Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Secretaria realiza tradicional Festa das Mães do SCFV

O ponto alto da festa foi a Noite Cultural das Mães com Coral, Balé, Street Dance e Teatro.

Secretaria realiza tradicional Festa das Mães do SCFV
Foto: Balé SCFV

Aconteceu no Centro de Convivência Tia Celina a tradicional Festa das Mães da Secretaria de Assistência Social envolvendo beneficiários dos programas e projetos sociais desenvolvidos pelo município de Matupá.

A abertura foi feita pela Secretária e as Coordenadores dos Programas Assistenciais.

Em seguida a Ministra da Igreja Católica, Eliane Alves, proferiu uma palestra e dinâmica com o tema ‘Ser Mãe é Gerar o Dom da Vida’, pois essas guerreiras mulheres são importantes para nossa formação humana, emocional e espiritual. Uma oração abençoou o evento para que elas cumpram da melhor maneira possível essa missão que o próprio Deus colocou em seu caminho.

Durante a confraternização foram sorteados dezenas de presentes pela Secretaria de Assistência Social a todos os presentes. O ponto alto da festa foi a Noite Cultural das Mães com Coral, Balé, Street Dance e Teatro.

No encerramento foi servido um delicioso lanche com direito a um bolo comemorativo aos convidados da Secretaria, CREAS, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Saúde

Nova Santa Helena na Luta Contra as Hepatites Virais

Secretaria de Saúde realizará mobilização neste sábado com a disponibilização do Teste Rápido.

Nova Santa Helena na Luta Contra as Hepatites Virais
Foto: Unidade Básica de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Helena está mobilizada para desenvolver no próximo sábado dia 20 de julho das 8:00 as 16:00 horas as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais na Unidade Básica .

Trata-se de doenças que acometem o fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. É importante saber que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, pois elas correm o risco de evoluírem (tornarem-se crônicas) causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A transmissão da doença pode ocorrer em ambientes com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (hepatite A e E), também por contato com sangue por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D), durante a gravidez e o parto, e pela relação sexual desprotegida (hepatite A, B, C e D.

“Nossa equipe da Unidade Básica de Saúde João Alberto Zanetti preparou o ambiente e providenciou decoração temática da Campanha ‘Julho Amarelo’ para receber os cidadãos e estará realizando os testes rápidos de hebatites B e C. Convidamos toda a comunidade para esta atividade de saúde preventiva, lembrando que não haverá intervalo para o almoço. Serão duas salas específicas para o procedimento e o resultado do exame é praticamente imediato”, comentou o Enfermeiro Emerson Cazari.

Prevenção

A melhor estratégia de prevenção das hepatites inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene, além de não fazer sexo desprotegido, não compartilhar alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente e equipamentos para uso de drogas.

O Secretário de Saúde, Luiz Fernando Pereira da Silva, falou da importância do teste rápido, uma vez que permite que a análise seja processada na própria UBS que por sua vez que possui atendimento humanizado e o paciente já sairá com o resultado em mãos, fator que otimiza o acesso ao tratamento quando necessário.

As Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde lembram que menores de 16 anos obrigatoriamente deverão estar acompanhados de seus respectivos pais ou responsáveis legais para realização do Teste Rápido.

Nova Santa Helena Contra as Hepatites Virais.

Continue Lendo

Mais lidas da semana