Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

CREAS realiza Palestra e Teatro de Fantoches sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

11ª Palestra e Apresentação Teatral de Fantoches com o Tema ‘Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

CREAS realiza Palestra e Teatro de Fantoches sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Foto: Teatro de Fantoches

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, esteve realizando nesta quarta-feira (15) na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança, a 11ª Palestra e Apresentação Teatral de Fantoches com o Tema ‘Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

 

Estiveram envolvidos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos do órgão que faz parte da rede protetiva.

 

O evento contou com a participação de professores e alunos com foco na vigilância, no reconhecimento dos sinais e na importância da denúncia dos casos de abuso, violência e exploração sexual.


Através do teatro de fantoches com uma linguagem simples e lúdica, o CREAS conseguiu repassar a mensagem de alerta a este grande perigo.

A peça utiliza uma narrativa divertida e mostra momentos de medo, vergonha e revolta, mas no desenrolar dos acontecimentos as personagens mostram atitudes que ajudarão a enfrentar a situação e denunciar o agressor.

 

Após o breve espetáculo de fantoches, a Psicóloga Marlene Ferraz, promoveu uma interação com perguntas e respostas com as crianças, alertando-as sobre os perigos das redes sociais, pornografia infantil, situações de violência e sérios e complexos problemas para quem é violentado, não apenas no momento, mas para toda sua vida.

 

O dia 18 de maio é destinado ao combate do abuso e exploração sexual infanto-juvenil em todo Brasil. O objetivo da mobilização é convidar a sociedade a assumir a sua responsabilidade e acabar com esse ciclo de violência, visando proteger meninas e meninos.

 

O cidadão pode denunciar qualquer ato de exploração sexual de crianças e adolescentes sem precisar se identificar pelos telefones: Disque 100, 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários

Projeto Ambiental Matupaense conta com mais de 25 instituições parceiras de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

No próximo dia 23 de agosto, os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo sediarão a grande ação de limpeza dos rios Peixoto e Peixotinho, por meio do Projeto Unidos pelo Rio.

Como etapa fundamental para a organização da iniciativa, foi realizada uma reunião preparatória no auditório da Câmara de Vereadores reunindo representantes de 25 instituições parceiras que estarão engajadas na causa ambiental que está em sua 3ª edição.

Segundo a Engenheira Florestal, Elizangela Claro, a reunião teve como objetivo alinhar estratégias, dividir responsabilidades e planejar toda a logística da ação, garantindo que cada ponto do trajeto dos rios receba a devida atenção.

Entre os envolvidos estão Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, Lions Clube, Rotary Clube, Cooperativa de Garimpeiros, Concessionária Via Brasil, Frigorífico Frialto, ASSCOMIN, Corpo de Bombeiros, Confinamento Ponto Alto, Igrejas Adventista e Assembleia de Deus Madureira, Sindicato Rural, ExGold Mineração, PA Gold, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires, SEMA-MT, Câmara Municipal de Matupá, AGRIPAC, TV Miragem, Águas de Matupá e Peixoto, Master Print, Semma Peixoto, entre outras. Todos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos da região.

O Projeto Unidos pelo Rio representa uma mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Além da limpeza, coleta seletiva, afixação de placas ambientais, a ação também busca conscientizar a população sobre a importância de manter os rios limpos, proteger a fauna e flora aquáticas e valorizar os recursos naturais como patrimônio de todos.

O Engenheiro Florestal da Coogavepe, André Zampieri, destacou que a união entre os municípios e os parceiros reforça o compromisso com o futuro e demonstra que, com cooperação e dedicação, é possível transformar realidades e preservar o que a natureza tem de mais precioso.

Estão sendo preparados para o dia de limpeza, uniformes personalizados, barcos, caminhonetes, EPI’s, caminhões e maquinários, além de café da manhã e almoço de confraternização.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto

ACS e ACE receberão RGA de 2,38% enquanto outras categorias revisão de 6,27%

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto
Foto: Sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais, reconhecendo o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam em prol da população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberão o reajuste de 2,38%, enquanto os demais servidores municipais terão o índice de 6,27% aplicado em seus vencimentos.

O projeto de lei segue para a sanção do Prefeito Municipal e a medida representa mais que uma correção inflacionária, simboliza o respeito ao trabalho diário desempenhado com responsabilidade e zelo por esses profissionais.

“O reajuste reafirma o compromisso dos 13 vereadores com a valorização do funcionalismo e a importância da atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos dos servidores Peixotenses. É de nossa competência e responsabilidade de trabalho reconhecer, respeitar e valorizar àqueles que, com dedicação, ajudam a construir um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, mencionou o Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta.

Ele lembrou que o RGA de 6,27% que será pago ao funcionalismo supera o índice de inflação de 2024 que foi de 4,83%.

Ver Mais

Mais Vistas