Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Dezenas de Famílias da ZP-002 receberão Titulo Definitivos de Propriedade

Mais de 200 Títulos Definitivos de Propriedades serão entregues no Projeto de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social de Matupá

Dezenas de Famílias da ZP-002 receberão Titulo Definitivos de Propriedade
Foto: Títulos Definitivos

Uma antiga problemática relacionada a ocupação irregular e desordenada da Zona Paisagística 002 da cidade de Matupá está prestes de ser resolvida através da Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana da Comarca, composta pelo Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Prefeitura, Câmara de Vereadores e outras 27 instituições, entidades e órgãos legalmente constituídos e ilibados perante a sociedade.

O processo de regularização desta região de preservação permanente (Área Verde) teve início há pelo menos quatro anos com a realização de audiências públicas, reuniões de trabalho,  rigorosos procedimentos de avaliação das edificações, serviços de topografia, questões ambientais e situação socioeconômica das famílias.

A Comissão de Regularização Fundiária exerceu um papel fundamental e foi a grande responsável pelo apontamento das áreas passíveis de individualização, parcelamento de solo e titularização (Escrituração), sendo que mais de 80% delas estavam aptas a permanecerem no mesmo local.

Neste contexto as cerca de 300 famílias ocupantes da ZP-002 foram avaliadas e classificadas por faixas, sendo: de Vulnerabilidade, Baixa Renda, Classe Média, Classe Alta e Especulador Imobiliário, que também foi identificado pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária da Comarca de Matupá. 

Mais de 90% dos moradores da Rua 01 – Bairro Cidade Alta, Rua 21 – Bairro Jardim das Flores, Rua 21 – Bairro União e Avenida Hermínio Ometto estiveram presentes no Setor de Regularização Fundiária da Prefeitura Municipal para fazer a juntada de documentos e assinatura do Termo de Adesão.  

Todo trabalho da administração pública nesta 1ª etapa está amparado por um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de titularizar definitivamente as famílias, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções da propriedade urbana e a revitalização da Zona Paisagística 002, retomando a sua finalidade específica proposta no processo de Colonização e posteriormente no Plano Diretor e Urbanístico da cidade de Matupá.

Na próxima terça-feira dia 20 de agosto, às 17:00 horas na Rua 01 do Bairro Cidade Alta, será realizada a solenidade de entrega de Títulos Definitivos de Propriedade a dezenas de famílias que aguardavam há pelo menos duas décadas o acesso as escrituras de suas propriedades para que assim pudessem ter a segurança jurídica do imóvel e pleitear linhas de crédito junto as instituições financeiras para construir, reformar ou ampliar suas moradias.

Em uma nova etapa também serão contempladas as famílias que residem nas Áreas Verdes da Avenida Sebastião Alves Júnior sentido paralelas da BR-163 no Setor Industrial (ZP-002). Nesta localidade a Secretaria de Obras cumpre Ordem Judicial  e promove uma limpeza em regra, onde homens e máquinas da Secretaria de Obras já fizeram a retirada de mais de 3.000 cargas de lixo, entulho, ferro velho e galhos de árvores para que sequencialmente seja desenvolvida a revitalização desta Zona Paisagística de Preservação Permanente, bem como, a execução do projeto de arruamento.

Por definição técnica da Comissão Municipal de Regularização Fundiária deverão ser investidos mais de R$ 3,8 milhões dos cofres públicos para a construção de 64 casas de 56 M₂ para as famílias em vulnerabilidade econômica-social que foram remanejadas ou realocadas dessas áreas verdes por força da Legislação Ambiental. 

Mesmo em se tratando de uma medida impopular politicamente e uma situação que gerou muita polêmica e discussões acaloradas, é importante dizer que atual Prefeito Matupaense, Valtinho Miotto, está agindo de forma institucional, corajosa e responsável ao cumprir rigosamente o que foi pactuado e determinado pela Comissão de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social da Comarca, pois a Zona Paisagística ou Área de Preservação Permanente, desde sua concepção jamais poderia ser ocupada e muito menos ser loteada e vendida ilegalmente como foi constatado por investigação policial, já que se trata de um patrimônio público.

Outro fator positivo é de que essas pessoas não serão mais manipuladas e enganadas por promessas politiqueiras, não ficarão reféns de especuladores imobiliários e com o Título Definitivo da Propriedade em mãos, estarão legalizados e tornar-se-ão efetivamente donos de suas propriedades para fazerem delas o que melhor lhe for conveniente.

Devem ser convidados a participarem da solenidade de entrega, o Juiz de Direito, Promotora de Justiça, Câmara de Vereadores, Cartório de Imóveis, OAB, Associação dos Chacareiros, Sindicato Rural e demais representantes de entidades e instituições participantes da Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Estudantes Matupaenses recebem Uniformes Escolares

Mais de 3.000 alunos das creches e escolas estão sendo contemplados com ação da Secretaria de Educação de Matupá

Estudantes Matupaenses recebem Uniformes Escolares
Foto: Uniformes

Mais de 3.000 alunos da rede municipal de educação de Matupá estão recebendo uniformes escolares, distribuídos na sede do município, distritos e comunidades rurais. A entrega contempla estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, que passam a utilizar vestimentas padronizadas com as cores, logomarcas, brasões e a identificação das unidades escolares.

O uso do uniforme fortalece o sentimento de pertencimento, facilita a identificação dos alunos e das escolas às quais pertencem, além de promover mais igualdade no ambiente escolar.

Outro ponto de grande relevância é a economia gerada às famílias, que deixam de arcar com os custos da aquisição das vestimentas.

A Secretaria de Educação agradece às creches e escolas pela organização e eficiência na logística de distribuição.

A administração do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto segue comprometida com a inovação, atratividade, inclusão e a qualidade do ensino, reforçando o cuidado com a educação em toda a sua essência.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico em prol do Hospital de Câncer de MT

Cooperativa de Garimpeiros lança campanha e espera contar com a colaboração da comunidade Peixotense

Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico em prol do Hospital de Câncer de MT
Foto: Lixo Eletrônico

A Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo está promovendo uma importante campanha de coleta de lixo eletrônico, unindo preservação ambiental, saúde pública e solidariedade. A iniciativa convida a população a dar o destino correto a equipamentos eletrônicos sem uso, evitando danos ao meio ambiente e contribuindo com uma causa nobre.

Podem ser descartados celulares, computadores, notebooks, monitores, teclados, mouses, impressoras, cabos, carregadores, baterias, aparelhos de som, televisores e outros equipamentos eletrônicos.

As entregas podem ser feitas na sede da Coogavepe, localizada na Rua da Saúde, nº 82, Bairro Centro, em Peixoto de Azevedo–MT.

O lixo eletrônico contém substâncias tóxicas que quando descartadas de forma inadequada, contaminam o solo, a água e o ar, além de representarem sérios riscos à saúde humana.

A campanha garante que todo o material recolhido terá destinação ambientalmente correta, com reaproveitamento e reciclagem, reduzindo impactos ambientais e promovendo a economia circular.

O Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, também destaca o caráter solidário da ação: toda a renda obtida com a destinação do lixo eletrônico será integralmente revertida ao Hospital de Câncer de Mato Grosso, instituição referência em atendimento especializado em oncologia, que realiza milhares de atendimentos tanto em sua sede, em Cuiabá, quanto por meio de ações itinerantes, inclusive no município de Peixoto de Azevedo.

Com essa campanha, a Coogavepe reforça seu comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a responsabilidade social, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.

Descarte corretamente, ajude o planeta e salve vidas.
Para maiores informações sobre a campanha entre em contato pelo (66) 9 9938-5999.

Ver Mais

Política

Vereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA

Ministri Carlos Fávaro e Deputada Federal Flavinha atendem demanda de vereador Peixotense e destinam maquinários à Prefeitura

Vereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA
Foto: Maquinários adquiridos

O Vereador Gleisson Noleto manifestou publicamente em sessão ordinária seu agradecimento ao Ministro da Agricultura, Senador Carlos Fávaro, e à Deputada Federal Flavinha, pela destinação de importantes maquinários ao município de Peixoto de Azevedo - Programa Promaq.

A conquista é resultado de solicitação protocolada pelo parlamentar em março de 2025 junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), contemplando 01 caminhão-pipa, 01 pá carregadeira (PC) e 01 retroescavadeira hidráulica.

Os equipamentos foram oficialmente entregues à Prefeitura Municipal em janeiro de 2026 e já passam a integrar a frota utilizada nos serviços de infraestrutura, com foco na recuperação e manutenção das estradas vicinais e no fortalecimento das ações “porteira a dentro” nos 11 projetos de assentamentos rurais do município.

Segundo o Vereador Gleisson Noleto, os maquinários ampliam significativamente a capacidade de atendimento do poder público. “Esses equipamentos vão permitir mais agilidade e eficiência nos trabalhos de infraestrutura, beneficiando diretamente os assentamentos rurais, o escoamento da produção e a qualidade de vida das famílias do campo, refletindo também no desenvolvimento da cidade”, destacou.

O parlamentar também agradeceu ao Ministro Carlos Fávaro e à Deputada Federal Flavinha pelo apoio e sensibilidade com o município. “Sou grato por colocarem Peixoto de Azevedo no radar das políticas públicas do Governo Federal. Esse olhar atento fortalece o desenvolvimento do nosso município, tanto no campo quanto na cidade”, concluiu o vereador Gleisson Noleto.

Gleisson Noleto - Vereador

Ver Mais

Mais Vistas