O Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto e o Vereador Marcos Icassati esteveram vistoriando as obras de construção da Ponte do Rio Braço Norte na estrada MT-322 na região da Gleba Liberdade. A Empresa Engeponte continua desenvolvendo os trabalhos de lançamento das mais de 25 vigas de concreto.
A infraestrutura é importante para ligação da BR-163 (Matupá) a rodovia MT-419 em Novo Mundo. Uma estratégia na logística de transporte agropecuário com os municípios da grande Alta Floresta.
A Prefeitura de Matupá através da Secretaria de Obras construiu o aterro provisório para que as carretas pesando mais de 100 toneladas pudessem acessar a estrutura da ponte para o lançamento das vigas de concreto através do sistema de treliças.
Todos os pilares e cabeceiras da ponte de 150 metros de extensão e via de mão-dupla já foram construídos formando um total de cinco vãos. Estão sendo investidos mais de R$ 7,7 milhões nas obras de infraestrutura.
Nos próximos dias serão executados os serviços complementares de aparelhos de apoio, blocos, lajes e proteções laterais. O projeto segue os padrões de engenharia do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Depois de viabilizar a Estadualização da Estrada Municipal W-10, transformando-a em MT-322 e custear no valor de R$ 700.000,00 a elaboração do projeto de engenharia de transportes e doar a SINFRA-MT para realização de obras pavimentação asfáltica do trecho de aproximadamente 31 Km, o Prefeito Valtinho Miotto anunciou que depois de uma forte articulação e gestão política em Brasília junto a Bancada Federal de Deputados e Senadores Mato-grossenses, foram garantidos no Orçamento Geral da União 2020, recursos da ordem de R$ 15 milhões a título de contrapartida da União para o desenvolvimento dos serviços estruturantes de asfaltamento da rodovia.
Caberá ao Governo de Mato Grosso fazer os demais investimentos financeiros, já que a obra está orçada em cerca de R$ 36 milhões.
A expectativa é de que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística oficialize, divulgue e realize o Processo de Licitação em meados de fevereiro do ano que vem.
A pavimentação asfáltica e as pontes de concreto garantirão melhorares condições de mobilidade e logística na antiga W-10, hoje MT-322, proporcionando a fomentação do setor produtivo de grãos, empreendimentos de mineração, base florestal e a pecuária de corte e de leite, barateando os custos do frete e propiciando o encurtamento da distância em até 150 Km das cidades localizadas na região da grande Alta Floresta até a Rodovia BR-163.