar a aquisição dos gêneros alimentícios semanalmente e a preços justos e competitivos.

Os gerentes das empresas supermercadistas avaliaram positivamente o incentivo da Secretaria de Agricultura a fomentação das cadeias produtivas de frutas, verduras, legumes, hortaliças, entre outros alimentos de excelente qualidade.

O vereador Marcos Icassati que acompanhou essa primeira entrega, lembrou que a aquisição do Caminhão Baú se deu via emenda do Deputado Federal Carlos Bezerra, a gestão política do Prefeito Valtinho Miotto e seu pleito formalizado ao parlamentar.

A partir de agora os produtores podem plantar, colher, transportar e comercializar a produção.

A reivindicação também foi respaldada pelos vereadores Lenon de Abreu, Paulo Carletto, Cleber Cardoso e Wânia Oliveira.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue

Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicita apoio das lideranças religiosas na conscientização da comunidade Guarantaense

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue
Foto: Francisco Vieira - Coordenador da Vigilância

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte iniciou o ano com um conjunto de estratégias voltadas ao engajamento de toda a comunidade nas ações preventivas contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Como parte desse trabalho, foi realizada uma reunião de alinhamento que contou com a participação de lideranças religiosas, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e levar informações essenciais sobre o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti aos lares Guarantaenses.

Durante o encontro, foram reforçadas medidas simples e eficazes de prevenção, como eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e limpar quintais e terrenos.

A Secretaria alertou ainda sobre os riscos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que podem provocar febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça intensa e, em casos mais graves, complicações que exigem acompanhamento médico.
“Com a chegada do período chuvoso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial, pois o aumento das chuvas favorece o surgimento de focos e criadouros do Aedes aegypti.

Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde desenvolverá todas as ações necessárias para o enfrentamento às endemias, incluindo mutirões de limpeza, monitoramento de áreas de risco, orientações educativas, controle de focos e a visitação periódica dos agentes de combate às endemias nas residências e estabelecimentos”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Vieira.

A Secretaria de Saúde reforça que o sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende do comprometimento de toda a população. Cada morador deve fazer a sua parte, adotando práticas preventivas no dia a dia. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e atendimento adequado. Juntos, poder público e comunidade podem vencer essa batalha em defesa da saúde coletiva.

Ver Mais

Mais Vistas